EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Joel: um chamado a oração e ao arrependimento

Dc. Jeremias Pakulski Panizzon

O livro do profeta menor Joel narra um apelo ao arrependimento, pois, no momento em que ele pregou suas mensagens, havia uma crise econômica na região, devido a um ataque de gafanhotos. Por meio dessa situação lamentável, Joel alerta o povo para a prática da submissão total ao Senhor.  A praga dos gafanhotos descrita em Joel 1.4 “o que o gafanhoto cortador deixou, o gafanhoto peregrino comeu; o que o gafanhoto peregrino deixou, o gafanhoto devastador comeu; o que o gafanhoto devastador deixou, o gafanhoto devorador comeu” afirma que tudo naquela área foi destruído, portanto, foi um período de extrema amargura para o povo. Deus levanta Joel para inquietar os sacerdotes e exortar o povo ao arrependimento, e que ambos retornassem humilhados ao Senhor com sacrifícios de lamentação, pranto, jejuns e súplicas pela misericórdia de Deus.
O dia do Senhor descrito em Joel 1.15 “Ai do dia! Porque o dia do Senhor está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso” será um momento de grande gozo para os santos, porém de sofrimento aos que se recusam a arrepender-se e continuam a revoltar-se contra Deus. O mundo tremerá sob a poderosa mão de Deus. Nossa mente não consegue entender o apavorante medo e agonia que virá sobre os ímpios. Portanto, meu irmão não cometa erros e seja firme e constante na obra de Deus, sempre orando e jejuando para no fim ver o Senhor.
Pela humilhação e o uso do jejum e da oração nos aproximamos de Deus. Isto foi exatamente o que fez o povo no livro de Joel. Infelizmente, poucos cristãos entendem o impacto que o jejum tem no reino espiritual. Sem o jejum, você não está preparado para lutar e vencer. O jejum libertou nações inteiras das mãos dos inimigos, lembre-se da história de Ester. O senhor Jesus reconheceu o poder do jejum, ficando no deserto 40 dias se consagrando para realizar a sua missão na terra. Com o jejum reconhecemos nossa total dependência de Deus e recebemos direção divina. Para usar a oração, precisamos ativá-la com o jejum. Essas duas armas atuam juntas para vencer as ciladas do ardil satanás. O jejum fortalece e intensifica a oração.
O livro de Joel continua exortando o povo ao bom caminho conforme o versículo 32 do capítulo 2 “e há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar”, portanto, quem clamar a Deus será salvo. Oremos por nossa vida e pela vida dos outros, nos amemos mais e preguemos o evangelho cada dia a mais pessoas, pois é breve o dia do Senhor.

Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário