EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O tempo para Deus

Por: Dc. Jeremias Pakulski Panizzon

A palavra do Senhor em Eclesiastes 3.1 diz que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Portanto, Deus é o senhor do tempo. Ele sabe o melhor período para que os seus propósitos aconteçam na nossa vida. Mas, ao mesmo tempo em que Deus sabe o melhor momento para a cada coisa, Ele nos dá o livre arbítrio para agirmos da melhor maneira possível com o intuito de não atrasarmos os seus propósitos para as nossas vidas.

Precisamos ser cautelosos no esperar o tempo de Deus para nossa vida, pois em Êxodo 32.1 diz “mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.” Neste trecho, temos uma amostra do que acontece quando queremos apressar os designíos de Deus, o povo se corrompeu e por conta dessa atitude apressada e pela desobediência foi ferido pelo Senhor em Êxodo 32.35 “assim feriu o Senhor o povo, por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado”.

Somos uma geração que vive o instantâneo, que não tem paciência para esperar. Muitas pessoas relacionam o tempo de solteiro como um castigo.  A Bíblia mostra que o homem não deve andar só como está escrito em Gênesis 2.18, porém, esse período de espera deve ser feito para glorificar o nome de Deus. Muitas vezes o solteiro se sente pressionado para ter um namoro e um casamento. Muitos chegam até julgar, sem saber, achando que pode se tratar de um grande bloqueio emocional. Quando se decide esperar em Deus, muitos amigos da própria igreja chegam a dizer que você está perdendo tempo. Mas esperar é ter fé em Deus, não vendo, mas crendo no que virá.

O tempo de solteiro tem o seu valor.  Encontramos  em 1 Coríntios 7.32,33 “o solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.” Quando solteiro posso afirmar que fiz o meu melhor para o Senhor, ajudei em tudo o que estava ao meu alcance e fiz com muita alegria, pois estava dispensando a minha juventude ao meu criador...

Sei que vivemos numa fase em que queremos tudo rapidamente, mas se você é solteiro, dedique-se de corpo e alma para o nosso senhor... EVANGELIZE, PREGUE, DOE ROUPAS, DÊ OFERTAS, FREQUENTE A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL etc. Aproveite essa grande oportunidade para viver o sobrenatural de Deus, antes de encontrar o seu par perfeito. Não despreze essa fase da sua vida e observe sempre o que Deus pensa de você, “porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”  (Romanos 11.36). 

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Inveja

Por: Dc. Jere Pakulski Panizzon

Segundo o dicionário, o substantivo feminino INVEJA tem duas definições “desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia” e “desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outro”. Um sentimento maligno que, com certeza, todos nós já sentimos quando homens carnais. A inveja é algo que o cristão deve banir de sua vida e viver conforme o fruto do Espírito, “se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros” Gálatas 5.25,26.
Tiago 3.14,15 afirma que “se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica”. Satanás sentiu inveja de Deus e esse foi o primeiro passo para a sua queda e sua desgraça. Lentamente, Satanás aceitou o seu desejo de exaltação própria conforme Isaías 14.13-15 “tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.” Deus não gosta de inveja e nenhum sentimento que nos ligue ao pior dos seres criados.
Em Provérbios 14.30 encontramos “o sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.” O homem salvo deve andar em santidade e transmitindo aos demais os sentimentos que são dignos de ser um remido por Cristo. Sentir inveja demonstra que estamos insatisfeitos com o que Deus tem nos dado. A Bíblia nos diz que devemos estar contentes com o que temos, pois tudo é de Deus e Ele nos empresta por sua imensa misericórdia. A inveja só traz desgraças, e ela começa através de um simples pensamento. Por isso, meus irmãos, andemos em santidade e quando o inimigo lançar na nossa mente esse desejo invejoso, repreenda-o, na hora, pois não provém de Deus. Busquemos a santidade de Cristo em nossa vida por meio da oração, do jejum e da leitura diária da Bíblia.


segunda-feira, 13 de julho de 2015

Superação em Cristo

Por: Jornalista Stefany Rocha


Superação em Cristo Muitas vezes a vida nos surpreende com situações com as quais não estamos preparados para lidar e isso pode fazer com que nos sintamos perdidos e sem saída. Mas ao invés de nos desesperarmos, temos que encontrar forças para superar as dificuldades e essa força podemos encontrar na Bíblia. Na Bíblia, encontramos vários relatos de pessoas que mesmo sendo fiéis, também passaram por aflições. Como Jó, que em meio a tantos problemas em sua vida e mesmo em momentos de questionamento, não abandonou Deus. Jesus promete estar com nós em todos os dias da nossa vida, até nos mais difíceis (Mt 28:20). Nessa vida, todos vamos passar por momentos ruins mas temos que lembrar que são apenas períodos e que em Cristo podemos superar qualquer dificuldade. Quando nós confiamos e descansamos em Deus, estamos dando a Ele liberdade de agir em nossas vidas e transformar nossas dores em alegria. Mesmo quando para nós parece que Ele está demorando a nos ouvir, o Senhor sabe a hora certa para cada coisa e responde no tempo Dele. Ele quer que tenhamos uma fé persistente. Pela nossa persistência em pedir a Deus tudo o que necessitamos, Ele, certamente, nos responderá. Todos os desafios da vida podem ser superados se tivermos fé em Cristo. Creia, seja persistente e, em Seu tempo, Deus ouvirá todas as suas orações. 





domingo, 24 de maio de 2015

Nadie puede saciar plenamente su corazón

Por: Ana Paula Bitelo

            La primer advertencia puede parecer desalentadora, pero es, sin duda, la más importante de todas: nadie- absolutamente nadie- puede saciar su corazón. Muchas personas hoy se casan para “serem felices”, con la esperanza de que sus esposos y sus esposas se completem y montam para ellas un pequeño paraíso en esta tierra. Após un curto tiempo, cuando ellas caen en si y perciben que el paraíso no vino e ni vendrá, bate el desespero y la desilusión: ? afinal, lo que dio errado?

            El casal que entra en estas crises deve entender que ninguna criatura puede saciar la sed infinita del hombre. Este solo se realiza plenamente cuando encuentra el único Otro que lo transende: Dios.



domingo, 5 de abril de 2015

Páscoa

“Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” Jo 1.29 b

Jesus deixou a sua glória, se fez homem e foi obediente até a morte de cruz em nosso lugar. E vivendo como homem, não pecou, chegando à cruz como cordeiro puro e sem mácula, quitando assim, a nossa divida para com o pai por causa do pecado. O coelho nada tem a a ver com a verdadeira Páscoa! Deus nos convida a comemorarmos a verdadeira Páscoa: Jesus! Aquele que morreu, ressuscitou e voltará, pois Fiel é aquele que nos prometeu em João 14. Ele nos oferece uma nova vida, um novo nascimento, a regeneração que somente Ele pode realizar em nós! Feliz Páscoa


 Autor desconhecido