EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

terça-feira, 13 de julho de 2010

Namoro

  Por: Ev. Gilmar dos Santos

   
     A definição da palavra namoro: é o ato de namorar, galanteio, tornar-se enamorado, possuir-se de amor.
     O namoro começa com um sentimento de afeto de um para com o outro através de amizade, da simpatia e da paixão. Assim começa a prática de quem se encontra enamorado, e a tendência é construir pilares do amor. Mas, que “amor” é este, que tanto desejamos sentir? É o amor Eros (paixão), ou o amor Estorge (romântico)?
    Amor Eros: É uma forma de amor existente, que é centralizado no corpo do ser amado, é um amor instável, inseguro que às vezes se torna puramente erótico, egoísta, interesseiro. O amor Eros tem causado muitas dificuldades entre o ser humano por ser um amor explosivo e descontrolado, provocando transtorno na vida dos casais.
     É um amor exagerado, não mede consequência, é ciumento, doentio, desequilibrado, passageiro, destruidor, desesperado, inseguro, de desencontro, de dúvidas, de amizade, de desconfiança. Nos dias de hoje, o amor está sendo deturpado por muitas pessoas que fazem confusão entre amor verdadeiro e paixão. O maior problema da juventude atual é a falta de conhecimento e reconhecimento dos valores morais, da família e da sociedade. Não é preciso ser um sociólogo para descobrir que a maioria dos casamentos hoje são realizados através do amor Eros, sem considerar ou respeitar um ao outro. I Re. 11.1 e Rm. 6.11-13.
     Amor Estorge: é romântico, é um amor existente no coração de todo o ser humano, é o amor dos casais de namorados que se amam sem as paixões carnais, é o amor que provoca o romantismo entre os namorados porque nasce do fundo do coração, é o amor que une vidas no enlace do sagrado matrimônio, é puro, sincero e profundo, porque faz os corações unirem-se dia após dia. Batendo juntinho um do outro. Ele produz felicidade, confiança e respeito. Muitos casais hoje não se entregam a este amor, não vivem com intensidade este amor que é o mais lindo entre as pessoas. É dado mais valor as paixões passageiras do que confessar que estão amando. Este amor é o que dá o fruto no casamento,amor do casal e da família. Muitos casais não dão o devido valor a este amor. Alguns pensam que não existe o amor, que as pessoas não são capazes de amar, isto é, porque não deixaram o amor invadir suas vidas, e admitir que isto é possível a todo o ser humano. Você quer ser feliz? Deixe o amor fluir em sua vida. O amor sempre foi e sempre será tudo na vida do ser humano. Cant. 4.7.10 e 5.8.
     O namoro precisa ser renovado todas as manhãs, com palavras, gestos e atitudes, por isso namorem e sejam felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário