EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

sábado, 7 de abril de 2012

Sábado de Aleluia

Teatro de Páscoa
Escrita por Jere Pakulski Panizzon
Baseada na Bíblia Sagrada

Personagens: Jesus, Discípulo 1, Pedro, Judas, Voz rouca, Tiago, João, soldado 1, Fariseu, Esposa, soldado 2, Barrabás, Pilatos, Herodes, Povo, Maria, Jovem, Bandido 1, Bandido 2, Maria Madalena, anjo e figurantes.

Jesus entre os seus discípulos levanta o pão e fala.
JESUS- Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Jesus toma o cálice.
JESUS: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
Todos eles ceiam e bebem no mesmo cálice.
JESUS: Em verdade vos digo que um dentre vós, um me trairá.
Todos ficam perplexos.
DISCÍPULO I: Nossa! Não sou eu o traidor, né, Mestre?
PEDRO: Quem é Senhor? Quem é esse ser insolente?
JESUS: Isso não importa, pois desde o começo sabia-se que o Filho do Homem seria entregue, como está escrito por vários profetas; mas coitado daquele por quem o Filho do Homem for traído. Melhor lhe fora, se jamais tivesse nascido.
 JUDAS: Acaso sou eu Mestre?
JESUS: Tu o disseste! O que pretendes fazer...faça depressa.
Todos saem da sala. Jesus entra, chora e fala. Pedro, Tiago e João ficam num canto dormindo.
JESUS: Pai, se for possível, afasta de mim este cálice. Mas que aconteça em mim a sua vontade soberana. Este cálice de sofrimento não pode ser afastado de mim sem que eu o beba, não é! Então, que seja feita a tua vontade. Glória a Deus que criou os céus e a terra. Eu te exalto...
Uma voz rouca no microfone fala.
VOZ ROUCA: Você não precisa carregar tudo sobre você. O peso do mundo é grande demais e você é tão especial. Um ser maravilhoso, não necessita passar por isto.
Jesus levanta e pisa na cabeça da serpente.
JESUS: Satanás nunca será vitorioso. Você é perdedor o tempo todo. Já Deus é santo, poderoso, vitorioso, justo, glorioso e vencedor.
Jesus tem uma força que o torna enorme perante os demais. Uma luz brilha sobre Jesus!
JESUS: Acordem! Venham, orem comigo.
Judas chega e se aproxima para beijar a Jesus
JUDAS: Salve, Mestre Jesus!
JESUS: Filho, por que vieste? Com um beijo você traiu o Filho do Homem?
Surgem dois soldados da guarda romana e começam a lutar com os discípulos de Jesus é preso pelos soldados e fala.
SOLDADO 1: Vamos levá-lo até Pilatos. Traidor dos judeus! Maldito!
Um cospe em sua cara. Todos saem da sala e Pilatos entra.
PILATOS: Mais um dia de trabalho para mim, Pilatos.
Pilatos ri e entram os dois soldados com Jesus arrastado.
PILATOS: O que vocês querem?
SOLDADO 2: Achamos este marginal fazendo baderna entre o povo, dizendo e incitando o povo a não pagar impostos a césar. Ele também disse ser o Messias, o filho de Deus, logo quer ser o rei. Um absurdo...
PILATOS: Ora, ora...quer dizer q você é o Rei dos Judeus?
JESUS: Eu! Tu o dizes.
PILATOS: É que o povo de Jerusalém comenta. Visa ser o rei? Onde está o seu povo?
JESUS: O meu reino não é deste mundo. Se ele fosse aqui, os meus seguidores lutariam para eu não ser entregue. Não almejo nada nessa terra.
PILATOS: Muito bem... eu não observo nenhum motivo para condenar este homem.
FARISEU: Ele é um baderneiro, vagabundo mesmo. Iniciou uma "zona" em Cafarnaum e agora quer fazer mais estragos em Jerusalém. Dizem por aí que ele andou sobre o mar da Galileia...provavelmente ele faz bruxaria. Anda com demônios, prostitutas e todo o tipo de escória da sociedade.
PILATOS: Se este homem é da Galileia, Herodes deve julgá-lo. Soldados, levem-no até Herodes.
Pilatos sai e Herodes entra.
HERODES: Olha só quem está em meus aposentos...o famoso Jesus de Nazaré...faz muito tempo que tenho vontade de vê-lo.Venha, cá...faça-me um mágica! Quero rir hoje...
SOLDADO 2: Ele veio para ser julgado pelo magnânimo Herodes, que é o senhor.
HERODES: Obrigado, soldado. Sei que sou maravilhoso, mas não acho necessário falar da minha superioridade perante os meus subalternos. Mas vamos a Jesus, seja útil...faça algum milagre para eu também crer em ti!
Jesus fica calado
HERODES: Faça...obedeça-me! Você tem poder? Pode fazer milagres? Conheceu João Batista? Você é filho de Deus? Você não responde... soldados, levem-no de volta para Pilatos...ele é insuportável e está ofuscando a minha beleza natural.
Todos saem e Pilatos entra acompanhado da esposa.
ESPOSA: Solte-o, por favor! Tive sonhos a noite toda. Não faça nada. Ele é santo.
PILATOS: Mas...
ESPOSA: Liberte-o
PILATOS: Não posso, assim haverá uma rebelião.
Esposa sai desesperada. Jesus perante Pilatos.
PILATOS: Jesus aqui...novamente. Vocês me trouxeram este homem, e disseram que estava criando conflitos psicológicos entre esse povo. Pois eu já lhe fiz perguntas diante de todos vocês, não é verdade?
Soldados e povo fazem sim com a cabeça.
PILATOS: Não encontrei nele nenhuma culpa. Herodes também não encontrou nada contra ele, e por isso o mandou de volta. Assim, é claro que este homem não fez nada que mereça a pena de morte. Vou mandar castigá-lo com chibatadas e o deixarei ir embora.
FARISEU: O crime dele é heresia, blasfêmia e ódio a Deus. Ele desrespeita o sábado santo. Ele é um endemoniado. Disse que destruiria o templo e o reconstruiria em apenas 3 dias...como pode, debochado.
POVO: Você não é amigo de césar? Como quer soltar esse idiota.
PILATOS: Sou, mas...como é o costume do vosso povo, devo soltar um prisioneiro por ocasião da festa de páscoa. Aqui estão Jesus e Barrabás! A quem quereis que eu vos solte?
POVO: Barrabás! Barrabás! VIVA BARRABÁS!
Barrabás debocha dos soldados e do fariseu.
Pilatos: Mas Barrabás é um assassino louco. E este Jesus, nenhum mal fez! O que farei com ele?
POVO: Crucifica-o! Crucifica-o!
PILATOS: Soltem Barrabás. Depois peguem a Jesus e o castiguem bastante; talvez assim o povo tenha pena dele e o deixe ir em paz.
POVO: Este sofrimento não basta! Queremos vê-lo morto! Crucifica-o!
Pilatos Lava as mãos com a água trazido pelo soldado 1.
PILATOS: Traga-me uma bacia de água. Bom, estou inocente deste sangue; façam dele o que vocês quiserem!
Pilatos sai e Jesus é chicoteado pelo soldado 1. Soldado 2 lhe traz uma coroa de espinhos e um manto. Povo pula de alegria.  Soldados e povo caminham à frente de Jesus. Povo traz uma cruz de madeira e entrega a Jesus. Povo grita com deboche.
POVO: Salve o rei do judeus, crucifica o filho de Deus!
Jesus chega ao monte. E cai várias vezes no chão devido as muitas chibatadas. Soldado 1 grita.
SOLDADO 1: Venha cá, seu miserável. Ajude o rei dos judeus a carregar essa cruz... o Deus encarnado...kkkkkkk
Jovem ajuda Jesus a carregar a cruz.
JESUS: Pai, perdoa-lhes. Porque não sabem o que fazem!
POVO: Salvou os outros, agora salve-se a si mesmo, se de fato é Cristo.kkkkk
Maria se aproxima chorando. Pregam Jesus na cruz.
JESUS: Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí tua mãe.
Maria saiu com o filho. Ao lado de Jesus tem dois outros bandidos crucificados.
BANDIDO 1: Salva-se, rei dos judeus...meu Deus...kkkkkkkkkk...idiota, bem feito...falso profeta.
BANDIDO 2: Para, para...não vê que ele é santo. Nós merecemos essa morte, mas ele. Pobrezinho. Senhor, quando chegar em seu reino, se puder, lembra-te de mim.
JESUS: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso.
Jesus chora.
JESUS: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? Tenho sede.
SOLDADO 2: Tens sede? Tu já vais beber. Veja soldado, vou dar-lhe vinagre...kkkkk.
Jesus rejeita o vinagre.
JESUS: Está consumado! Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.
Tem um barulho bem forte de trovão e o sol se apaga! Recolhem o corpo de Jesus. Maria e Maria Madalena se desesperam. Todos saem. Liga-se as luzes e Maria Madalena e Maria entram pelo fundo da igreja. Jesus se veste de branco, mas não entra ainda.
MARIA MADALENA: Que dias lamentáveis temos passado...mal posso conter meu sofrimento.
MARIA: Onde será o sepulcro de Jesus Cristo de Nazaré, Maria Madalena?
MARIA MADALENA: Veja, Maria ali naquele sepulcro há guardas romanos. Deve ser ali o local. Vamos até lá!
MARIA MADALENA – Jesus realizou muitas maravilhas. Ele ressuscitou tantas pessoas, significa que tinha poder sobre a morte. Como alguém que tem poder sobre a morte pode estar preso naquele sepulcro?
MARIA – Não sabemos responder essa pergunta. Mas me recordo de algumas palavras de Jesus: Ele disse: Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá, e aquele que acredita em mim, nunca morrerá.
Maria Madalena e Maria chegam ao sepulcro e ocorre um terremoto. Um anjo abre a porta do sepulcro
SOLDADO 1 – O que esta havendo?
SOLDADO 2 - É um terremoto. Salve-se quem puder.
Os soldados fogem. Maria Madalena e Maria chegam ao local da gruta e a encontram aberta, o anjo estava ao lado da porta.
ANJO - Não tenhais medo. Ele não esta aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor estava.
Maria Madalena e Maria se aproximam da gruta e olharam para dentro dela
ANJO - Ide, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que Yeshua já ressuscitou dos mortos.
As mulheres se afastam da gruta, Jesus se aproxima de Maria Madalena.
JESUS – Mulher! Qual o motivo de seu pranto?
MARIA MADALENA – Eu procuro Jesus Cristo. O meu senhor!
Jesus se revela a ela.
MARIA MADALENA – Meu mestre...é o Senhor? Yeshua!
Ela se ajoelha e adora. Elenco todo entra e diz bem alto:
CRISTO VIVE! ELE RESSUSCITOU! ELE É O NOSSO SALVADOR!
NARRADOR: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”   Isaías 53:4-12

Um comentário: