EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Prosperidade


Por: Dc. Jeremias Pakulski Panizzon

Ao ouvirmos a palavra prosperidade a primeira coisa que pensamos é em riquezas materiais, porém essa crença revela a tendência de que o valor da vida está no TER e não no SER. Podemos ter tudo e estarmos emocionalmente e/ou espiritualmente abalados. Muitos interpretam errado o termo prosperidade. Este fato fez com que o entendimento sobre o que é prosperar ficasse totalmente deformado, portanto, é preciso recriar este conceito com base no que a palavra de Deus fala sobre isso. A prosperidade material é consequência da prosperidade em outros níveis mais profundos.
A Bíblia mostra claramente que Deus quer que seu povo prospere, conforme diz em Salmos 23.1 “o SENHOR é o meu pastor, nada me faltará” e em Filipenses 4.19 “o meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. A prosperidade é um dom que vem do Senhor à vida daqueles que O recebem como seu Salvador.
Uma pessoa próspera é feliz e bem sucedida, não necessariamente rica. Abraão recebeu a unção de prosperidade e aceitou o desafio de Deus, deixando para trás sua antiga vida, saindo de Ur dos Caldeus em direção onde Deus havia prometido. O nosso Deus é um Deus de fartura, abundância e prosperidade, logo, Deus tem prosperidade em todas as áreas da nossa vida.
O segredo da prosperidade é a confiança... é entregar a Ele o amanhã, portanto, todo aquele que depende de Deus é próspero! Com Abraão foi assim porque ele conheceu o Senhor Provedor. “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” conforme Mateus 6.31-33. Viva na dependência de Deus, mas não seja paralisado, visto que Abraão saiu da sua zona de conforto, creu no Deus vivo e foi.  “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” de acordo com João 10.10.

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” conforme Mateus 6.19-21. Viva intensamente para buscar almas para o Senhor Jesus. Busque bens materiais em segundo plano, lute para ser um vaso valoroso de Deus e seja, assim, próspero.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O tempo para Deus

Por: Dc. Jeremias Pakulski Panizzon

A palavra do Senhor em Eclesiastes 3.1 diz que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Portanto, Deus é o senhor do tempo. Ele sabe o melhor período para que os seus propósitos aconteçam na nossa vida. Mas, ao mesmo tempo em que Deus sabe o melhor momento para a cada coisa, Ele nos dá o livre arbítrio para agirmos da melhor maneira possível com o intuito de não atrasarmos os seus propósitos para as nossas vidas.

Precisamos ser cautelosos no esperar o tempo de Deus para nossa vida, pois em Êxodo 32.1 diz “mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.” Neste trecho, temos uma amostra do que acontece quando queremos apressar os designíos de Deus, o povo se corrompeu e por conta dessa atitude apressada e pela desobediência foi ferido pelo Senhor em Êxodo 32.35 “assim feriu o Senhor o povo, por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado”.

Somos uma geração que vive o instantâneo, que não tem paciência para esperar. Muitas pessoas relacionam o tempo de solteiro como um castigo.  A Bíblia mostra que o homem não deve andar só como está escrito em Gênesis 2.18, porém, esse período de espera deve ser feito para glorificar o nome de Deus. Muitas vezes o solteiro se sente pressionado para ter um namoro e um casamento. Muitos chegam até julgar, sem saber, achando que pode se tratar de um grande bloqueio emocional. Quando se decide esperar em Deus, muitos amigos da própria igreja chegam a dizer que você está perdendo tempo. Mas esperar é ter fé em Deus, não vendo, mas crendo no que virá.

O tempo de solteiro tem o seu valor.  Encontramos  em 1 Coríntios 7.32,33 “o solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.” Quando solteiro posso afirmar que fiz o meu melhor para o Senhor, ajudei em tudo o que estava ao meu alcance e fiz com muita alegria, pois estava dispensando a minha juventude ao meu criador...

Sei que vivemos numa fase em que queremos tudo rapidamente, mas se você é solteiro, dedique-se de corpo e alma para o nosso senhor... EVANGELIZE, PREGUE, DOE ROUPAS, DÊ OFERTAS, FREQUENTE A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL etc. Aproveite essa grande oportunidade para viver o sobrenatural de Deus, antes de encontrar o seu par perfeito. Não despreze essa fase da sua vida e observe sempre o que Deus pensa de você, “porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”  (Romanos 11.36). 

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Inveja

Por: Dc. Jere Pakulski Panizzon

Segundo o dicionário, o substantivo feminino INVEJA tem duas definições “desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia” e “desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outro”. Um sentimento maligno que, com certeza, todos nós já sentimos quando homens carnais. A inveja é algo que o cristão deve banir de sua vida e viver conforme o fruto do Espírito, “se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros” Gálatas 5.25,26.
Tiago 3.14,15 afirma que “se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica”. Satanás sentiu inveja de Deus e esse foi o primeiro passo para a sua queda e sua desgraça. Lentamente, Satanás aceitou o seu desejo de exaltação própria conforme Isaías 14.13-15 “tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.” Deus não gosta de inveja e nenhum sentimento que nos ligue ao pior dos seres criados.
Em Provérbios 14.30 encontramos “o sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.” O homem salvo deve andar em santidade e transmitindo aos demais os sentimentos que são dignos de ser um remido por Cristo. Sentir inveja demonstra que estamos insatisfeitos com o que Deus tem nos dado. A Bíblia nos diz que devemos estar contentes com o que temos, pois tudo é de Deus e Ele nos empresta por sua imensa misericórdia. A inveja só traz desgraças, e ela começa através de um simples pensamento. Por isso, meus irmãos, andemos em santidade e quando o inimigo lançar na nossa mente esse desejo invejoso, repreenda-o, na hora, pois não provém de Deus. Busquemos a santidade de Cristo em nossa vida por meio da oração, do jejum e da leitura diária da Bíblia.


segunda-feira, 13 de julho de 2015

Superação em Cristo

Por: Jornalista Stefany Rocha


Superação em Cristo Muitas vezes a vida nos surpreende com situações com as quais não estamos preparados para lidar e isso pode fazer com que nos sintamos perdidos e sem saída. Mas ao invés de nos desesperarmos, temos que encontrar forças para superar as dificuldades e essa força podemos encontrar na Bíblia. Na Bíblia, encontramos vários relatos de pessoas que mesmo sendo fiéis, também passaram por aflições. Como Jó, que em meio a tantos problemas em sua vida e mesmo em momentos de questionamento, não abandonou Deus. Jesus promete estar com nós em todos os dias da nossa vida, até nos mais difíceis (Mt 28:20). Nessa vida, todos vamos passar por momentos ruins mas temos que lembrar que são apenas períodos e que em Cristo podemos superar qualquer dificuldade. Quando nós confiamos e descansamos em Deus, estamos dando a Ele liberdade de agir em nossas vidas e transformar nossas dores em alegria. Mesmo quando para nós parece que Ele está demorando a nos ouvir, o Senhor sabe a hora certa para cada coisa e responde no tempo Dele. Ele quer que tenhamos uma fé persistente. Pela nossa persistência em pedir a Deus tudo o que necessitamos, Ele, certamente, nos responderá. Todos os desafios da vida podem ser superados se tivermos fé em Cristo. Creia, seja persistente e, em Seu tempo, Deus ouvirá todas as suas orações. 





domingo, 24 de maio de 2015

Nadie puede saciar plenamente su corazón

Por: Ana Paula Bitelo

            La primer advertencia puede parecer desalentadora, pero es, sin duda, la más importante de todas: nadie- absolutamente nadie- puede saciar su corazón. Muchas personas hoy se casan para “serem felices”, con la esperanza de que sus esposos y sus esposas se completem y montam para ellas un pequeño paraíso en esta tierra. Após un curto tiempo, cuando ellas caen en si y perciben que el paraíso no vino e ni vendrá, bate el desespero y la desilusión: ? afinal, lo que dio errado?

            El casal que entra en estas crises deve entender que ninguna criatura puede saciar la sed infinita del hombre. Este solo se realiza plenamente cuando encuentra el único Otro que lo transende: Dios.



domingo, 5 de abril de 2015

Páscoa

“Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” Jo 1.29 b

Jesus deixou a sua glória, se fez homem e foi obediente até a morte de cruz em nosso lugar. E vivendo como homem, não pecou, chegando à cruz como cordeiro puro e sem mácula, quitando assim, a nossa divida para com o pai por causa do pecado. O coelho nada tem a a ver com a verdadeira Páscoa! Deus nos convida a comemorarmos a verdadeira Páscoa: Jesus! Aquele que morreu, ressuscitou e voltará, pois Fiel é aquele que nos prometeu em João 14. Ele nos oferece uma nova vida, um novo nascimento, a regeneração que somente Ele pode realizar em nós! Feliz Páscoa


 Autor desconhecido



quinta-feira, 12 de março de 2015

Pastor: um chamado para servir

Dc. Jeremias Pakulski Panizzon


A palavra de Deus em Efésios 4.11 diz que “ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres”. Portanto, “pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina” conforme 2 Timóteo 4.2. Inicialmente, o pastor era um homem que se dedicava a domesticar animais, mas dentro do ramo eclesiástico, ser pastor é viver para a obra do ministério e cuidar das pessoas, enfrentando as dificuldades, as lutas e os problemas.
 O pastor deve procurar compreender, mesmo sem ser compreendido. Ter um viver aprendendo na dependência de Deus e passar a vida adorando e agradecendo ao grande Senhor que está no céu. Ser pastor é ter a consciência de que foi escolhido por Deus para fazer parte do grupo que cuida das pessoas para o Senhor Jesus.
Para ser pastor é fundamental ser um cristão salvo pela graça do Senhor Jesus. O dever do pastor surgiu no ventre de sua mãe (Jeremias 1.5 “antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. O bom pastor deve encorajar o seu rebanho a descobrir e cumprir os seus propósitos, pois fomos criados para solucionar problemas, conforme Provérbios 27.23 “esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos”.
Louvamos a Deus pelo nosso pastor Adalberto dos Santos Dutra, pelo seus 17 anos a frente da Assembleia de Deus do Vale dos Sinos e pela passagem do seu aniversário...somos muito gratos a Deus pela oportunidade de tê-lo como nosso pastor. Ele é um homem de Deus, que fez muito pelo povo de Deus nesses seus 48 anos de ministério. Tudo o que hoje sou devo aos três grandes homens da minha vida que me ensinaram, corrigiram e estão sempre ao meu lado: meu avô, o Pr. Jeremias Pakulski, meu pai, o Edinho e ao meu querido Pr. Adalberto. 



quinta-feira, 5 de março de 2015

Uma palavra


Filipenses 2.15 “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”.

perguntas:
1)    podemos chegar a ser?
2)    qual é a nossa missão na terra?
3)    qual é o nosso propósito na vida?


Missão é... uma incumbência, obrigação, compromisso.
           Mas para isso precisamos:

 
·         ter um estilo de vida diferente;
·         viver uma vida em função de Deus;
·         não se conformar com esse mundo e dar um bom testemunho;
·         ser cabeça e não cauda (Dt. 28.13);
·         servir em meio das dificuldades (Rm. 8. 35-39);
·         destacar-se em todas as áreas da vida.

 Prosseguir ao alvo como um atleta ( 1 Co 9.24-27) Uma corrida  

    - desviar-se do mal; ( 1 Pe 5.8); (1 Co 10.12);
                                               - arrepender-se dos pecados; ( 1 Jo 2.1);

                                               - evitar a queda; ( Sl 145.14);

                                               - ajudar ao próximo;

 CRESCER = Forte come e cresce = logo= amadurecer na fé.
Ninguém se torna maduro do dia para a noite.

            - precisamos crescer espiritualmente;
            - a fé a base de crescer; ( Hb. 11.1);

            - conhecer o Senhor = isso gera efeitos: - intrepidez ( At. 6. 8);

                                                                            - imunizados de mentiras e falsidades,

 FATORES QUE CONTRIBUEM:

Querer amadurecer;
Buscar conhecimento;

Buscar ter experiências com Deus;
Ser assíduo na igreja;

Ter amigos cristãos;
Trabalhar na casa de Deus;

sábado, 28 de fevereiro de 2015

O que esperamos de Jesus?

1 Ts 4.13-17

O que é esperar em Jesus?

CASA PRÓPRIA;
CARRO;

EMPREGO...

Muitos se entristecem porque Deus não responde as suas orações...MAS QUAL É A PROMESSA?

1)      para construir algo na vida precisamos da ação de Deus. Salmos 115.16;

2)      esperamos o céu 1 Jo 3.2 e sermos semelhantes a Ele (Mateus 27.54);

o homem foi criado para ter comunhão com Deus (Gn. 1.26)

o homem desobedeceu e caiu espiritualmente (Gn. 3.15)

o homem foi confrontado por Deus

Deus prometeu restaurar o homem – prometeu que da semente da mulher esmagaria a serpente.

 ESSA SEMENTE ERA JESUS

Mateus 4.1-14 – Jesus nunca caiu em tentação;
                               - assegurou uma herança na terra incorruptível;
LOGO: Jesus é o agente da salvação.
Isaías 7.14 anuncia Jesus.
Miquéias fala que ele nasceria em Belém ( Mq. 5.2)
Zacarias fala que Ele entraria montado num jumento (Zq 9.9)

Por ele devemos viver:
SANTIDADE: Hb. 12.14
OBEDIÊNCIA: Hb. 5.9
ESPERAR COM PACIÊNCIA: 2 Pe 3.9
TER UMA ALEGRE EXPECTATIVA: 1 Jo 3.2

Jesus vai voltar...

Como você está?
SE CORRIJA...TENHA COMUNHÃO COM DEUS...SEJA UM CRISTÃO VERDADEIRO

Como está a sua família?
Como estão seus amigos?

Como está a sua igreja?

Você promove paz entre os irmãos?



Pense nisso...e viva na presença de Jesus

 

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Exôdo

“Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre, E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado. A saber: a tenda da congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os pertences da tenda; E a mesa com os seus utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus pertences, e o altar do incenso; E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base; E as vestes do ministério, e as vestes sagradas de Arão o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio; E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado.”

Êxodo 31:1-11

Êxodo – significa saída...autoria de Moisés.
O livro relata a saída do povo de Deus do Egito...passando pelo deserto e Monte Sinai

- Deus prometeu Canaã
Templo de Salomão foi o primeiro  de todos. Porém Moisés da instruções de Deus para a construção do tabernáculo.

Quem os escolheu? Para Deus não há incapazes.
Deus não chama somente pastores. Chama uns para o ministério artesanal, outros financeiro.

Ler: 2 Crônicas 1.5 “Também o altar de cobre que tinha feito Bezaleel, filho de Uri, filho de Hur, estava ali diante do tabernáculo do Senhor; e Salomão e a congregação o buscavam.”
Passaram 480 anos até fazer o altar. Em Êxodo 38.23 fala de homens dispostos a obra.

Qual o nosso projeto como cristãos?  Engloba tudo – missão- ter uma vida diferente e não se conformar com o mundo.
Devemos viver em função do Senhor não olhando os nossos interesses, mas os interesses dos outros.
Ser cabeça e não cauda...dando um bom testemunho.

Servir em meio a dificuldades;
Destacar-se em diversas áreas da vida. ( Fp.2.5)
Fazendo o melhor para Deus e praticando a generosidade.

                Níveis:
               geral: salvação em Cristo

                restrito: santificar-se

                particular: ser o seu melhor para Deus.

Como fazer isso?
Obedecendo;
Estando a disposição;
Frutificando;
Fazendo tudo para a Glória de Deus.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Sacrifício

Quem é Jesus? Filho de Maria/carpiteiro/ sábio desde a infância/ perseguido e acabou morto. Sobre o ser divino que mudou a humanidade.

Isaías 53. 4-7

 "verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.”

Com a sua morte fomos:
- redimidos ( Jo 19.30; Cl 2.14);

 CRUZ: Penitência e castigo.
Lucas 14.27
Mateus 16.24
 

O povo de Israel fazia inúmeros sacrifícios 
A pergunta é...que sacrifícios você faz por Cristo?

Mateus 16.15.

 EGOÍSTA?

- Fé e ousadia;
- preparação;

- renúncia;
- determinação;

O que tenho renunciado?

TV, CELULAR, AMOR, SEXO, ORGULHO...

BREVE JESUS VOLTARÁ...SE SACRIFIQUE...ore mais e jejum e se santifique mais.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Joel: um chamado a oração e ao arrependimento

Dc. Jeremias Pakulski Panizzon

O livro do profeta menor Joel narra um apelo ao arrependimento, pois, no momento em que ele pregou suas mensagens, havia uma crise econômica na região, devido a um ataque de gafanhotos. Por meio dessa situação lamentável, Joel alerta o povo para a prática da submissão total ao Senhor.  A praga dos gafanhotos descrita em Joel 1.4 “o que o gafanhoto cortador deixou, o gafanhoto peregrino comeu; o que o gafanhoto peregrino deixou, o gafanhoto devastador comeu; o que o gafanhoto devastador deixou, o gafanhoto devorador comeu” afirma que tudo naquela área foi destruído, portanto, foi um período de extrema amargura para o povo. Deus levanta Joel para inquietar os sacerdotes e exortar o povo ao arrependimento, e que ambos retornassem humilhados ao Senhor com sacrifícios de lamentação, pranto, jejuns e súplicas pela misericórdia de Deus.
O dia do Senhor descrito em Joel 1.15 “Ai do dia! Porque o dia do Senhor está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso” será um momento de grande gozo para os santos, porém de sofrimento aos que se recusam a arrepender-se e continuam a revoltar-se contra Deus. O mundo tremerá sob a poderosa mão de Deus. Nossa mente não consegue entender o apavorante medo e agonia que virá sobre os ímpios. Portanto, meu irmão não cometa erros e seja firme e constante na obra de Deus, sempre orando e jejuando para no fim ver o Senhor.
Pela humilhação e o uso do jejum e da oração nos aproximamos de Deus. Isto foi exatamente o que fez o povo no livro de Joel. Infelizmente, poucos cristãos entendem o impacto que o jejum tem no reino espiritual. Sem o jejum, você não está preparado para lutar e vencer. O jejum libertou nações inteiras das mãos dos inimigos, lembre-se da história de Ester. O senhor Jesus reconheceu o poder do jejum, ficando no deserto 40 dias se consagrando para realizar a sua missão na terra. Com o jejum reconhecemos nossa total dependência de Deus e recebemos direção divina. Para usar a oração, precisamos ativá-la com o jejum. Essas duas armas atuam juntas para vencer as ciladas do ardil satanás. O jejum fortalece e intensifica a oração.
O livro de Joel continua exortando o povo ao bom caminho conforme o versículo 32 do capítulo 2 “e há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar”, portanto, quem clamar a Deus será salvo. Oremos por nossa vida e pela vida dos outros, nos amemos mais e preguemos o evangelho cada dia a mais pessoas, pois é breve o dia do Senhor.

Deus os abençoe!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Tempo de viver com Cristo

Por: Dc. Jeremias Pakulski Panizzon



A nossa vida aqui nessa terra é como um sopro de vento, que passa tão rapidamente que muitas vezes nem compreendemos. Portanto, ela pode ser entendida como a intensidade que aproveitamos uma situação ou um momento, ou seja, a vida é finita. Por ser tão passageira, às vezes, não a sentimos e a deixamos escapar. Quem não se lembra do primeiro dia que cantou em um coral? Ou do primeiro versículo bíblico que leu em um culto da juventude? Pois é...a vida passa...ontem éramos crianças, hoje temos inúmeras responsabilidades que muitas vezes nos falta tempo para realizar sonhos.
 O jovem é corajoso, forte, audacioso, mas muitas vezes perde o seu foco. Por acreditar que pode mudar o mundo, algumas vezes acaba se perdendo e não fazendo nada que o edifique.  O maior exemplo de jovem que andou na presença do Senhor, em minha opinião, é Daniel. Mesmo com as inúmeras ofertas de manjares e outras coisas mais, ele recusou o melhor aos olhos do mundo para servir ao Deus de Israel. Já o idoso tem a sabedoria que falta ao jovem. As suas experiências são representadas por cãs em provérbios 16.31 “Coroa de honra são as cãs, quando elas estão no caminho da justiça”.  Os idosos que mais me marcam na bíblia sagrada são Simeão e Ana que creram na promessa do redentor e esperaram longos anos para conhecê-lo (Lucas 2.21-40).
“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento” Eclesiastes 12.1.
Quando nos deparamos com este versículo de Eclesiastes não percebemos a proporção que ele o tem, pois ainda somos jovens, temos a vida pela frente e por estarmos na presença do Senhor, acreditamos que podemos trabalhar muito na obra de Deus. Porém os dias maus, se Jesus não voltar, virão para todos. Devemos fazer o máximo para Deus. Se você acredita que faz o bastante...ore um pouco mais e se coloque na presença de Deus e pergunte:
-O que eu faço pela sua obra, Pai, é o que o senhor merece?          

Faça um pouco mais, pois ainda é dia. Valorize a morte de Cristo. “E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus; mas quem me negar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. Lucas 12:8-9. Ele não morreu só por você, mas pelo pior pecador desse mundo. Anuncie o evangelho e creia que Deus pode usá-lo na sua casa, no seu trabalho, na sua faculdade, na sua escola etc. Jesus conta com você para falar quem ele é, e o quanto ele nos ama. Não perca tempo, com picuinhas, criando contendas que simplesmente afastam-nos do Espírito Santo. Seja um vaso de valor para Deus! Deus o abençoe.