EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Natal 2012


Peça de Natal - baseada na bíblia

Autor: Jeremias Pakulski Panizzon

PERSONAGENS: MARIA, JOSÉ, MAGO 1, MAGO 2, MAGO 3, FARISEU, SACERDOTE, HERODES, JOÃO BATISTA, ANA, SIMEÃO, PUBLICANO, PASTOR 1, PASTOR 2 NARRADOR E ANJO.



NARRADOR: Em João 1.1-5 encontramos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” Nesta linda noite de Natal, vamos contar a história do maior homem que existiu na terra, o Senhor Jesus...desde o seu nascimento até o início de seu ministério que ocorreu após o batismo realizado por João Batista.
(Maria e José entram no púlpito)
JOSÉ: Maria, querida. Olhe o nosso salvador. Lindo bebê, filho do poderoso altíssimo, que hoje nasceu nesta humildade cidade de Belém da Judeia.
MARIA: Sim, José...louvado seja o Senhor...assim como encontramos nos salmos 150 “Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.”
(José e Maria saem. Dois pastores entram e um anjo aparece)
ANJO: Não tenham medo. Estou trazendo boas novas de grande alegria. Hoje, na cidade de Davi, nasceu o salvador.
PASTOR 1: Meu Deus...que maravilha.
ANJO: Isto lhe servirá de sinal: encontrarão um bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura. Mas agora cantem comigo e com os demais anjos que estão no céu: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor.
PASTOR 2: Vamos...vamos encontrá-los.
(Maria e José entram)
MARIA: Quem são vocês?
PASTOR 2: Viemos adorar o bebê.
PASTOR 1: Recebemos a visita de um anjo que nos disse que o redentor nascera...por isso viemos adorá-lo.

(Todos saem. Herodes entra. Os magos entram por trás falando com a igreja)
MAGOS: Boa noite, queridos, somos do oriente. Somos conhecidos como os reis magos. Por acaso vocês sabem onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?
(Continuam andando e encontram com Herodes)
MAGO 1 : Ora, ora, ora...você não é Herodes?
HERODES: Lógico que sou eu. Quem são vocês e o que querem?
MAGO 2: Viemos do oriente para conhecer o rei dos judeus. O salvador do mundo.
HERODES: O que? Vocês me fazem rir... Rei dos Judeus? Que baixaria é essa?
MAGO 3 : Não se trata de baixaria. Nós vimos a estrela no oriente e viemos adorá-lo como merece.
HERODES : Muito bem, muito bem...agora me digam quem esse rei dos judeus? Devem estar se referindo ao famoso messias, se bem me lembro.
MAGO 2: Exatamente.
HERODES: Que maçada! Mas, vamos direto ao ponto...onde havia de nascer esse tal de messias? Tragam –me os sacerdotes e chefes dos sacerdotes.
(Chega um sacerdote e os reis magos saem)
HERODES: Diga-me...onde a de nascer o seu salvador?
SACERDOTE: Diz na palavra: “E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.”
HERODES: Interessante. Agora suma daqui...saia rapidamente. Tragam-me os magos.
(Magos entram)
HERODES: Magos, prestem a atenção...vão até Belém e busquem informações sobre o menino. E, escutem...quando o encontrarem, comuniquem-me, para que eu também vá adorá-lo também.
(Herodes sai)
MAGO 2: Olhem, a estrela que havíamos visto no oriente. Ela nos levará ao local exato onde está o menino. Estou muito feliz.
(Anjo aparece)
ANJO: Olá, meus amigos! Não retornem para falar com Herodes, voltem para sua terra por outro caminho, pois Herodes quer matar o menino.
(Anjo sai e entra José, Maria e o menino)
JOSÉ: Quem são vocês?
MAGO 3: Somos os reis magos e viemos adorar a criança.
JOSÉ: Entrem...aqui está o Deus de Israel. Vejo que trouxeram presentes.
MAGO 1: Sim, ouro que representa a sua realeza.
MAGO 2: Incenso.
MAGO 3:   E mirra.
JOSÉ: Obrigado...que a paz do Senhor esteja com vocês.
(Reis magos saem. José e Maria vão ao templo)
JOSÉ: Amor, o menino está completando oito dias, precisa ser circuncidado. Já lhe foi posto o nome Jesus que havia sido anunciado pelo anjo antes mesmo dele nascer. Agora, precisamos levá-lo ao templo. Vamos esperar completar o tempo de purificação, de acordo com a Lei de Moisés e vamos, pois está escrito na palavra que todo o primogênito do sexo masculino deverá ser consagrado a Deus.
MARIA: Concordo plenamente, meu excelentíssimo esposo. Não podemos esquecer-nos de oferecer duas rolinhas ou dois pombinhos...assim como manda a lei.  
 SACERDOTE: Olá, vieram apresentar o menino? Como devo chamá-lo?
 MARIA: Jesus.
 (Sacerdote sai e Simeão entra)
 SIMEÃO: Jesus! O Messias prometido? O espírito santo havia me revelado que eu não morreria sem antes ver o Cristo do Senhor. Bendito... seja louvado o nome do Senhor. Agora posso descansar com meus mortos, meus olhos viram a salvação. Luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo.
MARIA: Glória Deus.
SIMEÃO: Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição de modo que o pensamento de muitos corações será revelado.
(Profetiza Ana entra, logo após a saída de Simeão)
 ANA: Hoje está a nossa frente à salvação de Israel. Como quase todos sabem, sou viúva com 84 anos e nunca saio do templo...passo os dias jejuando e orando...é uma honra conhecer o poderoso Deus...filho de Davi.
 (Ana sai. José a Maria voltam e adormecem. Um anjo aparece a José)
ANJO: José, José...
JOSÉ: Quem és tu?
ANJO: Sou um anjo do Senhor, e venho lhe trazer um recado. Levante-se, tome o menino e a sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo.
JOSÉ: Não é possível?
ANJO: Vá!
JOSÉ: Acorde, Maria. Precisamos viajar.
MARIA: Viajar? Mas para onde?
JOSÉ: Venha e confie.
(José levantou-se e tomou o menino em suas mãos e partiu.Herodes entra)
HERODES: Maldição! Onde estão esses magos malditos? Fui enganado por aqueles estúpidos...mas eu já sei o que fazer. Mandarei matar a todos os meninos que tenham menos de 2 anos de idade. Hahaha
(Herodes sai)
(José adormece e o anjo aparece)
ANJO: Levante-se, tome o menino e sua mãe e vá para a terra de Israel, pois estão mortos os que procuravam tirar a vida do menino.
JOSÉ: Oh,glória...maravilha...Maria, acorde, vamos voltar para Israel.
(José, Maria e o menino saem pela igreja. Publicano grita)
PUBLICANO: Agora o novo governante é Arquelau, filho de Herodes.
JOSÉ: Maria, acabei de escutar uma coisa.
MARIA: O que foi?
JOSÉ: Escutei que Arquelau está governando a Judeia no lugar de seu pai Herodes.
MARIA: E agora?
JOSÉ: Acho melhor irmos para Nazaré.
NARRADOR: Passam-se os anos...Jesus está com 12 anos.
JOSÉ: Estamos na Páscoa, precisamos subir a Jerusalém como de costume.
MARIA: Vamos Jesus...se apronte...
(Maria, Jesus e José vão ao templo. Jesus fica na multidão de fariseus. José e Maria vão embora)
MARIA: José, onde está Jesus?
JOSÉ: Vamos procurá-lo por este grupo.
MARIA e JOSÉ: Jesus, onde está você?
MARIA: Quem sabe ele não ficou para trás?
JOSÉ: Isso...vamos ver
MARIA: Jesus, não acredito...porque ficou aí...estávamos loucos a sua procura.
JESUS: Porque estavam me procurando? Não sabiam que eu deveria estar na casa de meu pai?
(Todos saem)
NARRADOR: Jesus ia crescendo em sabedoria , estatura e graça diante de Deus e dos homens.
(Entra João Batista)

JOÃO: Aproximem-se, irmãos. Arrependam-se, pois o Reino dos Céus está próximo. Assim como foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto. Preparem o caminho para o senhor, façam veredas retas para ele.” Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desamarrar as correias das suas sandálias. Arrependam-se e se batizem na água. Vejam bem...Eu os batizo com água, mas Ele os batizará com o Espírito Santo.
(Entra um fariseu)

FARISEU: Você é um louco. Alimenta-se de gafanhotos e mel silvestre.
JOÃO: Raça de víboras. Quem lhes deu a ideia de fugirem da ira que se aproxima? Deem fruto que mostre arrependimento e não pensem que vocês podem dizer de si mesmos.

PUBLICANO: O que devemos fazer?
JOÃO: Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma, e quem tem comida faça o mesmo. Não cobrem nada além do que lhes foi estipulado. Para os soldados, nunca pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente. Contentem-se com os seus salários.

(Fariseu e publicano saem e Jesus entra)

JESUS: Eu vim para ser batizado.
JOÃO: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim?
JESUS: Deixa por agora, pois assim nos convém cumprir toda a justiça.
JOÃO: Está bem, mestre.

NARRADOR: Foram até a água e João batizou Jesus. E em
Mateus 3.16-17 encontramos “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” 

(Todos entram e fazem uma oração a Deus. Músicos tocam bem alto uma música sobre natal)

FIM


Nenhum comentário:

Postar um comentário