EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

CRISTO JAMAIS PENSOU EM DESISTIR DA CRUZ

Por: Dc. Leonardo Klaus

Quando se colocamos a estudar a Bíblia e conhecer mais a Deus passamos por um processo de maravilhosas descobertas. Porém Deus se revela só no que tange ao que ELE quer que seja revelado. Porém estudando a Bíblia começamos a entender um pouco mais sobre este Deus magnânimo que temos. Sempre será muito superficial o nosso conhecer de Deus em relação a sua real magnitude e poder. Por isso, tenho muito temor há fazer afirmação sobre nosso criador e redentor. Fazer teologia nos aproxima de Deus e se soubermos usá-la com intimidade com Deus em nossos jejuns e oração, poderemos crescer em graça e conhecimento. (2Pe 3:18).
Neste artigo quero explanar minha posição sobre dois momentos importantes da história humana: Getsêmani e Desamparo na cruz. Também quero aproveitar para declarar peremptoriamente que meu SENHOR E REDENTOR JESUS CRISTO jamais teve dúvidas em sofrer o castigo da cruz por mim ou você. Mesmo eu sabendo de sua plena humanidade, ELE jamais pensou nem sequer por um segundo de não ir para cruz. Sei e ouço pregações eloquentes que dizem que no Getsêmani Jesus decidiu entre sofrer a agonia da cruz ou não. Respeito todas as opiniões, mas meu Jesus não desceu a terra para num jardim tomar a decisão sobre nós. Sobre o momento de desamparo na cruz em relação ao Getsemane quero tratar:
Jesus Cristo, o criador de todas as coisas sabia desde antes da Criação do Mundo que era necessário derramar o sangue do cordeiro puro e imaculado, o seu próprio sangue. Deus é tão maravilhoso que ao mesmo tempo em que é o criador, é o salvador e se fez sacrifício por nós. Realmente a salvação é de graça e demostra todo amor de Deus por nós. Mas então, o que Jesus quis dizer quando estava no Getsêmani: “E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26:39).
Neste momento Jesus estava sentindo as dores de agonia que iria sofrer (sabendo eventos futuros) e realmente entristecido pelo pecado da humanidade tanto que iria ser na sequência traído por um de seus discípulos, negado três vezes por outro e moído pela sua própria nação (povo). Cristo entra no Jardim do Getsêmani (prensa de azeite) para ser prensado e agonizar a tal ponto de suar sangue num evento de difícil compreensão humana, agonia por demais tremenda. Cristo levou para o Getsêmani os mais próximos de seus discípulos. Levou-os para orar e por certo,  por sua humanidade, ser consolado por sua tristeza profunda e por suas tremendas agonias. No relato bíblico vemos que seus discípulos dormiram e Deus mandou um anjo a consolá-lo. (Lc 22:43). É fato que não haveria Cruz sem o Getsêmane, mas dizer que ali que Cristo decidiu por nós é demais. Cristo como disse, nos escolheu antes da criação do mundo. (Ap 18:8 – 1Pe:19-20). ELE sabia o que iria passar aqui na terra. Veja o que Cristo disse a Pedro quanto este disse para o Senhor não passar pelas dores, crucificação e ressureição:
“22 Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor”! Isso nunca te acontecerá! 23 Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás”! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. (Mt 16:22-23). Portanto cuidado ao dizer que Cristo pensou em não passar pelas dores e angústias que já lhe estavam preparadas.
Quando Cristo fala em cálice, devemos entender o que é este cálice.  Veja o que diz no Theological Dictionary of The New Testament: “O cálice não é apenas um fato cruel, mas o julgamento divino, de forma que Jesus não agoniza com medo da morte, mas pelo horror do Santo ser levado debaixo do julgamento de Deus pelo pecado humano (Mc 14:33; Mt 26:37; Lc 22:44).” BROMILEY, Geofrey W. Theological Dictionary of The New Testament. Eerdmans, pág. 844,845.
Portanto Jesus estava falando de passar o Julgamento de Deus e não o sofrimento. E o que geraria este julgamento que Jesus não queria passar. Bom, antes desta resposta quero demonstrar como Jesus sabia do cálice a ser bebido e estava sempre pronto a bebê-lo. Vejamos: “Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu?” (Jo 18:11). Cálice, na maioria dos textos bíblicos é uma expressão que se refere ao julgamento de Deus. Vejamos: “Então lhes disse: O meu cálice certamente haveis de beber; mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles para quem está preparado por meu Pai”. (Mt 20:23). O Cálice se refere na maioria das vezes a julgamento. (Mc10:38; Ap14:10; Ap16:19; Ap17:4; Ap18:6). Veja mais este versículo: “27 Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora. Então veio uma voz dos céus: "Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente". (Jo 12:27).
Então Jesus não estava com medo da morte ou sofrimento, pois demonstrou não o ter em diversos momentos. Não estava com medo do desconhecido, pois o sabia e o declarava o que ia acontecer e mesmo com natureza humana Ele sabia de todas as coisas. “Agora conhecemos que sabes todas as coisas, e não necessitas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus” (Jo 16:30).
Mas o quê desesperava tanto Jesus a ponto de pedir ao Pai que pudesse livrá-lo. Devemos lembrar que o Julgamento de Deus é para todos nós. Deus é Santo, portanto separado, é o que Santo significa, separado das coisas profanas. Deus é bom. (Mc10:18). Nós somos maus. (Gn 8:21). Deus é Justo. (Ap16:7; Dt32:4). Imaginem um mundo criado por um Deus Injusto. Portanto se Deus é justo ELE é um perfeito juiz. Nós todos somos pecadores. (RM3:23). Então este Deus Santo não pode conviver com o impuro, o pecado, por isso há uma separação de Deus do pecador. Sendo Deus bom e nós maus, o que faria um juiz perfeito com pessoas más. Nós também iremos tomar este cálice ao qual Jesus se refere, nele contém a Ira de Deus e seu julgamento. Pense comigo: para nós só resta condenação por sermos maus e pecadores e portanto, sofrermos a separação eterna do pai.
Então, voltando a Cristo, ELE era filho de Deus, venho sem pecado e tinha total comunhão com o Pai, então porque ELE temia tomar o Cálice? Na cruz Jesus em sua penúltima frase exclama: “Eloí, Eloí, lamá, sabactani? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mc 15:34). Neste momento Jesus esta recebendo todos os pecados da humanidade. Inclusive o meu e o teu. Por isso Jesus bebendo o cálice (julgamento) tem pela única vez na história a separação do Pai e do Espirito Santo. Jesus diz: “Deus meu, Deus meu...” se referindo ao Deus Pai e ao Deus Espírito Santo. Depois disto Jesus entrega seu Espirito ao Pai. Este desamparo de Deus é pelo pecado que estava sobre Cristo, pecado este que é nosso, não dele. Esta separação de Deus Pai e Deus Filho são causados pela nossa iniquidade. Jesus quando Ressuscita reencontra a comunhão com o Pai e recebe todo o poder. (Mt28:18).

Portanto a agonia do Getsêmani de fato foi para: testar o Mestre; para ELE orar por nós; se entristecer por nosso pecado; mas foi onde Ele pediu para o Pai se não haveria a possibilidade de não haver a separação da comunhão Pai, Filho e Espírito Santo. Porém ELE deixou claro que fosse feita a vontade do pai e a resposta de Deus foi um grande silêncio. Jesus foi moído e Deus teve prazer em fazê-lo (Is53:10), porque era a única forma de tirar o pecado do mundo. Imaginem vocês o que este Deus que nos dá o cálice (julgamento) fará com nós que cometemos o pecado e a todo tempo provocamos nossa separação de Deus pelo mesmo motivo pecaminoso. Precisamos nos arrepender e pedirmos perdão a este Cristo que se fez homem e passou todos estas agonias e sofrimento, sofrendo morte de cruz e que teve a comunhão com seu Pai Todo Poderoso cortada pelos nossos pecados. Se perguntares a Deus se há outra forma de passar pelo cálice ELE responderá da mesma forma: um grande silêncio. Só por este cordeiro podemos ter a comunhão com o Pai estabelecida e quando tomarmos o nosso cálice (julgamento) na grande dia, poderemos ter nossa vida eternamente ligada ao Pai pela morte e pelo precioso sangue de Jesus. Para nós isto é de graça, para Jesus não foi. Glórias, louvores, adoração sejam dados ao único que digno e Senhor dos Senhores. Portanto lembrem-se: Jesus jamais titubeou em salvar as nossas vidas. E você o que este titubeando. Seja fiel, pois ELE É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário