EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Davi um homem segundo o coração de Deus


Por:  Lorentino Mello


A Bíblia Sagrada registra a história deste grande homem, que Deus usou para a realização de grandes feitos em Israel, tornando-se até em um símbolo histórico para os Judeus, pela sua coragem e amor por Deus e a sua pátria. Nos registros sagrados encontramos Deus falando através de Samuel  no momento em que Davi foi consagrado e quase que o homem de Deus se engana com a aparência de Eliabe seu irmão. “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem. O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração... então, Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o Senhor: Levanta-te  e unge-o; é este mesmo. E assim tomou Samuel o vaso de azeite e ungiu-o no meio de seus irmãos e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.” I Sm 16:6-12. Grifo meu. A história deste homem nos revela a grandeza de Deus e a fragilidade humana. Davi nas mãos de Deus conquistou o trono de Israel, matou leão, urso, derrubou gigante venceu batalhas importantes, mas no momento em ele vacilou e saiu das mãos do Todo Poderoso, ele cometeu pecados gravíssimos, mas mesmo assim, vemos nele um coração contrito e arrependido e do seu lado um Deus cheio de amor e misericórdia. Eis algumas características de Davi que devemos destacar:
1-       Era um homem voluntário - em At 13:36 lemos os seguinte registro “porque na verdade, tendo Davi servido a sua própria geração conforme o desígnio de Deus”. Este é um grande exemplo positivo de liderança, pois nesta afirmação vemos que ele viveu para servir, isto é, vemos o monarca de Israel se preocupando com as necessidades do povo e não o contrário. O povo era o ator principal e Davi, o coadjuvante.
2-      Tinha um coração de adorador – não somente cantava e tocava, ele adorava a Deus. Em I Samuel 16:16-18 “O rei Saul era atormentado por um espírito maligno... buscai um homem que saiba tocar harpa ... conheço um homem que sabe tocar harpa, é forte, valente, homem de guerra, sisudo (sensato, sábio) em palavras e de boa aparência, e a presença do Senhor é com ele. Davi já era reconhecido por sua maneira de adorar e reconhecer  Deus como Senhor da sua vida. Quando Saul era atormentado Davi tocava a harpa e os espíritos malignos se retiravam porque seu coração estava nas mãos de Deus. Reconhecia que era o Espírito do Senhor que lhe usava para realizar grandes prodígios.
3-      Capacidade de liderança: conhecemos um líder olhando para sua equipe, vendo como ela foi formada e como esta equipe reflete a imagem de seu líder. Em I Samuel 22:2 lemos o seguinte registro: “E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem  de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com uns quatrocentos homens”. As primeiras pessoas que se achegaram a Davi na sua maioria eram estrangeiros em dificuldade, homens rudes e problemáticos, no entanto Davi recebeu e aos acolheu ensinou e preparou-os e logo este número foi aumentando. A equipe de Davi era unânime, irmanada, vinculada, integrada e ainda contava com heróis individuais os chamados “Valentes de Davi” II Sm 23:8. De acordo com a escritura nesta equipe “o menor valia por cem e o maior valia por mil” I Cr 12:14 ARA. Era uma equipe em ação com um objetivo comum dado por Deus e não um ajuntamento de homens, sem uma diretriz, sem um alvo específico na vida. Na autentica liderança, cada membro da equipe é de alto valor para seu líder em II Samuel 23:14-17 e I crônicas 11:16-19 fica evidente que isso era uma realidade na vida de Davi. Nesta ocasião, ele teve sede e desejou beber água da cisterna de Belém, que estava em poder dos inimigos filisteus. Davi ao saber que os seus homens haviam se arriscado para obtê-la, rejeitou a água e ficou com sede. Isso se chama na liderança de EMPATIA. Tal atitude só pode vir de quem não  trata os membros da sua equipe como máquinas, objetos , mas como gente de carne e osso e, portanto, digna de amor respeito e apreciação. É uma obrigação cristã reconhecer o valor das pessoas e não tratá-las como objetos descartáveis, a serviço de nossos interesses.

4-      Davi possuía um coração tratável e humilde – as três coisas mais difíceis de lidarmos nesta vida chamam-se: sexo, poder e dinheiro. E com Davi não foi diferente, ele parou, mas as guerras não, então, neste momento de negligência ele fracassou e cometeu dois pecados horríveis, adultério e homicídio, o pecado foi rápido, mas as consequências foram duradouras, na sua família e na sociedade, tentou esconder seu pecado e sofreu  muito. Esconder pecado oculto apenas prolonga sofrimento, pois de Deus ninguém consegue se esconder. Deus,então, envia o profeta Natã a sua casa e seu pecado é descoberto, mas este homem tinha um coração que era sensível ao trato de Deus, aceitava a correção, era humilde, reconhecia seus erros e confiava na misericórdia de Deus, tanto que ao nascer Salomão o segundo filho ele chama Natã para consagrá-lo e colocou em um de seus filhos o mesmo nome do Profeta I Crônicas 3:5, como uma homenagem pela advertência que recebeu, embora dura, mas necessária.
Seu arrependimento se revela em II Samuel 12:13 “pequei contra o senhor” e ao lermos salmo 32:1-5 e salmo 51 vemos um homem expressando a sua confiança no Senhor  “...cria em mim ó Deus, um coração puro,e renova em mim um espírito reto, não me lances fora da tua presença, nem retires de mim teu Espírito santo, torna a dar-me a alegria da tua salvação...” Na verdade Davi cometeu outros erros, como o do senso no qual desobedeceu a Deus, porém ele prefere cair nas mãos do Senhor. Ele sempre se arrependeu e se humilhou. A Bíblia diz que DEUS É AMOR, mas  ELE não aceita e não convive com o pecado, porém ama o ser humano. 
    Na verdade, muito teríamos que escrever sobre a vida deste grande rei de Israel, seus feitos são lembrados até hoje.Teve suas fraquezas, mas delas tirou lições para sua vida, experimentou o perdão de Deus. Davi foi antepassado de Jesus, seu nome está na galeria dos heróis da fé. Nós não somos diferentes de Davi porque na palavra de Deus está escrito que todo o homem que aceita a Jesus Cristo como Salvador se torna filho de Deus e devemos ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.  Fp 2:5, sentimento aqui está falando de coração, e ainda I Cr 2:16 nós temos a mente de Cristo. Talvez você que está lendo este artigo já foi um a pessoa que viveu bem perto de Deus e foi derrotado pelos teus fracassos, mas existe uma esperança, Deus quer lhe perdoar e de dar uma nova vida, ELE espera a sua iniciativa, tire das suas fraquezas força e busque a misericórdia de Deus e seja um vencedor em nome de JESUS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário