EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Inveja

Por: Dc. Jere Pakulski Panizzon

Segundo o dicionário, o substantivo feminino INVEJA tem duas definições “desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia” e “desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outro”. Um sentimento maligno que, com certeza, todos nós já sentimos quando homens carnais. A inveja é algo que o cristão deve banir de sua vida e viver conforme o fruto do Espírito, “se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros” Gálatas 5.25,26.
Tiago 3.14,15 afirma que “se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica”. Satanás sentiu inveja de Deus e esse foi o primeiro passo para a sua queda e sua desgraça. Lentamente, Satanás aceitou o seu desejo de exaltação própria conforme Isaías 14.13-15 “tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.” Deus não gosta de inveja e nenhum sentimento que nos ligue ao pior dos seres criados.
Em Provérbios 14.30 encontramos “o sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.” O homem salvo deve andar em santidade e transmitindo aos demais os sentimentos que são dignos de ser um remido por Cristo. Sentir inveja demonstra que estamos insatisfeitos com o que Deus tem nos dado. A Bíblia nos diz que devemos estar contentes com o que temos, pois tudo é de Deus e Ele nos empresta por sua imensa misericórdia. A inveja só traz desgraças, e ela começa através de um simples pensamento. Por isso, meus irmãos, andemos em santidade e quando o inimigo lançar na nossa mente esse desejo invejoso, repreenda-o, na hora, pois não provém de Deus. Busquemos a santidade de Cristo em nossa vida por meio da oração, do jejum e da leitura diária da Bíblia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário