EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

sábado, 26 de março de 2011

A FÉ

Por:  Ev. Claudionor Oliveira Gomes 

     Ao se falar de fé podemos buscar uma divisão mais clara sobre o assunto, pois há um grande conflito de idéias, nesta área.

     Então dividiremos aqui em dois tipos:

a)      Fé Natural e
b)      Fé salvivica

Fé natural é o tipo de fé que todas as pessoas possuem, muitas vezes até sem se aperceberem, e é uma fé que se baseia e se apoia nos cinco sentidos de todo o ser humano.

      Exemplo: uma pessoa tem fé no médico, quando o consulta.

    Quanto a este tipo de fé, os dicionários estão fartos de definições como podemos ler:

   Crença religiosa. Conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto. Firmeza na execução de uma promessa ou compromisso. Os dicionários definem que até os ateus possuem algo em que acreditar. Dizem acreditar nas leis da natureza e em suas próprias ideologias. A fé natural é a certeza que o homem tem, das coisas ligadas ao seu dia-a-dia. Todas as pessoas têm certeza das conseqüências de seus atos. Todas as pessoas acreditam que logo após uma trovoada é possível que venha uma descarga elétrica sobre alguma coisa na terra. Este tipo de fé se evidencia através da interação do homem com o mundo. Ao nascer o homem não tem certeza, e nem acredita em coisa alguma, porque a fé natural surge a partir do ensino, da experimentação, da constatação. Este tipo de fé é proveniente do mundo que o cerca, que concede a ele condições convincentes e dignas de sua confiança. Portanto, acredito ser esta, a fé natural.


Fé Salvívica é aquela força sobrenatural que nos leva a CRER em Jesus Cristo como filho de Deus.

     Quando cremos em Cristo, Ele torna-se nosso Senhor e Salvador.

     O Pedagogo, Teólogo e Pastor Antonio Gilberto relata em sua análise a cerca da Fé, na página 1704 da Bíblia de Estudos Pentecostais o seguinte:

     “A fé salvivica é a única condição prévia que Deus requer do homem para a salvação.

     Não é somente uma confissão a respeito de Cristo, mas também uma ação forte que brota de dentro do coração do crente que quer seguir e andar nos caminhos de Cristo, seu Senhor e Salvador.

     O conceito de fé no Novo Testamento direciona para quatro elementos principais:

a)      A fé significa crer e confiar firmemente no Cristo crucificado e ressurreto como nosso Senhor e Salvador pessoal. Confirme isto em Romanos 1.17. Importa em crer de todo o coração, confirme também em Atos 8.37.

b)      A fé inclui arrependimento, isto é se afastar do pecado com verdadeira tristeza e voltar-se para Deus através de Cristo.

c)      A fé inclui obediência a Jesus Cristo e a Sua Palavra, como maneira de viver inspirada por nossa fé, por nossa gratidão a Deus pela obra regeneradora do Espírito Santo Mem nós.

d)       Finalmenete a fé inclui sincera dedicação pessoal e fidelidade a Jesus Cristo, que se expressam na confiança, no amor, na gratidão e lealdade para com Ele.

     A fé, no seu sentido mais elevado, não se diferencia muito do amor.

     É uma atividade pessoal de sacrifício e de abnegação para com Cristo.”


     Portanto a fé salvívica, que está em Jesus Cristo, é superior a fé natural porque transcede as coisas naturais, utrapassando seus limites e adentrando os umbrais do palácio Divinal onde Deus, em Sua magestade e glória está assentado em um alto e sublime trono, como visualizou o profeta Isaias em seus escritos proféticos.

     Por isto os crentes são descritos, em alguns momentos, como sonhadores e até mesmo loucos, porque vêem o invisível como se estivessem a ver o visível.

     A fé salvívica foi descrita em Hebreus 11.1 assim:

     “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.”
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário