EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

domingo, 12 de agosto de 2012

Samuel...um profeta



Fonte: www.youtube.com

domingo, 5 de agosto de 2012

EBD da central



Professores: Neuza, Edson, Allana e Jere

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sociedade

Por: Jere Pakulski Panizzon



Vivemos em uma época repleta de inovações tecnológicas e científicas. Devido aos inúmeros desenvolvimentos nos equipamentos, as pessoas também se transformam, aprendendo, assim a conviver com um novo padrão de vida. Para tanto, alguns pensadores e teóricos começaram a fixar seus estudos na população surgindo assim à sociologia.
A sociologia é o estudo das pessoas e todo o tipo de interações sociais em todos os níveis organizacionais. Por meio destas relações surgem novas estruturas. O objetivo da sociologia é estudar as interações sociais ocorridas ao longo dos anos. Sabe-se que o homem foi criado para viver em comunidade e se relacionar dentro desta sociedade. Porém, ao longo do tempo foi surgindo fatos que modificaram a estrutura social e reorganizaram a mesma.
O maior acontecimento social de todos os tempos foi sem dúvida o nascimento, a vida e a morte de Jesus Cristo. O Senhor Jesus marcou profundamente a sociedade, transformando-a completamente. Surge, então, o cristianismo. Segundo o dicionário Vine (2010), a palavra “cristão” vem de christianos e foi originada pelos gentios (Atos 11.26, 26.28, I Pedro 4.16) que eram seguidores de Jesus. Em Atos 11.26, a tradução foi feita para os “chamados”, porém em I Pedro 4.26 é falado do ponto de vista por alguns, tanto que Tácio escreveu no final do século I sobre “vulgo: os chamados cristãos”. A história do cristianismo é repleta de episódios diversificados. Passando pelo período de proibição da sua prática, até a sua aceitação por Constantino, que não era um grande cristão, mas um ótimo político, pois se uniu ao maior movimento de todos os tempos. A partir desta época os cristãos puderam exercer plena liberdade para construir templos adorar a Deus. A igreja Católica Apostólica Romana exerceu domínio durante muito tempo, aproximadamente 1500 anos.
Na idade média era ensinado que o papa era o mediador de Cristo na Terra e que ninguém poderia se aproximar de Cristo sem a sua ajuda. Com o tempo vários erros foram introduzidos à fé cristã e o papado se tornou déspota até surgir Martin Lutero e a sua reforma protestante que foi contra atacada pelos católicos  com o concílio de Trento. Surgem, então, as religiões calvinista, protestante, anglicana etc.
Em 1910, dois missionários vindos dos Estados Unidos chegam a Belém do Pará e fundam a Assembleia de Deus. Gunnar Vingren e Daniel Berg vieram orientados pelo Espírito Santo. Inicialmente foram à igreja Batista de Belém do Pará, porém com diferenças surgidas com relação ao batismo com o Espírito Santo eles saem da igreja.
Aos poucos os missionários foram realizando cultos públicos em diversos lugares. Gunnar pouco viajava, ficando a cargo de Daniel o campo missionário, pois ele era evangelista. Falava pouco o português, mas a sua mensagem era concreta e perfeita: “Jesus Cristo salva, batiza com Espírito Santo e cura enfermos”. Homens e mulheres abandonavam vícios, a prostituição, a vida marginalizada e se tornavam santos e dedicados ao Senhor. Esse é o verdadeiro objetivo do evangelho: salvar vidas e dar nova oportunidade a todos. Em 18 de junho de 1911, na casa de Celina Albuquerque é fundada a igreja cujo nome era de Missão da Fé apostólica. Porém, em 4 de janeiro de 1918 foi registrada com o nome de Assembleia de Deus.
Muitas vezes a igreja não faz a diferença na Terra, se preocupando com coisas menores, mas a grande maioria busca a genuína palavra de Deus e prega o evangelho ao vizinho, ao irmão, ao pai etc. Paulo fala em Romanos 10.14 “E como invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?”. Essa é principal motivo do evangelho. É preciso pessoas para irem aos campos missionários levar a palavra. Este continua sendo o maior desafio. Portanto, não podemos nos calar como sociedade e ir onde quer que seja para levarmos a salvação que só ocorre por meio de Jesus Cristo.
Referências
BÍBLIA, Bíblia de estudo pentecostal: edição comemorativa ao centenário das assembleias de Deus no Brasil. São Paulo: CPAD, 1995.2030p.

TOLEDO, Alcino Lopes, Ripke, Rosangela. Apostila da Faetel: módulo 8. São Paulo: Faetel. 2010. 2° ed. 89p.

VINE, W.E, UNGER, Merril F., JR. William White. Dicionário Vine: o significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.1115p.

domingo, 15 de julho de 2012

Salmo


Escrito por: Ânderson de Lima, Filipe Malaquias Spielmann e Taiana Rodrigues


SALMO


Tem misericórdia de mim, Senhor, pois sou fraco.
As minhas lágrimas todas as noites molham a minha cama devido
aos meus adversários.
Afasta-me dos que me fazem mal.
Ouve, ó SENHOR, o desejo do meu coração, julgue os meus
planos, conforme a sua vontade e sabedoria.
Esconde-me dos conselhos dos maus e de suas iniquidades,
para que eu não ensoberbeça o meu coração e para que não me
esqueça da sua vontade.
SENHOR, os ímpios se levantam para dizer que não posso e que
não irei prevalecer,
eles tentam matar os meus sonhos e entristecer a minha alma, mas
o Deus de Sião é o meu protetor e meu braço forte,
que me ergue e me fortalece, fazendo-me
andar sobre os lugares altos que tem preparado para mim.
Felizes os que não aceitam os conselhos dos maus, não seguem o
exemplo daqueles
que não querem saber de Deus e o seu prazer é meditar de dia e
de noite na lei do
Senhor, pois o Senhor dirige e abençoa aqueles que lhe obedecem
e tudo o que fazem
dá certo.
Senhor, ajude-me a escolher meus amigos, que eles sejam pessoas
que possam me
ajudar nos momentos difíceis e celebrar junto comigo as minhas
vitórias.
Quero influenciar as pessoas a te servirem, que a sua luz brilhe em
mim para que eu
possa ser o sal da terra!
Pai, guia-me, através do Seu Espírito, todos os dias da minha vida,
pois sei que
enganoso é o coração do homem, mas Tu és perfeito e conheces
todas as coisas,
conheces o meu deitar e o meu levantar, tu me sondas.
Senhor, a solidão tem tentado tomar o meu coração, sinto-me tão
só e desamparado,
olho para esquerda e para direita e não encontro ninguém,
nenhuma mão estendida,
disposta a ajudar. Dobro os meus joelhos e olhando para o céu
clamo a Ti, pois sei
que o SENHOR nunca me desamparará. As pessoas olham para
meus pecados e meus
erros e se afastam de mim, mas o Deus Eterno olha para a
sinceridade do meu coração.
Louvado seja o nome do Deus todo poderoso por que é ele quem
socorre o perdido e ampara o necessitado.
Ó Senhor, dá-me o fruto do Espírito, pois assim o meu coração será
conforme a sua vontade.
Deus, dirija-me até a tua vontade, descansarei em ti, porque sei que
Tu cuidas até mesmo dos passarinhos e dos lírios do campo,
quanto mais de mim.
Graças Te damos, Senhor Deus, porque tu és bom!
Bom é cantar louvores em tua honra, anunciar o Teu amor e a Tua
fidelidade.
Os teus poderosos feitos tornam-me feliz .
Tu ó Senhor está acima de tudo e de todos.
Tu me torna forte e me abençoa com a felicidade.
Senhor, louvo-te pelo sacrifício de Cristo no calvário, por ele ter se
entregado por nós
para que pudéssemos ter a vida eterna, adoro-te pelo seu amor e
misericórdia,
que tem me sustentado até aqui, pela sua bondade, perdão e pela
salvação!
Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Viver sem Deus é fácil,difícil é morrer sem Ele


Por: Débora Keizy Domingues Roland


Viver sem Deus é fácil, difícil é morrer sem Ele...

Essa é a frase que tenho visto constantemente em muitos lugares...mas eu discordo totalmente dessa afirmação! Na minha opinião, quem pensa dessa maneira, não sabe quão precioso é ter a companhia do Eterno! A frase certa deveria ser:
"Difícil é viver sem Deus, pior ainda é morrer sem Ele! Quer um exemplo disso?
Pois bem, frequentemente ouço da boca de novos convertidos as seguintes palavras: "Ah! Por que não conheci a Jesus antes?"..."poxa! Quanto tempo perdi longe de Deus.."

        Ei, querido (a)! Viver sem Deus é muito difícil! Muitas pessoas teriam evitado muito sofrimento e decepções, se tivessem conhecido ao Eterno Deus antes! Viver com Deus é ter certeza de que o amanhã será bem melhor do que o ontem. Viver com Deus é ter paz em meio a tempestade, é saber que não se está só! Viver com Deus é ter direção para tudo, pois Ele é nosso Guia! Viver com Deus é chorar e sentir o abraço dEle, é orar sabendo que nossas orações serão respondidas!


Mas viver sem Deus não é viver, é apenas ser mais um na multidão. Viver sem Deus é viver sem novidade de vida, é sofrimento sem consolo, é estar sempre só... viver sem Deus é chorar sem ter ombro amigo, é viver sem rumo, sem direção. Viver sem Deus é como ser alguém que vai para a guerra despreparado e sem armadura, afinal somente Deus pode nos proteger e nos guiar nesse mundo em que batalhamos diariamente!

E aí?



Ainda achas fácil viver sem DEUS?

Que o Eterno Deus abençoe abundantemente a cada um.




.........................................................................................................................

domingo, 1 de julho de 2012

Festa Junina e/ou Julina

Por: Mateus Spielmann


     

                  
        O povo de Israel abraçou os costumes das nações pagãs e foi criticado pelos profetas de Deus. A vida de Elias é um exemplo específico do que estamos falando. Ele desafiou o povo de Israel a escolher entre Deus e Baal. O profeta pôs o povo à prova:   “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o” (l Reis 18.21). É claro que o contexto histórico do texto bíblico em pauta é outro, mas, como observadores e seguidores da Palavra de Deus, devemos tomar muito cuidado para não nos envolvermos com práticas herdadas do paganismo. Pois é muito arriscada a mistura de costumes religiosos, impróprios à luz da Bíblia.
        Para muitos cristãos, pode parecer que a participação nessas festividades juninas/julinas não tenha nenhum mal, e que a Bíblia não se posiciona a respeito. É óbvio que nenhum crente participa dessas festas com o objetivo de praticar a idolatria, mas devemos refletir o seguinte: As bases das festas juninas estão fincadas nas práticas das festividades pagãs, onde os pagãos na mesma data ofereciam seus louvores e suas festas em honra daqueles deuses. Eram as festas pelas colheitas. As festas juninas usurparam isto dos gentios, com apenas o detalhe de transvestir tais festas com roupagem cristã.

Será que Deus se agradaria de tais festividades, quando sabemos que elas desobedecem explicitamente o que Ele ordenou em sua santa Palavra?

        Se Deus rejeitou as festas de Israel que eram dedicadas somente a Ele (Amós 5.21-23), mas que haviam sido mescladas com elementos dos cultos pagãos dos países vizinhos, não rejeitaria com mais veemência ainda as ditas festas “cristã” dedicada aos santos?

É necessário, portanto, que nós como corpo do Senhor Jesus, não venhamos a compartilhar destas consagrações; evitando, estarmos juntos aos que se alegram com elas. Neste caso, especifico, muitas cidades têm como tradições patrocinar festividades denominadas como "Festas Juninas", que consistem em "forrós e outras tradições" comuns à data; o Espírito de Deus nos aconselha a não participarmos de tais tradições, nem mesmo, admirá-las. E, na condição de separados que somos, é sábio declararmos diante das trevas que anulamos em nome de Jesus Cristo, todo poder e autoridade constituída pelos homens às forças espirituais contra nossas vidas. O passo seguinte é procurarmos viver um dia, de muita vigilância e consagração ao Senhor (Mt 26.41), para que não sejamos atingidos pelo inimigo.

        "Não se juntem com os descrentes para trabalharem com eles. Como é que o certo e o errado podem ser companheiros? Como podem viver juntas a luz e a escuridão? Como podem Cristo e o diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum? Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos pagãos? Pois nós somos o templo do Deus vivo."( 2 Co 6:14-16)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia dos namorados


Por: Pr. Rudimar Couto

      
Para manter a conduta cristã no namoro, o cristão precisa discernir os seus desejos se são lícitos ou ilícitos. Se os desejos coincidem com a vontade de Deus estes desejos são lícitos, quando estes desejos contrariam a vontade de Deus estes desejos são ilícitos.
Hoje, na sociedade atual, as pessoas até zombam dos que são puros, alguns chegam a dizer que não é possível ser puro, alguns afirmam “A prática do sexo é necessária antes do casamento”, contrariando a palavra de Deus, pois a Bíblia diz: Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra Sl 110. 9. Para obedecer a palavra de Deus, os namorados não devem seguir os conselhos dos “educadores modernos”, que são conselhos onde tudo é permitido, liberado e imorais, embora para a sociedade atual fica difícil dizer o que é imoral, pois a sociedade está aceitando tudo, mas não devemos nos conformar.
Namorar todo jovem quer, mas como ficam os princípios de Deus num namoro cristão? Como devem se comportar, agir e continuar um namoro dentro das bênçãos de Deus?

Princípios para um Namoro Cristão

O namoro cristão é uma preparação, é a fase do conhecimento. Um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos e de muitas responsabilidades. Representa um período de transição entre dois jovens ou adultos, um homem e uma mulher, crentes no Senhor Jesus Cristo, sendo que ambos devem ter um bom nível de maturidade. Ambos mantêm um bom ritmo de comunicação, sendo através deste relacionamento orientados e preparados por Deus para um futuro casamento. Namoro cristão deve sempre visar o casamento. Um namoro que não tem como alvo um futuro casamento, sequer deve ser iniciado.
Embora o desejo seja que ambos se tornem íntimos em seu relacionamento, isso não quer dizer liberdade no aspecto físico e muito menos liberdade sexual entre o casal de namorados. A relação sexual está destinada a ser desfrutada apenas entre pessoas devidamente casadas (Hb 13.4; Gn 2.24; Cantares de Salomão 4.12; 1Tess 4.3-5; Cl 3.5-6; 1Cor 6.15-20; 1Tm 5.22; 2Tm 2.22).
Este é um período de conhecimento mútuo, conhecimento da alma, do coração, nunca do físico um do outro. O aspecto físico está destinado para depois do casamento. Portanto, exige disciplina própria, vigilância constante. É um tempo onde se obtém oportunidade de duas personalidades diferentes se harmonizarem, conhecerem um ao outro. Comunhão espiritual é fator primordial. Lembre-se que quanto mais próximo cada um estiver de Deus, mais próximo estarão um do outro. Este período também serve para confirmar a perfeita vontade de Deus para a vida de ambos.
Lembre-se, namorar não é tocar o corpo um do outro ou se divertir, mas sim conhecer bem um ao outro a fim de decidir se estão prontos ou não para passar a vida juntos. Cristãos não namoram para se divertir, pois sabem que este tipo de namoro só acaba machucando mais tarde. Cristãos namoram para encontrar a pessoa com quem vão viver a vida toda.

Feliz dia dos namorados!