EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

domingo, 23 de novembro de 2014

O valor do dinheiro


Quando se pensa em algo polêmico dentro e fora das igrejas, o que você lembra? Isso, exato, é a questão dos dízimos e das ofertas alçadas ao Senhor. Mas afinal, o que é oferta? Ofertar é oferecer um presente, ou seja, uma dádiva. Dando algo que é nosso para a obra de Deus, demonstrando gratidão ao Senhor. Já o dízimo é uma obrigação do ser humano, pois estamos devolvendo o que o Senhor mesmo nos dá, conforme diz a palavra em Malaquias 3.10 “trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.”
 Algumas pessoas creem que retendo o dinheiro que não é seu, e sim do Senhor, estão se precavendo para o futuro esquecendo que só quem cuida de nós e quem nos empresta o que é seu é o Senhor dos Exércitos.
O profeta Ageu trouxe ao povo uma mensagem de exortação e motivação a respeito da restauração de Jerusalém e seu templo. Suas repreensões são muito fortes devido ao descaso na reconstrução do templo. Os israelitas desse período estavam vivendo um período de fome e seca devido a desobediência. Deus queria que o povo construísse um novo templo, pois o templo de Salomão havia sido destruído. Logo que saiu do cativeiro o povo israelita construiu um altar e ofereceu holocausto a Deus, fazendo inclusive os alicerces do novo templo, porém uma oposição fez com que interrompessem a construção. Mesmo passando o tempo e sem essa oposição, o povo colocou na frente de Deus as suas necessidades, afirmando que ainda não havia chegado o tempo para a reconstrução da casa de Deus. Não se recusavam a construir, apenas ADIAVAM. Uma das coisas que mais Satanás faz quando ataca as finanças, é colocar na mente do homem que ele precisa reter o que é de Deus. Mas isto é maligno, pois quem supre as nossas necessidades é Deus, portanto, devemos olhar para Deus e não recolher o que é Dele.
“Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.” Ageu 1.2-6
Estas não eram apenas características de uma crise econômica, e sim de uma ausência da bênção do Senhor. Mas, afinal, qual o valor do dinheiro para a sua vida? Com que intenções você contribui?
A oferta é algo espiritual, pois está ligada a base da vida cristã. Através desse ato faz-se a entrega de algo material dentro de um objetivo espiritual. Sendo comparado a uma semente plantada que no tempo certo dá o seu fruto. Você precisa dar com alegria, nunca sob pressão, muito menos como a forma de se exibir. É preciso dar por amor e com consciência de que é uma demonstração física de gratidão a Deus. Quem oferta é porque pertence ao lindo e perfeito reino de Deus, obedecendo à palavra do Senhor e recebendo a graça de Deus. Não reclamem e não tenham apego ao dinheiro. Pelo contrário alegrem-se pelo fato de poderem contribuir, pois Deus deseja que entreguemos nossos dízimos e ofertas de maneira espontânea usando o coração e também a razão.
Aprenda o milagre de dar a Deus e Ele lhe prosperará. É com a autoridade de Deus que está sobre minha vida, esse ano, de conselheiro fiscal da IEADVRS, eu os abençoo em nome de Jesus e agradeço o amor e carinho que tem para com o nosso Senhor. Deus os abençoe... amém!




Diácono Jeremias Pakulski Panizzon
Doutor e conselheiro fiscal da IEADVRS

Professor e secretário da EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário