EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Textos de alguns jovens da EBD

Por: Mateus da Silva Spielmann     


                                              Idosos

            A pirâmide etária do Brasil está mudando, de uma forma com base larga, que significa que a população está mais concentrada na idade baixa, para uma forma em que a base está ficando estreita e o topo mais largo, representando com este processo que a população idosa está crescendo e com este crescimento devemos dar mais atenção as suas dificuldades e limitações.  O abandono é uma queixa muito frequente dos idosos. Filhos e parentes deixam o idoso no asilo e passam anos sem visitá-lo. Em um programa televisivo, vi a história de uma senhora deixada pelo filho, com a promessa de que ficaria lá por quinze dias. A justificativa era uma reforma na casa da família, que poderia ser prejudicial à saúde da idosa. Passaram-se nove anos até o dia da entrevista e ela ainda aguardava o dia de voltar pra casa.

O asilo também pode fazer emergir a possibilidade de reconstrução de um novo mundo social para o idoso. Porém, isso acontece em uma dimensão mais restrita. Eles encontram formas de se relacionar e de ter novas amizades. Não podemos dizer que eles têm uma vida social comum porque é como se vivessem num mundo paralelo. 
            A visita foi muito importante para a EBD, pois nos mostrou a realidade de muitos idosos em nosso país, trazendo a tona à necessidade que eles sentem do contato com pessoas novas e motivadas, para lhes trazer uma nova alegria em Jesus, mostrando-lhes que ainda existem pessoas que dão importância ao idoso. Nós pudemos ver a felicidade em seus rostos quando estávamos entoando os hinos de louvor a Deus, com uma alegria que contagiou a todos naquela sala. 


Por: Dyefferson do Prado Naje


                             Solidariedade com idosos


       Entre idosos, a população de mais de 65 anos, eu pude ver que alguns deles foram abandonados pelos próprios familiares, por isso quando chegamos ao asilo eles ficaram muito felizes. Há outro aspecto triste que é a quantidade de pessoas colocadas em abrigos precários, sem fiscalização de autoridades, por falta de recursos dos familiares e também por não ter uma aposentadoria própria. Há também inúmeros casos de pessoas mal intencionadas, familiares ou não, que a pretexto de se aproveitam da casa e do dinheiro de pessoas idosas com problemas de incapacidade física, sensorial ou mental.

       Mas para protegê-los foi criado o estatuto do idoso, que prega a oportunidade e facilidades para preservação da saúde física e mental; aperfeiçoamento moral, lazer, cultura e educação. Esses são direitos dos idosos que muitas vezes não acontecem. Mas todos da EBD ficaram satisfeitos por terem trazido alegria aqueles senhores que nos receberam com carinho e amor, ouviram os louvores cantaram juntos. Tudo foi maravilhoso, sinto uma grande felicidade quando fazemos as outras pessoas felizes, eu gosto muito dessa frase, por isso resolvi citá-la, ela fala sobre a solidariedade: “Tome um sorriso. E doe-o a quem nunca recebeu. Tome um raio de sol e faça com que atinja lá onde reina a noite. Descubra uma fonte para banhar quem vive no barro. Derrame uma lágrima para colocá-la no rosto de quem nunca chorou. Tome sua coragem e coloque-a no espírito de quem não sabe lutar." 




Por: Dyenniffer do Prado Naje


                                        Maior e melhor idade

      Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas segundo o IBGE. O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e a redução da taxa de natalidade. A importância dos idosos para o país não se resume a sua crescente participação no total da população. Boa parte dos idosos hoje são chefes de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. Hoje em dia, a pessoa é considerada idosa a partir de seus 65 anos de vida, que no caso é uma idade avançada no qual são vistos sinais de velhice, como exemplo o esquecimento. O senador Paulo Paim é autor de uma lei criada em 2003 para estabelecer os direitos dos idosos. Essa lei beneficiou bastante a maior idade trazendo muitos direitos que são extremamente merecidos e necessários. Mas cabe a comunidade, a sociedade, e principalmente família fazer com que esses direitos se cumpram. O idoso tem diversos outros direitos. Os cidadãos que não cumprirem estes direitos serão penalizados, e podem chegar a ser condenados á prisão (de seis meses a um ano). O que pude constatar a ida ao asilo de um hospital, foi que muitos são deixados de lado por familiares ou amigos e necessitam de visitas para obter se quer um pouco de alegria. 

          A obra do Senhor aquele dia foi maravilhosa, podemos ver nos rostos de cada um o quão importante foi nossa presença naquele lugar. O que me deixou feliz foi a alegria deles e a importância que foi uma humilde visita de uma hora apenas. A alegria evita mil males e prolonga a vida. A lição que tive naquele lugar é que às vezes pensamos que nada poderá mudar a vida de um idoso, nós jovens podemos mudar totalmente a vida de alguém, com apenas um gesto ou palavra de amor e carinho que Deus nos deixou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário