EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Histórico da Igreja Assembleia de Deus do Vale do Rio dos Sinos



1936- Um grupo composto por Gustavo Nordlund, Herbert, Amaro, Viana e Czeslavo vieram de bicicleta abrir um novo campo missionário. Eles ficaram se revezando e vinham toda a semana realizar o culto a Deus na casa de irmãos.
1943- Formação do Coral de Quatro Vozes na casa, de um irmão, localizada na rua São Joaquim.
1951- Em 31 de janeiro, o Ev. Czeslavo Pakulski assume o trabalho que pertencia à igreja de Porto Alegre. Comprou-se o terreno na Rua Bento Gonçalves, 755 por Cr$ 1.200,00.
1953- Em 1° de maio é inaugurada a Igreja Central com aproximadamente 200 membros.
1954- Aconteceu uma divisão que originou a chegada de um novo pastor.
1955- Empossado o Pr. Aleixo Flores da Cunha em 10 de outubro.
1956- O pr. registra a igreja com o nome de Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Vale do Rio dos Sinos, porque aconteceu um problema e o nome Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São Leopoldo fora registrado antes por outra pessoa.
1960- Formação da Banda Arautos de Sião.                                   
1982- A igreja que era composta por 17 cidades começou a se desmembrar. O campo era composto pelas seguintes cidades: São Leopoldo, Canudos, Campo Bom, Estância Velha, Caxias do Sul, Rolantinho, Rolante, Taquara, Esteio, Sapiranga, Montenegro, São Sebastião do Caí, São Francisco de Paula, Sapucaia do Sul, Canoas, Canela e Gramado.
1986- Julibeu de ouro pelos 50 anos do trabalho em São Leopoldo. Pr. Aleixo recebe o título de cidadão leopoldense. Sendo o primeiro negro a receber esse título na cidade. É feito o monumento a Bíblia na praça dos brinquedos.
1988- Pr. Bento Alcebíades Teixeira vem auxiliar o Pr. Aleixo, durante um período de sete meses (novembro de 1988 até abril de 1989) .
1989- Pr. Avelino Maicá Silveira assume o campo, vindo da cidade de Santa Maria. Construindo as Igrejas: Schuck, Paulo Couto, Barreiras (atual Lago São Borja) e Vila Branca
1997- O Pr. Albertino Rosa fica auxiliando a igreja até a chegada do novo Pr., durante 1 ano e 3 meses.
1998- No dia 26 de março, assume o Pr. Adalberto dos Santos Dutra. O mesmo dá autonomia ao campo da Scharlau. A Igreja antes jamais havia visto tamanho crescimento no trabalho. O Pr. reforma várias igrejas entre elas podemos citar: Cohab Duque, Uirapuru, Feitoria, Central etc. Em setembro, comprou o monumental Centro de Eventos, espaço enorme, onde todo o campo se reúne em diversos congressos e eventos da igreja. Além de construir inúmeros novos templos.
1999- Departamento de missão começa a crescer grandemente. Atualmente, possui os seguintes campos missionários no RS: Lagoão, Colinas, Imigrante, Pouso Novo, Amaral Ferrador. Duas cidades no estado do Ceará. Nos seguintes países: Argentina, Haiti, Estados Unidos, República Dominicana, Paraguai e Colômbia. Além de ter iniciado um trabalho no continente africano.
2001- Fundação da Rádio Feitoria FM no dia 24 de abril. Através da rádio o Pr. Adalberto pode alcançar muitas almas para Cristo. O seu programa até hoje é líder de audiência.
2002- O Pr. Adalberto recebe o título de cidadão Leopoldense. Honra e reconhecimento pelo excelente trabalho na obra de Deus na cidade.
2009- Reforma da igreja Central.
2013- Pré-inauguração do grande templo da Assembleia de Deus em Apóstoles/ Argentina.
2014- Criação do departamento de pediatria, que facilitará o entrosamento dos novos convertidos na igreja. Esse departamento foi criado devido o grande número de almas que estão aceitando Jesus na Igreja do Vale do Rio dos Sinos. Comemoração pelos 16 anos do pr. Adalberto em São Leopoldo.*






* Texto redigido pelo Dc. Jeremias Pakulski Panizzon

2 comentários:

  1. A igreja da irapuru foi os irmãos q ajudarao a construir fazendo historia encima dos irmaos , unico grande pastor presidente de sao leopoldo foi pastor aleixo grande homem merecia ate um livro .

    ResponderExcluir
  2. Pastor Aleixo Flores da SILVA e não dá Cunha!

    ResponderExcluir