A paz do Senhor Jesus! Somos membros da Igreja Assembleia de Deus de São leopoldo (RS) cujo pastor é Pr. Adalberto do Santos Dutra. Este blog foi criado para dar vazão às criações de alunos e professores da nossa querida Escola Bíblica Dominical, das classe de juvenis, pré-adolescentes e adolescentes.A paz de Deus esteja com todos!
EsCola BíBLica DoMinicAl
domingo, 12 de agosto de 2012
domingo, 5 de agosto de 2012
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Sociedade
Por: Jere Pakulski Panizzon
Vivemos em uma época repleta de inovações tecnológicas e científicas. Devido aos inúmeros desenvolvimentos nos equipamentos, as pessoas também se transformam, aprendendo, assim a conviver com um novo padrão de vida. Para tanto, alguns pensadores e teóricos começaram a fixar seus estudos na população surgindo assim à sociologia.
A sociologia é o estudo das pessoas e todo o tipo de interações sociais em todos os níveis organizacionais. Por meio destas relações surgem novas estruturas. O objetivo da sociologia é estudar as interações sociais ocorridas ao longo dos anos. Sabe-se que o homem foi criado para viver em comunidade e se relacionar dentro desta sociedade. Porém, ao longo do tempo foi surgindo fatos que modificaram a estrutura social e reorganizaram a mesma.
O maior acontecimento social de todos os tempos foi sem dúvida o nascimento, a vida e a morte de Jesus Cristo. O Senhor Jesus marcou profundamente a sociedade, transformando-a completamente. Surge, então, o cristianismo. Segundo o dicionário Vine (2010), a palavra “cristão” vem de christianos e foi originada pelos gentios (Atos 11.26, 26.28, I Pedro 4.16) que eram seguidores de Jesus. Em Atos 11.26, a tradução foi feita para os “chamados”, porém em I Pedro 4.26 é falado do ponto de vista por alguns, tanto que Tácio escreveu no final do século I sobre “vulgo: os chamados cristãos”. A história do cristianismo é repleta de episódios diversificados. Passando pelo período de proibição da sua prática, até a sua aceitação por Constantino, que não era um grande cristão, mas um ótimo político, pois se uniu ao maior movimento de todos os tempos. A partir desta época os cristãos puderam exercer plena liberdade para construir templos adorar a Deus. A igreja Católica Apostólica Romana exerceu domínio durante muito tempo, aproximadamente 1500 anos.
Na idade média era ensinado que o papa era o mediador de Cristo na Terra e que ninguém poderia se aproximar de Cristo sem a sua ajuda. Com o tempo vários erros foram introduzidos à fé cristã e o papado se tornou déspota até surgir Martin Lutero e a sua reforma protestante que foi contra atacada pelos católicos com o concílio de Trento. Surgem, então, as religiões calvinista, protestante, anglicana etc.
Em 1910, dois missionários vindos dos Estados Unidos chegam a Belém do Pará e fundam a Assembleia de Deus. Gunnar Vingren e Daniel Berg vieram orientados pelo Espírito Santo. Inicialmente foram à igreja Batista de Belém do Pará, porém com diferenças surgidas com relação ao batismo com o Espírito Santo eles saem da igreja.
Aos poucos os missionários foram realizando cultos públicos em diversos lugares. Gunnar pouco viajava, ficando a cargo de Daniel o campo missionário, pois ele era evangelista. Falava pouco o português, mas a sua mensagem era concreta e perfeita: “Jesus Cristo salva, batiza com Espírito Santo e cura enfermos”. Homens e mulheres abandonavam vícios, a prostituição, a vida marginalizada e se tornavam santos e dedicados ao Senhor. Esse é o verdadeiro objetivo do evangelho: salvar vidas e dar nova oportunidade a todos. Em 18 de junho de 1911, na casa de Celina Albuquerque é fundada a igreja cujo nome era de Missão da Fé apostólica. Porém, em 4 de janeiro de 1918 foi registrada com o nome de Assembleia de Deus.
Muitas vezes a igreja não faz a diferença na Terra, se preocupando com coisas menores, mas a grande maioria busca a genuína palavra de Deus e prega o evangelho ao vizinho, ao irmão, ao pai etc. Paulo fala em Romanos 10.14 “E como invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?”. Essa é principal motivo do evangelho. É preciso pessoas para irem aos campos missionários levar a palavra. Este continua sendo o maior desafio. Portanto, não podemos nos calar como sociedade e ir onde quer que seja para levarmos a salvação que só ocorre por meio de Jesus Cristo.
Referências
BÍBLIA, Bíblia de estudo pentecostal: edição comemorativa ao centenário das assembleias de Deus no Brasil. São Paulo: CPAD, 1995.2030p.
TOLEDO, Alcino Lopes, Ripke, Rosangela. Apostila da Faetel: módulo 8. São Paulo: Faetel. 2010. 2° ed. 89p.
VINE, W.E, UNGER, Merril F., JR. William White. Dicionário Vine: o significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.1115p.
domingo, 15 de julho de 2012
Salmo
Escrito por: Ânderson de Lima,
Filipe Malaquias Spielmann e Taiana Rodrigues
SALMO
Tem
misericórdia de mim, Senhor, pois sou fraco.
As minhas
lágrimas todas as noites molham a minha cama devido
aos meus
adversários.
Afasta-me
dos que me fazem mal.
Ouve, ó
SENHOR, o desejo do meu coração, julgue os meus
planos,
conforme a sua vontade e sabedoria.
Esconde-me
dos conselhos dos maus e de suas iniquidades,
para que
eu não ensoberbeça o meu coração e para que não me
esqueça
da sua vontade.
SENHOR,
os ímpios se levantam para dizer que não posso e que
não irei
prevalecer,
eles
tentam matar os meus sonhos e entristecer a minha alma, mas
o Deus de
Sião é o meu protetor e meu braço forte,
que me
ergue e me fortalece, fazendo-me
andar
sobre os lugares altos que tem preparado para mim.
Felizes
os que não aceitam os conselhos dos maus, não seguem o
exemplo
daqueles
que não
querem saber de Deus e o seu prazer é meditar de dia e
de noite
na lei do
Senhor,
pois o Senhor dirige e abençoa aqueles que lhe obedecem
e tudo o
que fazem
dá certo.
Senhor,
ajude-me a escolher meus amigos, que eles sejam pessoas
que
possam me
ajudar
nos momentos difíceis e celebrar junto comigo as minhas
vitórias.
Quero
influenciar as pessoas a te servirem, que a sua luz brilhe em
mim para
que eu
possa ser
o sal da terra!
Pai,
guia-me, através do Seu Espírito, todos os dias da minha vida,
pois sei
que
enganoso
é o coração do homem, mas Tu és perfeito e conheces
todas as
coisas,
conheces
o meu deitar e o meu levantar, tu me sondas.
Senhor, a
solidão tem tentado tomar o meu coração, sinto-me tão
só e
desamparado,
olho para
esquerda e para direita e não encontro ninguém,
nenhuma
mão estendida,
disposta
a ajudar. Dobro os meus joelhos e olhando para o céu
clamo a
Ti, pois sei
que o
SENHOR nunca me desamparará. As pessoas olham para
meus
pecados e meus
erros e
se afastam de mim, mas o Deus Eterno olha para a
sinceridade
do meu coração.
Louvado
seja o nome do Deus todo poderoso por que é ele quem
socorre o
perdido e ampara o necessitado.
Ó Senhor,
dá-me o fruto do Espírito, pois assim o meu coração será
conforme
a sua vontade.
Deus,
dirija-me até a tua vontade, descansarei em ti, porque sei que
Tu cuidas
até mesmo dos passarinhos e dos lírios do campo,
quanto
mais de mim.
Graças Te
damos, Senhor Deus, porque tu és bom!
Bom é
cantar louvores em tua honra, anunciar o Teu amor e a Tua
fidelidade.
Os teus
poderosos feitos tornam-me feliz .
Tu ó
Senhor está acima de tudo e de todos.
Tu me
torna forte e me abençoa com a felicidade.
Senhor,
louvo-te pelo sacrifício de Cristo no calvário, por ele ter se
entregado
por nós
para que
pudéssemos ter a vida eterna, adoro-te pelo seu amor e
misericórdia,
que tem
me sustentado até aqui, pela sua bondade, perdão e pela
salvação!
Tudo
o que tem fôlego louve ao Senhor!
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Viver sem Deus é fácil,difícil é morrer sem Ele
Por: Débora Keizy Domingues Roland
Viver sem Deus é fácil, difícil é morrer sem Ele...
Essa é a frase que tenho visto constantemente
em muitos lugares...mas eu discordo totalmente dessa afirmação! Na
minha opinião, quem pensa dessa maneira, não sabe quão precioso é ter a companhia do Eterno! A frase certa deveria ser:
"Difícil é viver sem Deus, pior ainda é morrer sem Ele! " Quer um exemplo disso? Pois bem, frequentemente ouço da boca de novos convertidos as seguintes palavras: "Ah! Por que não conheci a Jesus antes?"..."poxa! Quanto tempo perdi longe de Deus.."
Ei, querido (a)! Viver sem Deus é muito difícil! Muitas pessoas teriam evitado muito sofrimento e decepções, se tivessem conhecido ao Eterno Deus antes! Viver com Deus é ter certeza de que o amanhã será bem melhor do que o ontem. Viver com Deus é ter paz em meio a tempestade, é saber que não se está só! Viver com Deus é ter direção para tudo, pois Ele é nosso Guia! Viver com Deus é chorar e sentir o abraço dEle, é orar sabendo que nossas orações serão respondidas!
"Difícil é viver sem Deus, pior ainda é morrer sem Ele! " Quer um exemplo disso? Pois bem, frequentemente ouço da boca de novos convertidos as seguintes palavras: "Ah! Por que não conheci a Jesus antes?"..."poxa! Quanto tempo perdi longe de Deus.."
Ei, querido (a)! Viver sem Deus é muito difícil! Muitas pessoas teriam evitado muito sofrimento e decepções, se tivessem conhecido ao Eterno Deus antes! Viver com Deus é ter certeza de que o amanhã será bem melhor do que o ontem. Viver com Deus é ter paz em meio a tempestade, é saber que não se está só! Viver com Deus é ter direção para tudo, pois Ele é nosso Guia! Viver com Deus é chorar e sentir o abraço dEle, é orar sabendo que nossas orações serão respondidas!
Mas viver sem Deus não é viver, é apenas ser
mais um na multidão. Viver sem Deus é viver sem novidade de vida, é sofrimento sem consolo, é
estar sempre só... viver sem Deus é chorar sem
ter ombro amigo, é viver sem rumo, sem direção. Viver sem Deus é como ser
alguém que vai para a guerra despreparado e sem armadura, afinal somente Deus
pode nos proteger e nos guiar nesse mundo em que batalhamos diariamente!
E aí?
Ainda achas fácil viver sem
DEUS?
Que o Eterno Deus abençoe
abundantemente a cada um.
.........................................................................................................................
domingo, 1 de julho de 2012
Festa Junina e/ou Julina
Por: Mateus Spielmann
O povo de Israel abraçou os costumes das
nações pagãs e foi criticado pelos profetas de Deus. A vida de Elias é um
exemplo específico do que estamos falando. Ele desafiou o povo de Israel a
escolher entre Deus e Baal. O profeta pôs o povo à prova: “Até quando
coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal,
segui-o” (l Reis 18.21). É claro que o contexto histórico do texto bíblico em pauta
é outro, mas, como observadores e seguidores da Palavra de Deus, devemos tomar
muito cuidado para não nos envolvermos com práticas herdadas do paganismo. Pois
é muito arriscada a mistura de costumes religiosos, impróprios à luz da Bíblia.
Para muitos cristãos, pode parecer que
a participação nessas festividades juninas/julinas não tenha nenhum mal, e que
a Bíblia não se posiciona a respeito. É óbvio que nenhum crente participa
dessas festas com o objetivo de praticar a idolatria, mas devemos refletir o
seguinte: As bases das festas juninas estão
fincadas nas práticas das festividades pagãs, onde os pagãos na mesma data
ofereciam seus louvores e suas festas em honra daqueles deuses. Eram as festas
pelas colheitas. As festas juninas usurparam isto dos gentios, com apenas o
detalhe de transvestir tais festas com roupagem cristã.
Será
que Deus se agradaria de tais festividades, quando sabemos que elas desobedecem
explicitamente o que Ele ordenou em sua santa Palavra?
Se Deus rejeitou as festas de Israel
que eram dedicadas somente a Ele (Amós 5.21-23), mas que haviam sido mescladas
com elementos dos cultos pagãos dos países vizinhos, não rejeitaria com mais
veemência ainda as ditas festas “cristã” dedicada aos santos?
É necessário,
portanto, que nós como corpo do Senhor Jesus, não venhamos a compartilhar
destas consagrações; evitando, estarmos juntos aos que se alegram com elas.
Neste caso, especifico, muitas cidades têm como tradições patrocinar
festividades denominadas como "Festas Juninas", que consistem em
"forrós e outras tradições" comuns à data; o Espírito de Deus nos
aconselha a não participarmos de tais tradições, nem mesmo, admirá-las. E, na
condição de separados que somos, é sábio declararmos diante das trevas que
anulamos em nome de Jesus Cristo, todo poder e autoridade constituída pelos
homens às forças espirituais contra nossas vidas. O passo seguinte é
procurarmos viver um dia, de muita vigilância e consagração ao Senhor (Mt
26.41), para que não sejamos atingidos pelo inimigo.
"Não se juntem com os descrentes
para trabalharem com eles. Como é que o certo e o errado podem ser
companheiros? Como podem viver juntas a luz e a escuridão? Como podem Cristo e
o diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum?
Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos pagãos? Pois nós
somos o templo do Deus vivo."( 2 Co 6:14-16)
terça-feira, 12 de junho de 2012
Dia dos namorados
Por: Pr. Rudimar Couto
Para manter a conduta cristã no namoro, o
cristão precisa discernir os seus desejos se são lícitos ou ilícitos. Se os
desejos coincidem com a vontade de Deus estes desejos são lícitos, quando estes
desejos contrariam a vontade de Deus estes desejos são ilícitos.
Hoje, na sociedade atual, as pessoas até
zombam dos que são puros, alguns chegam a dizer que não é possível ser puro,
alguns afirmam “A prática do sexo é necessária antes do casamento”,
contrariando a palavra de Deus, pois a Bíblia diz: Como purificará o
jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra Sl 110. 9.
Para obedecer a palavra de Deus, os namorados não devem seguir os conselhos dos
“educadores modernos”, que são conselhos onde tudo é permitido, liberado e
imorais, embora para a sociedade atual fica difícil dizer o que é imoral, pois
a sociedade está aceitando tudo, mas não devemos nos conformar.
Namorar todo jovem quer, mas como ficam os
princípios de Deus num namoro cristão? Como devem se comportar, agir e
continuar um namoro dentro das bênçãos de Deus?
Princípios para um Namoro Cristão
O namoro cristão é uma preparação, é a fase
do conhecimento. Um período extremamente importante na vida de dois jovens
cristãos e de muitas responsabilidades. Representa um período de transição
entre dois jovens ou adultos, um homem e uma mulher, crentes no Senhor Jesus
Cristo, sendo que ambos devem ter um bom nível de maturidade. Ambos mantêm um
bom ritmo de comunicação, sendo através deste relacionamento orientados e
preparados por Deus para um futuro casamento. Namoro cristão deve sempre visar
o casamento. Um namoro que não tem como alvo um futuro casamento, sequer deve
ser iniciado.
Embora o desejo seja que ambos se tornem
íntimos em seu relacionamento, isso não quer dizer liberdade no aspecto físico
e muito menos liberdade sexual entre o casal de namorados. A relação sexual
está destinada a ser desfrutada apenas entre pessoas devidamente casadas (Hb
13.4; Gn 2.24; Cantares de Salomão 4.12; 1Tess 4.3-5; Cl 3.5-6; 1Cor 6.15-20;
1Tm 5.22; 2Tm 2.22).
Este é um período de conhecimento mútuo,
conhecimento da alma, do coração, nunca do físico um do outro. O aspecto físico
está destinado para depois do casamento. Portanto, exige disciplina própria,
vigilância constante. É um tempo onde se obtém oportunidade de duas
personalidades diferentes se harmonizarem, conhecerem um ao outro. Comunhão
espiritual é fator primordial. Lembre-se que quanto mais próximo cada um
estiver de Deus, mais próximo estarão um do outro. Este período também serve
para confirmar a perfeita vontade de Deus para a vida de ambos.
Lembre-se,
namorar não é tocar o corpo um do outro ou se divertir, mas sim conhecer bem um
ao outro a fim de decidir se estão prontos ou não para passar a vida juntos.
Cristãos não namoram para se divertir, pois sabem que este tipo de namoro só
acaba machucando mais tarde. Cristãos namoram para encontrar a pessoa com quem
vão viver a vida toda.
Feliz dia dos namorados!
Assinar:
Postagens (Atom)
