EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

sábado, 7 de abril de 2012

Sábado de Aleluia

Teatro de Páscoa
Escrita por Jere Pakulski Panizzon
Baseada na Bíblia Sagrada

Personagens: Jesus, Discípulo 1, Pedro, Judas, Voz rouca, Tiago, João, soldado 1, Fariseu, Esposa, soldado 2, Barrabás, Pilatos, Herodes, Povo, Maria, Jovem, Bandido 1, Bandido 2, Maria Madalena, anjo e figurantes.

Jesus entre os seus discípulos levanta o pão e fala.
JESUS- Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Jesus toma o cálice.
JESUS: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
Todos eles ceiam e bebem no mesmo cálice.
JESUS: Em verdade vos digo que um dentre vós, um me trairá.
Todos ficam perplexos.
DISCÍPULO I: Nossa! Não sou eu o traidor, né, Mestre?
PEDRO: Quem é Senhor? Quem é esse ser insolente?
JESUS: Isso não importa, pois desde o começo sabia-se que o Filho do Homem seria entregue, como está escrito por vários profetas; mas coitado daquele por quem o Filho do Homem for traído. Melhor lhe fora, se jamais tivesse nascido.
 JUDAS: Acaso sou eu Mestre?
JESUS: Tu o disseste! O que pretendes fazer...faça depressa.
Todos saem da sala. Jesus entra, chora e fala. Pedro, Tiago e João ficam num canto dormindo.
JESUS: Pai, se for possível, afasta de mim este cálice. Mas que aconteça em mim a sua vontade soberana. Este cálice de sofrimento não pode ser afastado de mim sem que eu o beba, não é! Então, que seja feita a tua vontade. Glória a Deus que criou os céus e a terra. Eu te exalto...
Uma voz rouca no microfone fala.
VOZ ROUCA: Você não precisa carregar tudo sobre você. O peso do mundo é grande demais e você é tão especial. Um ser maravilhoso, não necessita passar por isto.
Jesus levanta e pisa na cabeça da serpente.
JESUS: Satanás nunca será vitorioso. Você é perdedor o tempo todo. Já Deus é santo, poderoso, vitorioso, justo, glorioso e vencedor.
Jesus tem uma força que o torna enorme perante os demais. Uma luz brilha sobre Jesus!
JESUS: Acordem! Venham, orem comigo.
Judas chega e se aproxima para beijar a Jesus
JUDAS: Salve, Mestre Jesus!
JESUS: Filho, por que vieste? Com um beijo você traiu o Filho do Homem?
Surgem dois soldados da guarda romana e começam a lutar com os discípulos de Jesus é preso pelos soldados e fala.
SOLDADO 1: Vamos levá-lo até Pilatos. Traidor dos judeus! Maldito!
Um cospe em sua cara. Todos saem da sala e Pilatos entra.
PILATOS: Mais um dia de trabalho para mim, Pilatos.
Pilatos ri e entram os dois soldados com Jesus arrastado.
PILATOS: O que vocês querem?
SOLDADO 2: Achamos este marginal fazendo baderna entre o povo, dizendo e incitando o povo a não pagar impostos a césar. Ele também disse ser o Messias, o filho de Deus, logo quer ser o rei. Um absurdo...
PILATOS: Ora, ora...quer dizer q você é o Rei dos Judeus?
JESUS: Eu! Tu o dizes.
PILATOS: É que o povo de Jerusalém comenta. Visa ser o rei? Onde está o seu povo?
JESUS: O meu reino não é deste mundo. Se ele fosse aqui, os meus seguidores lutariam para eu não ser entregue. Não almejo nada nessa terra.
PILATOS: Muito bem... eu não observo nenhum motivo para condenar este homem.
FARISEU: Ele é um baderneiro, vagabundo mesmo. Iniciou uma "zona" em Cafarnaum e agora quer fazer mais estragos em Jerusalém. Dizem por aí que ele andou sobre o mar da Galileia...provavelmente ele faz bruxaria. Anda com demônios, prostitutas e todo o tipo de escória da sociedade.
PILATOS: Se este homem é da Galileia, Herodes deve julgá-lo. Soldados, levem-no até Herodes.
Pilatos sai e Herodes entra.
HERODES: Olha só quem está em meus aposentos...o famoso Jesus de Nazaré...faz muito tempo que tenho vontade de vê-lo.Venha, cá...faça-me um mágica! Quero rir hoje...
SOLDADO 2: Ele veio para ser julgado pelo magnânimo Herodes, que é o senhor.
HERODES: Obrigado, soldado. Sei que sou maravilhoso, mas não acho necessário falar da minha superioridade perante os meus subalternos. Mas vamos a Jesus, seja útil...faça algum milagre para eu também crer em ti!
Jesus fica calado
HERODES: Faça...obedeça-me! Você tem poder? Pode fazer milagres? Conheceu João Batista? Você é filho de Deus? Você não responde... soldados, levem-no de volta para Pilatos...ele é insuportável e está ofuscando a minha beleza natural.
Todos saem e Pilatos entra acompanhado da esposa.
ESPOSA: Solte-o, por favor! Tive sonhos a noite toda. Não faça nada. Ele é santo.
PILATOS: Mas...
ESPOSA: Liberte-o
PILATOS: Não posso, assim haverá uma rebelião.
Esposa sai desesperada. Jesus perante Pilatos.
PILATOS: Jesus aqui...novamente. Vocês me trouxeram este homem, e disseram que estava criando conflitos psicológicos entre esse povo. Pois eu já lhe fiz perguntas diante de todos vocês, não é verdade?
Soldados e povo fazem sim com a cabeça.
PILATOS: Não encontrei nele nenhuma culpa. Herodes também não encontrou nada contra ele, e por isso o mandou de volta. Assim, é claro que este homem não fez nada que mereça a pena de morte. Vou mandar castigá-lo com chibatadas e o deixarei ir embora.
FARISEU: O crime dele é heresia, blasfêmia e ódio a Deus. Ele desrespeita o sábado santo. Ele é um endemoniado. Disse que destruiria o templo e o reconstruiria em apenas 3 dias...como pode, debochado.
POVO: Você não é amigo de césar? Como quer soltar esse idiota.
PILATOS: Sou, mas...como é o costume do vosso povo, devo soltar um prisioneiro por ocasião da festa de páscoa. Aqui estão Jesus e Barrabás! A quem quereis que eu vos solte?
POVO: Barrabás! Barrabás! VIVA BARRABÁS!
Barrabás debocha dos soldados e do fariseu.
Pilatos: Mas Barrabás é um assassino louco. E este Jesus, nenhum mal fez! O que farei com ele?
POVO: Crucifica-o! Crucifica-o!
PILATOS: Soltem Barrabás. Depois peguem a Jesus e o castiguem bastante; talvez assim o povo tenha pena dele e o deixe ir em paz.
POVO: Este sofrimento não basta! Queremos vê-lo morto! Crucifica-o!
Pilatos Lava as mãos com a água trazido pelo soldado 1.
PILATOS: Traga-me uma bacia de água. Bom, estou inocente deste sangue; façam dele o que vocês quiserem!
Pilatos sai e Jesus é chicoteado pelo soldado 1. Soldado 2 lhe traz uma coroa de espinhos e um manto. Povo pula de alegria.  Soldados e povo caminham à frente de Jesus. Povo traz uma cruz de madeira e entrega a Jesus. Povo grita com deboche.
POVO: Salve o rei do judeus, crucifica o filho de Deus!
Jesus chega ao monte. E cai várias vezes no chão devido as muitas chibatadas. Soldado 1 grita.
SOLDADO 1: Venha cá, seu miserável. Ajude o rei dos judeus a carregar essa cruz... o Deus encarnado...kkkkkkk
Jovem ajuda Jesus a carregar a cruz.
JESUS: Pai, perdoa-lhes. Porque não sabem o que fazem!
POVO: Salvou os outros, agora salve-se a si mesmo, se de fato é Cristo.kkkkk
Maria se aproxima chorando. Pregam Jesus na cruz.
JESUS: Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí tua mãe.
Maria saiu com o filho. Ao lado de Jesus tem dois outros bandidos crucificados.
BANDIDO 1: Salva-se, rei dos judeus...meu Deus...kkkkkkkkkk...idiota, bem feito...falso profeta.
BANDIDO 2: Para, para...não vê que ele é santo. Nós merecemos essa morte, mas ele. Pobrezinho. Senhor, quando chegar em seu reino, se puder, lembra-te de mim.
JESUS: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso.
Jesus chora.
JESUS: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? Tenho sede.
SOLDADO 2: Tens sede? Tu já vais beber. Veja soldado, vou dar-lhe vinagre...kkkkk.
Jesus rejeita o vinagre.
JESUS: Está consumado! Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.
Tem um barulho bem forte de trovão e o sol se apaga! Recolhem o corpo de Jesus. Maria e Maria Madalena se desesperam. Todos saem. Liga-se as luzes e Maria Madalena e Maria entram pelo fundo da igreja. Jesus se veste de branco, mas não entra ainda.
MARIA MADALENA: Que dias lamentáveis temos passado...mal posso conter meu sofrimento.
MARIA: Onde será o sepulcro de Jesus Cristo de Nazaré, Maria Madalena?
MARIA MADALENA: Veja, Maria ali naquele sepulcro há guardas romanos. Deve ser ali o local. Vamos até lá!
MARIA MADALENA – Jesus realizou muitas maravilhas. Ele ressuscitou tantas pessoas, significa que tinha poder sobre a morte. Como alguém que tem poder sobre a morte pode estar preso naquele sepulcro?
MARIA – Não sabemos responder essa pergunta. Mas me recordo de algumas palavras de Jesus: Ele disse: Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá, e aquele que acredita em mim, nunca morrerá.
Maria Madalena e Maria chegam ao sepulcro e ocorre um terremoto. Um anjo abre a porta do sepulcro
SOLDADO 1 – O que esta havendo?
SOLDADO 2 - É um terremoto. Salve-se quem puder.
Os soldados fogem. Maria Madalena e Maria chegam ao local da gruta e a encontram aberta, o anjo estava ao lado da porta.
ANJO - Não tenhais medo. Ele não esta aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor estava.
Maria Madalena e Maria se aproximam da gruta e olharam para dentro dela
ANJO - Ide, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que Yeshua já ressuscitou dos mortos.
As mulheres se afastam da gruta, Jesus se aproxima de Maria Madalena.
JESUS – Mulher! Qual o motivo de seu pranto?
MARIA MADALENA – Eu procuro Jesus Cristo. O meu senhor!
Jesus se revela a ela.
MARIA MADALENA – Meu mestre...é o Senhor? Yeshua!
Ela se ajoelha e adora. Elenco todo entra e diz bem alto:
CRISTO VIVE! ELE RESSUSCITOU! ELE É O NOSSO SALVADOR!
NARRADOR: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”   Isaías 53:4-12

sexta-feira, 6 de abril de 2012

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Quinta-feira Santa

Por: Matheus Epifanio de Camargo

Quando falamos ou mesmo pensamos na palavra PÁSCOA, o que logo vem a nossa mente?
 Imagens de coelhos, ovos e chocolates;
Imagens de morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Ao longo dos anos o verdadeiro sentido da páscoa foi mudando, e se afastando cada vez mais do verdadeiro motivo dessa celebração. A páscoa foi se tornando cada vez mais e mais comercial, ao ponto que quando a páscoa esta chegando logo pensamos em coisas como: que chocolate nós queremos ganhar ou onde iremos passar o feriado, e não pensamos no verdadeiro motivo de haver essa celebração, O MOTIVO É Jesus.

A páscoa não é só a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo, mas sim, também, um dia em que devemos refletir e lembrar de Jesus, de sua vida, seus feitos, tudo que Ele fez por nós, mas principalmente lembrar de seu infinito amor por cada um de nós, porque esse sim é o verdadeiro sentido da páscoa.


domingo, 1 de abril de 2012

Juventude da Sede

Ó Senhor, Tu me conheces.

Sabes todos os meus pensamentos, motivos, desejos e temores, bem como meus hábitos e ações.
        O Senhor que conhece tudo que faço do início ao final do dia. Que me cerca com seu cuidado em todos os momentos de minha vida, e que me abençoa com sua mão graciosa sobre minha cabeça.
        Deus que me criou e me conhece perfeitamente; que sempre está comigo, me guardando em todas as situações.
        Examina-me, ó Deus. Vê se em meu coração há algo que te desagrade. Prova-me para que a tua obra santificadora se aperfeiçoe em mim.
        Vê se há em mim algo pecaminoso, e conduza-me pelos teus santos e eternos caminhos. Amém.
Baseado no Salmo 139. Escrito pelo adolescente Lucas Spielmann.


Fotos do retiro de jovens:


 Líder: Enéias Trindade de Almeida pregando.
 Grupo de guris
Grupo de gurias



Palavra sobre o retiro
   Quero parabenizar os jovens que foram ao retiro de Carnaval, onde se comportaram como pessoas que  realmente querem ir para o céu. Este retiro foi algo maravilhoso, uma experiência incrível, o que aconteceu. O manifestar de Deus na vida das pessoas foi tremendo e a forma como Deus usou o Ministério Banda GPS, o Adelar, o Cidemar, o André e a Deise, foi incrível. Realmente foram dirigidos pelo Espírito Santo de Deus. A forma como Deus falou conosco naquele lugar e a diferença que temos visto  na vida dos Jovens é enorme, pois é possível observar que resultado trouxe a vida dos jovens,como por exemplo a mudança de atitude e o despertamento. Agradecemos a Deus pela vida dos professores da Escola Dominical que tem se esforçado e se dedicado pela vida da juventude, e com certeza o que aconteceu neste retiro vocês professores tem uma contribuição muito grande em tudo que vem acontecendo na vida, na transformação, no despertar e no avivamento na vida dos nossos jovens na Central e também em todo campo, pois quando somos tocados pelo Espírito Santo de Deus a nossa vida se torna diferente.
    E neste ano de 2012 está sendo um ano diferente de tudo que foi até hoje, creio que vai ser um ano  no qual Deus vai despertar e revelar a sua vontade na vida da nossa juventude.
    Agradeço a Deus. Enéias

domingo, 11 de março de 2012

Análise do livro: A tua vontade, Senhor, não a minha de Benny Hinn

Bom dia, pessoal!


Abaixo colocamos alguns trabalhos de alunos da Escola Bíblica Dominical sobre a leitura do livro de Benny Hinn. Estes foram os três melhores. Deus os abençoe... continuem se esforçando...


Nome: Lucas Spielmann

Análise do Livro “A tua vontade, Senhor, não a minha.”

O livro nos mostra que Deus tem um plano para a nossa vida, e é um plano relacionado com a sua perfeita vontade. Se precisarmos tomar alguma decisão, devemos buscar a direção de Deus, porque Ele tem cuidado com todas elas, até com as que consideramos menos importantes.
Deus quer que tomemos decisões que reflitam a Sua vontade em nossas vidas, pois sábio é conhecer Sua vontade, e imprudente não conhecê-la ou ignorá-la.
O livro explora as três verdades fundamentais sobre a vontade de Deus:
Não podemos descobrir a vontade de Deus se estivermos longe dele.
Não podemos separar a vontade de Deus da vontade de Jesus. O primeiro passo para saber qual a vontade de Deus para a sua vida, é ter Jesus Cristo vivendo em seu coração. Quando O recebemos em nosso coração, passamos a fazer parte de uma nova família, a família de Deus.
A vontade de Deus é sempre boa
Apesar de algumas coisas ruins acontecerem com pessoas boas, no reino espiritual a vontade de Deus é sempre boa. Quando Deus está envolvido, mesmo passando por um grande problema, podemos estar em paz. Se houver qualquer presença maligna ou opressão demoníaca, não é bom e não é Deus. Se não houver paz, não tem Deus.
Devemos perseguir a vontade de Deus
Compreender e fazer a vontade de Deus significa que iremos passar por uma transformação total em nossa vida. Primeiro iremos oferecer nosso corpo a Deus, então permitimos que ele transforme nossa mente. Se o corpo não pertencer a Deus, a mente não pode ser renovada, então o corpo e a mente devem pertencer a Deus.
Não iremos descobrir a vontade de Deus se não procurarmos por ela; a vontade dEle se torna mais clara à medida que amadurecemos no caminho do Espírito.
O autor mostra as diferentes maneiras que Deus fala conosco. Quando oramos, Ele pode escolher como responder. Também mostra as sete formas mais comuns pela qual Deus revela sua vontade.
Sua Palavra
A Bíblia é a Palavra escrita de Deus, e Ele a usa para falar conosco durante nossa leitura. Na Bíblia, em Daniel 9.1,2, fica claro que Deus nos fala através de Sua Palavra. Daniel conta que “compreendeu pelas Escrituras”. Desta forma, ele descobriu a vontade de Deus para sua vida.
Sonhos e visões
Às vezes, Deus fala conosco por meio de visões e sonhos. O apóstolo Paulo relatou uma visão memorável de Jesus (Atos 22.18,19 ). O plano de Paulo era ficar em Jerusalém e pregar para aqueles que o conheciam. Paulo tinha certeza do que fazer para Deus, mas em uma visão, Paulo vê que seu plano não era o plano de Deus.
Circunstâncias
Deus fala através das circunstâncias, pois as respostas são fáceis de ser encontradas. As circunstâncias são uma excelente forma que Deus escolhe para mostrar sua direção.
Profecia e dons do Espírito
Eu acredito que Deus se revela por meio de profecias. O melhor lugar para procurar a direção de Deus sobre a vontade dEle para sua vida é na Bíblia; investir tempo para conhecer ao Senhor, e assim ouvi-lo e entender o que Ele tem para dizer.
Segundo o autor, a profecia tem três propósitos específicos, edificar sua fé, encorajar a seguir em frente e consolação para acalmar e confortar.
Voz audível
Ás vezes, Deus fala com seus filhos por meio de uma voz audível. A Bíblia registra que Deus falou de forma audível e, na verdade, face a face com Moisés (Números 12.6-8 ).
Imagens
Deus fala por meio de uma semelhança ou imagem tão poderosa que não conseguimos tirar de nossa cabeça.
Paz sobrenatural
A paz do Senhor sempre habita os lugares que ele frequenta. Logo, se não há paz, existe uma grande chance de estarmos no lugar errado.
O livro nos mostra como fazer a vontade de Deus. Algumas pessoas reconhecem a voz de Deus e entendem, mas outras não conseguem reconhecê-la e, por isso, não conseguem discernir a sua direção.
Para entendermos a vontade de Deus, devemos desenvolver “olhos” espirituais, para conseguirmos reconhecer a direção de Deus em nossa vida.
O autor nos mostra quais são as quatro barreiras que podem nos tirar do caminho que leva para o conhecimento da vontade de Deus.
Barreira n° 1: Vivendo em pecado
A natureza do pecado cria uma barreira entre Deus e os homens, como descreveu o profeta Isaías (Isaías 59.2). O pecado fecha nossos ouvidos, impedindo-nos de ouvir a voz de Deus.
Barreira n° 2: Ódio e rancor
Ódio e rancor irão nos impedir de conhecer a vontade de Deus. Na verdade, quando temos dificuldades em compreender a vontade de Deus, é sempre uma boa ideia examinar nossa vida para ver se temos ódio ou rancor de alguém.
Barreira n° 3: Pressa
Vivemos numa sociedade apressada. Temos pressa para tudo. Pressa para chegar ao trabalho. Pressa para voltar para casa. Nós temos pressa de chegar à igreja. Deus não fica com pressa só porque nós temos pressa. Na verdade, nós sabemos que Deus é o autor da paz, e não da confusão (1 Co 14.33).
Barreira n° 4: Uma mente decidida
Quando buscamos a Deus com nossas mentes determinadas, geralmente ouvimos só o que queremos. E se Deus responde algo diferente do que estamos esperando ouvir, nós assumimos que ele não deu resposta alguma.
Quatro Degraus
Da mesma forma que existem barreiras que nos impedem de conhecer a vontade de Deus, existem quatro degraus que nos ajudam a chegar até onde conseguirmos ouvir a voz de Deus.
Degrau n° 1: Humildade
Se quisermos saber qual a vontade de Deus para nossas vidas, temos que certificar de que temos um coração humilde. Deus vai nos considerar inaceitáveis se estivermos cobertos pelo orgulho e pela arrogância.
Degrau n° 2: Reverência
Temer a Deus não significa sentir medo dEle; significa ter respeito por Ele. Ao nos aproximarmos dEle, devemos fazê-lo não apenas com humildade, mas também com reverência.
Degrau n° 3: Maturidade
Nunca vamos conseguir saber qual a vontade de Deus, nem poderemos amadurecer como cristãos, se não conhecermos a Palavra de Deus.
Degrau n° 4: Oração
Para conhecermos o Senhor, devemos orar todos os dias. Falarmos com ele. Buscarmos ouvir sua voz. E quanto mais ouvirmos Sua voz, maior será o discernimento para reconhecê-la. 

CONCLUSÃO
O livro nos mostra que enquanto crescemos no Senhor, respondendo e obedecendo à Sua direção, o Pai irá nos confiar cada vez mais coisas: mais responsabilidades, mais poder, mais autoridade, mais bênçãos, mais desafios. Ele saberá que pode nos compartilhar os segredos do Seu coração (Sua vontade), porque nós o obedecemos.
Se tropeçarmos, não devemos permanecer prostrados, mas levantar-se, pedir perdão a Deus, e comprometer-se a retornar para o centro da vontade do Senhor.
Se seguirmos as instruções do autor do livro, indo para o centro da vontade de Deus, nossa vida nunca mais será a mesma.



Nome: Mateus Spielmann

Análise do Livro: A Tua vontade, Senhor, não a minha

O livro “A Tua vontade, Senhor, não a minha” nos proporciona proveitosos momentos de reflexão. A histórias de vida apresentadas, mostram-nos que independente do tamanho das nossas riquezas e fama, devemos sempre depender dEle para nos guiar para a Sua vontade.
Na história de Quan aprendemos que independentemente do quanto trabalharmos e obtermos sucesso, sermos pessoas de bem e honestas, se não tivermos Deus, sempre vamos sentir um vazio dentro de nós.
A história de Betty nos ensina que as nossas vontades nem sempre são as melhores escolhas para a nossa vida. Apesar de ter sido criada em um lar cristão, ela não seguiu a vontade de Deus, trazendo trágicas consequências para a sua vida. Ao final, ela consegue perceber que seguir a vontade de Deus é a melhor opção para a sua vida.
Na história de Mary podemos compreender que não podemos seguir a Deus como se isso fosse uma apólice de seguro, que nos garanta felicidade permanente sem enfrentar qualquer tipo de problema em nossa caminhada terrena. A lição daí extraída é a de que servir a Deus com convicção, por amor, agradecidos por tudo o que Ele fez por nós, e não apenas para não irmos para o inferno.
A história de Sam mostra que mesmo que estejamos sendo abençoados por Deus, usados e honrados por Ele não podemos esquecer que somos apenas ferramentas em Suas mãos, e que toda a gloria é para Ele.
O livro nos mostra que Deus tem um plano para as nossas vidas e que se conseguirmos perceber o Espírito Santo, Ele vai usar a palavra de Deus para nos ajudar a tomar decisões, nos mostrando eventos futuros que podem sem aferrados por esta decisão.
O Autor apresenta três verdades fundamentais para descobrirmos a vontade de Deus para nossas vidas: Não poderemos descobrir a vontade de Deus se não tivermos um relacionamento próximo sem aceitá-lo em nosso coração; também aprendemos que a vontade de Deus para a nossa vida é sempre boa e que apesar de coisas ruins acontecerem conosco Ele sempre estará cuidando de nós e nos dando paz; caso isso não aconteça, não estamos seguindo a vontade de Deus, e para que isso se torne uma realidade nas nossas vidas devemos sempre estar procurando a vontade de Deus para a nossa vida lendo a sua palavra e buscando ouvir a sua voz.
A leitura do livro nos mostra que quando oramos pedindo a Sua direção, Deus pode nos responder de inúmeras e diferentes formas. Dentre estas formas, o autor destaca as “sete formas mais comuns pelas quais ele revela sua vontade”: Pela leitura da Sua Palavra; por meio de sonhos e visões; pelas circunstâncias, como quando gideão, para saber se Deus estava realmente ao seu lado na batalha contra os midianitas, pede por provas específicas e Deus, que estava realmente ao seu lado, e revela-se por meio das circunstâncias pedidas por gideão; por meio de Profecias e dons do Espírito; outra forma Dele revelar a sua vontade é quando se escuta a voz de Deus de forma audível; Ele pode nos dar imagens do futuro como uma visão; e uma paz sobrenatural que sempre habita os lugares que Ele frequenta (se não sentirmos paz no lugar ao irmos para algum lugar, com certeza que Deus não estará lá).
Por meio das escrituras, nós lemos sobre um Deus amoroso que busca se comunicar com seu povo. Sua verdadeira intenção ao nos criar era de desfrutar um relacionamento próximo conosco. E para estarmos na vontade de Deus, devemos estar dispostos a obedecer e fazer a sua vontade.
Para fazermos a vontade de Deus devemos reconhecer a sua voz e entende-la, e para que isto aconteça, devemos desenvolver “olhos” espirituais, para que consigamos reconhecer a direção de Deus em nossas vidas. Existem quatro barreiras que podem nos tirar do caminho para o conhecimento da vontade de Deus: O profeta Isaías nos diz que quando vivemos em pecado é criada uma barreira entre nós e Deus, fechando nossos ouvidos, impedindo que ouçamos a voz de Deus. O ódio e o rancor também nos impedem de conhecer a voz de Deus, por isso devemos sempre analisar nossas vidas para ver se não temos ódio ou rancor de alguém. Se tivermos, devemos pedir para que o Espírito Santo nos dê forças, para que nos ajude a perdoar e superar o ódio e rancor que sentimos. Não poderemos conhecer a Deus e a sua vontade até que fiquemos calmos o suficiente para ouvir, tudo acontece no tempo de Deus por isto a pressa é uma das barreiras para que possamos conhecer a Sua vontade, pois Deus é o autor da paz e não da confusão. Precisamos buscar a Deus sem pensar no assunto que nos traz duvidas, pois quando buscamos a Deus com as nossas mentes determinadas, geralmente só ouvimos o que queremos. E se Deus responde algo diferente do que queremos ouvir, nós simplesmente assumimos que ele não deu resposta alguma.
Devemos ficar atentos contra estas barreiras, sempre prontos a confessar e abandonar nossos pecados, perdoar aqueles que nos magoaram e esperar em Deus.
Para lutar contra estas barreiras existem quatro degraus que nos ajudam a chegar até onde consigamos ouvir a voz de Deus: se queremos saber qual a vontade de Deus para as nossas vidas devemos ter um coração humilde, porque Deus vai considerá-lo inaceitável se nós tivermos cobertos por orgulho e arrogância. Quando vamos até Deus com sincera humildade, Ele vai mover montanhas para falar conosco e nos direcionar em Seu caminho. Outro degrau para conhecermos a vontade de Deus é ter reverência, ao nos aproximarmos dEle, devemos fazê-lo não apenas com humildade, mas também com reverência, pois às pessoas que são tementes a Deus, não falta nada, inclusive a direção de Deus. Fazer a vontade de Deus significa entender o processo de amadurecimento no Senhor. Não podemos ficar satisfeitos em continuar como bebês em Cristo, para isto devemos conhecer, nos alimentar, memorizar, meditar, orar e aplicar a palavra de Deus em nossas vidas, não há como conhecer o Senhor sem conhecer a palavra. O amadurecimento é um processo que leva tempo, não acontece da noite para o dia. O ultimo degrau é a Oração. Para conhecer o senhor você deve orar todos os dias, falar com Ele e buscar ouvir a Sua voz. E, quanto mais você ouve sua voz, mais discernimento você adquire para conhecê-lo.
Enquanto estamos crescendo no Senhor, respondendo e obedecendo à sua direção, o Pai irá confiar em nós cada vez mais coisas: mais responsabilidades, mais poder, mais autoridade, mais bênçãos e mais desafios. Ele saberá que pode compartilhar conosco a sua vontade, porque O obedecemos. Este processo é longo e difícil. Não pense que vamos conseguir passar por todos os degraus sem falhar ou evitar todas as barreiras para sempre, e quando tropeçarmos, devemos nos levantar e pedir perdão a Deus. Devemos nos comprometer a retornar para o centro da vontade de Deus, e fazendo isto, as nossas vidas nunca mais serão as mesmas.
Com este livro e a lição, aprendemos que devemos pedir ao Espírito Santo que nos ajude a conter nossa ansiedade, para que possamos esperar em Deus, satisfazendo todos os Seus desejos para as nossas vidas, entregando nosso futuro e nossas decisões, dizendo de coração: “Que seja feita a Tua vontade, Senhor, não a minha.



Nome: Filipe Malaquias

                                       Vontade de Deus

O livro traz como assunto a vontade do Senhor e nos incentiva a fazermos ela.
É o Espírito Santo que pode dirigir-nos a encontrarmos a vontade de Deus. Ao longo da caminhada nesta terra, ficamos diante de situações, que exigem decisões, algumas delas irão trazer consequências para toda a nossa vida, podemos escolher entre o caminho de Deus com vida em abundância ou a estrada de Satanás com morte e destruição, por exemplo, podemos escolher entre um casamento abençoado ou uma família arruinada, entre uma vida consagrada a Deus - com as renúncias que ela exige - ou simplesmente uma vida mais “folgada” sem compromissos, mas que certamente nos levará à morte, visto que esse é o salário do pecado. Devemos estar perto do Senhor Jesus a fim de que descubramos a vontade de Deus. A vontade do Pai é sempre boa, quando ele está no controle, pode-se estar passando por um grande problema, mas estaremos em paz, conforme escrito em João capítulo 14 e versículo 27: “ Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
Compreender a vontade Dele significa passar por uma transformação em nossas vidas, é deixar as coisas velhas para trás, é mudar a nossa rotina de vida, logo, se mentíamos, não mintamos mais, se roubávamos, não roubemos mais, se caluniávamos o próximo, não façamos mais isso, antes esforcemo-nos para que a cada dia nossa vida seja mais agradável ao Pai. Entretanto, nem sempre fazer a vontade de Deus será algo fácil, e devemos saber que estamos no caminho da perfeição, isto é, não seremos perfeitos da “noite para o dia”, esse processo levará tempo, assim como a lagarta que constrói seu casulo, para depois nele entrar e ali permanecer por alguns dias até que esteja pronta para ser uma borboleta, nós também estamos sujeitos a uma longa e difícil transformação que nos acompanha desde o momento que aceitamos a Cristo e que continuará até o dia em que partirmos desta vida. Porém, sabemos que Ele não desiste no meio de um projeto, seu desejo é transformarnos a sua imagem e semelhança. O Senhor revelará a sua vontade a nós, enquanto a Ele obedecermos e seguirmos no caminho que Ele colocou diante de nós e permitimos que nos transforme. A vontade de Deus pode ser revelada através de diversas maneiras, tais como: sua palavra (a Bíblia), sonhos e visões, através das circunstâncias, profecia e dons do Espírito e através da voz audível de Deus.
No entanto, para entender a vontade de Deus devemos desenvolver “olhos”  espirituais a fim de que possamos reconhecer a direção de Deus em nossas vidas. Existem quatro barreiras que podem tirar-nos do caminho que leva ao conhecimento da vontade de Deus, que são: viver em pecado, possuir ódio e rancor, ter pressa e estar com uma mente decidida. Analisemos , de maneira sucinta, cada um desses itens. Primeiramente, verificamos que viver em pecado cria uma barreira entre o Senhor e nós, impedindo que ele ouça nossas orações conforme o capítulo 59 e versículos 1 e 2 de Isaías: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Agora, vejamos um pouco a respeito de ódio e rancor, acho que não é preciso acrescentar explicações ao versículo contido em 1ª João 2.9-11 para que entendamos a mensagem que ele nos passa: "Quem afirma estar na luz, mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para
onde vai, porque as trevas o cegaram." Assim , se temos ódio e rancor de alguém, devemos pedir ao Espírito Santo para que nos dê forças para que consigamos perdoar. Passemos a abordar a “pressa”, queremos, em geral, logo saber a vontade de Deus, só que Ele não vive de acordo com o nosso tempo, portanto devemos aprender a esperar Nele. E, por último, devemos buscar a Deus sem “a cabeça feita”, ou seja, sem “uma mente decidida”, devemos buscar a vontade de Deus e não a nossa!
Da mesma maneira que existem quatro barreiras que impedem de conhecer a vontade de Deus, existem degraus que nos ajudam a chegar até onde consigamos ouvir a voz de Deus, são eles:
1º Humildade; quando se chega a Deus com humildade, Ele move montanhas para falar conosco e direcionar o nosso caminho.
2º Reverência; devemos nos colocar perante o trono confiantes, mas com respeito. Ele é o criador de tudo. Ele é o poderoso Deus.
3º Maturidade; Nunca vamos conhecer a vontade do Senhor, nem poderemos amadurecer como cristãos, se não conhecermos a Palavra de Deus.
Devemos nos alimentar da Palavra, memorizá-la, meditar nela, orar sobre ela e aplicá-la em nossas vidas.
4º Oração; para conhecer o Senhor, devemos orar todos os dias. Nós falamos com Ele. Nós
buscamos ouvir sua voz. E quanto mais nós ouvimos sua voz, mais discernimento adquirimos para reconhecê-lo. Estamos vivendo numa época em que o tempo parece mais curto, as pessoas parecem mais ocupadas e mais cheias de preocupações. Os relacionamentos parecem mais superficiais e os conflitos se avolumam. Há uma superexigência por sucesso, produtividade, formação, capacitação. Tudo isso resulta em ansiedade, e acaba diminuindo a qualidade da vida humana. A receita para evitarmos a ansiedade encontra-se num versículo, isto é, em 1ª Pedro 5.7: “ Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” Assim, estaremos fazendo a vontade de Deus e poderemos Nele descansar. Devemos lembrar que amadurecer no Senhor é um processo. É preciso se familiarizar com Deus e seus caminhos. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Filipenses 1:6

quinta-feira, 8 de março de 2012

A mulher cristã nos dias de hoje

Por: Kézia Campos    

        Hoje, apesar de séculos de opressão, nós, mulheres, deixamos o posto de sexo frágil de lado e conquistamos grande espaço na sociedade. Temos o direito de votar e sermos eleitas a cargos executivos e legislativos, assim como a diversos cargos de liderança em empresas. Desempenhamos  diferentes papéis simultaneamente, pois somos mãe, esposa, profissional, dona de casa, amiga, filha, irmã, cristã... MULHER...
       A mulher foi dada ao homem para que fosse sua auxiliadora (Gn 2:18), Deus não nos limitou com relação a nossa intelectualidade, Ele não determinou que nascêssemos apenas para procriar e cuidar do lar e dos filhos, isso significa que temos o direito de desenvolver nossas habilidades e competências no meio em que vivemos, portanto devemos sim sonhar e ir em busca da realização destes sonhos. Mateus 22.39 diz que devemos amar o próximo como a nós mesmos, para que isso seja possível a primeira pessoa que devemos amar é nós mesmas! Portanto minhas irmãs... amem-se, cuidem-se, valorizem-se, e principalmente tenham ciência do quanto são maravilhosas!
       Você sabe o que acontece quando uma mulher vive bem consigo mesma? Ela convive bem com sua família, quer sejam pais, irmãos, marido, filhos, colegas de trabalho, ou seja, todos em sua volta. Sua alegria contagia, sua disposição é considerada, sua beleza é ressaltada, sua feminilidade é respeitada. Em Provérbios 15.13 e 15.15, lemos: ‘O coração alegre aformoseia o rosto.’ e 'Todos os dias do aflito são maus; mas o coração contente tem um banquete contínuo.’
        Sou totalmente a favor da valorização da mulher na sociedade e nas igrejas, porém antes de sermos independentes e valorizadas pela sociedade devemos ser VIRTUOSAS, o que quero dizer é, que devemos ter o cuidado para que o anseio da conquista e das realizações pessoais não sejam maiores que os princípios bíblicos. A Palavra de Deus afirma que a mulher sábia edifica a sua casa, mas que a insensata com as próprias mãos a destrói (Provérbios 14:1). Por mais que a mulher ascenda na sociedade, por mais que alcance seus objetivos, ela nunca deixará de ser mãe, esposa e dona de casa. Mateus 22.29 diz que erramos por não conhecermos as escrituras, a Bíblia nos dá a receita para sermos bem sucedidas em todos os sentidos.
          A mulher virtuosa faz a diferença dentro de casa, no trabalho e na igreja. O termo hebraico traduzido como Virtuosa é CHAYIL. Algumas versões da Bíblia traduzem como excelência, enquanto outras o definem como resistência, habilidade e forca. A meu ver, a mulher virtuosa é uma pessoa ativa, forte, amorosa, com objetivos e propósitos, e incrivelmente equilibrada que pode perfeitamente executar tarefas que os homens exercem, mas sempre mantendo a feminilidade priorizando o amor a Deus e a família. Feliz daquela que consegue ser uma mulher virtuosa, pois alcança a excelência e é bem sucedida em tudo que faz.
       Nesta data em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher não tenha medo de brilhar, exponha ainda mais a mulher maravilhosa que você é, reserve um tempo pra você mesma, sorria, saia da rotina, PRESENTEI-SE, não espere nem exija de ninguém aquilo que você mesma pode conseguir.
        Parabéns a todas as mulheres ... desejo a vocês um ótimo dia e que Deus abençoe a cada uma!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Israel...viagem


Chegada em Israel
Jope
Casa de Pedro onde Jesus curou a sogra
Sinagoga
 Mar Mediterâneo
Rio Jordão
Cesareia

 Sinagoga do tempo de Jesus

 Poço de Gideão
 Divisa com a Jordânia e a Síria
 Mar da Galileia
 Cisterna
 Monte da Tentação
 Sodoma e Gomorra
Deserto
Monte Carmelo
Banho no Mar Morto
Mar Morto
Pista de rapel em Israel
Amanhecer no deserto
Templo de Salomão onde Jesus passou
Museu do Holocausto
Mesquita


Túmulo de Jesus
Jardim do túmulo
Bar mitzvah

Dentro do muro das lamentações: onde tem Torás
Muro das lamentações
Jerusalém em maquete: tempo de Jesus
Museu dos manuscritos do Mar Morto
Getsemani
Igreja do Getsemani
Cenáculo: onde ocorreu o última ceia e o derramamento do Espírito Santo
Suposto túmulo do rei Davi
Judeu ortodoxo orando
Crianças brincando