EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Natal 2012


Peça de Natal - baseada na bíblia

Autor: Jeremias Pakulski Panizzon

PERSONAGENS: MARIA, JOSÉ, MAGO 1, MAGO 2, MAGO 3, FARISEU, SACERDOTE, HERODES, JOÃO BATISTA, ANA, SIMEÃO, PUBLICANO, PASTOR 1, PASTOR 2 NARRADOR E ANJO.



NARRADOR: Em João 1.1-5 encontramos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” Nesta linda noite de Natal, vamos contar a história do maior homem que existiu na terra, o Senhor Jesus...desde o seu nascimento até o início de seu ministério que ocorreu após o batismo realizado por João Batista.
(Maria e José entram no púlpito)
JOSÉ: Maria, querida. Olhe o nosso salvador. Lindo bebê, filho do poderoso altíssimo, que hoje nasceu nesta humildade cidade de Belém da Judeia.
MARIA: Sim, José...louvado seja o Senhor...assim como encontramos nos salmos 150 “Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.”
(José e Maria saem. Dois pastores entram e um anjo aparece)
ANJO: Não tenham medo. Estou trazendo boas novas de grande alegria. Hoje, na cidade de Davi, nasceu o salvador.
PASTOR 1: Meu Deus...que maravilha.
ANJO: Isto lhe servirá de sinal: encontrarão um bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura. Mas agora cantem comigo e com os demais anjos que estão no céu: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor.
PASTOR 2: Vamos...vamos encontrá-los.
(Maria e José entram)
MARIA: Quem são vocês?
PASTOR 2: Viemos adorar o bebê.
PASTOR 1: Recebemos a visita de um anjo que nos disse que o redentor nascera...por isso viemos adorá-lo.

(Todos saem. Herodes entra. Os magos entram por trás falando com a igreja)
MAGOS: Boa noite, queridos, somos do oriente. Somos conhecidos como os reis magos. Por acaso vocês sabem onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?
(Continuam andando e encontram com Herodes)
MAGO 1 : Ora, ora, ora...você não é Herodes?
HERODES: Lógico que sou eu. Quem são vocês e o que querem?
MAGO 2: Viemos do oriente para conhecer o rei dos judeus. O salvador do mundo.
HERODES: O que? Vocês me fazem rir... Rei dos Judeus? Que baixaria é essa?
MAGO 3 : Não se trata de baixaria. Nós vimos a estrela no oriente e viemos adorá-lo como merece.
HERODES : Muito bem, muito bem...agora me digam quem esse rei dos judeus? Devem estar se referindo ao famoso messias, se bem me lembro.
MAGO 2: Exatamente.
HERODES: Que maçada! Mas, vamos direto ao ponto...onde havia de nascer esse tal de messias? Tragam –me os sacerdotes e chefes dos sacerdotes.
(Chega um sacerdote e os reis magos saem)
HERODES: Diga-me...onde a de nascer o seu salvador?
SACERDOTE: Diz na palavra: “E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.”
HERODES: Interessante. Agora suma daqui...saia rapidamente. Tragam-me os magos.
(Magos entram)
HERODES: Magos, prestem a atenção...vão até Belém e busquem informações sobre o menino. E, escutem...quando o encontrarem, comuniquem-me, para que eu também vá adorá-lo também.
(Herodes sai)
MAGO 2: Olhem, a estrela que havíamos visto no oriente. Ela nos levará ao local exato onde está o menino. Estou muito feliz.
(Anjo aparece)
ANJO: Olá, meus amigos! Não retornem para falar com Herodes, voltem para sua terra por outro caminho, pois Herodes quer matar o menino.
(Anjo sai e entra José, Maria e o menino)
JOSÉ: Quem são vocês?
MAGO 3: Somos os reis magos e viemos adorar a criança.
JOSÉ: Entrem...aqui está o Deus de Israel. Vejo que trouxeram presentes.
MAGO 1: Sim, ouro que representa a sua realeza.
MAGO 2: Incenso.
MAGO 3:   E mirra.
JOSÉ: Obrigado...que a paz do Senhor esteja com vocês.
(Reis magos saem. José e Maria vão ao templo)
JOSÉ: Amor, o menino está completando oito dias, precisa ser circuncidado. Já lhe foi posto o nome Jesus que havia sido anunciado pelo anjo antes mesmo dele nascer. Agora, precisamos levá-lo ao templo. Vamos esperar completar o tempo de purificação, de acordo com a Lei de Moisés e vamos, pois está escrito na palavra que todo o primogênito do sexo masculino deverá ser consagrado a Deus.
MARIA: Concordo plenamente, meu excelentíssimo esposo. Não podemos esquecer-nos de oferecer duas rolinhas ou dois pombinhos...assim como manda a lei.  
 SACERDOTE: Olá, vieram apresentar o menino? Como devo chamá-lo?
 MARIA: Jesus.
 (Sacerdote sai e Simeão entra)
 SIMEÃO: Jesus! O Messias prometido? O espírito santo havia me revelado que eu não morreria sem antes ver o Cristo do Senhor. Bendito... seja louvado o nome do Senhor. Agora posso descansar com meus mortos, meus olhos viram a salvação. Luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo.
MARIA: Glória Deus.
SIMEÃO: Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição de modo que o pensamento de muitos corações será revelado.
(Profetiza Ana entra, logo após a saída de Simeão)
 ANA: Hoje está a nossa frente à salvação de Israel. Como quase todos sabem, sou viúva com 84 anos e nunca saio do templo...passo os dias jejuando e orando...é uma honra conhecer o poderoso Deus...filho de Davi.
 (Ana sai. José a Maria voltam e adormecem. Um anjo aparece a José)
ANJO: José, José...
JOSÉ: Quem és tu?
ANJO: Sou um anjo do Senhor, e venho lhe trazer um recado. Levante-se, tome o menino e a sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo.
JOSÉ: Não é possível?
ANJO: Vá!
JOSÉ: Acorde, Maria. Precisamos viajar.
MARIA: Viajar? Mas para onde?
JOSÉ: Venha e confie.
(José levantou-se e tomou o menino em suas mãos e partiu.Herodes entra)
HERODES: Maldição! Onde estão esses magos malditos? Fui enganado por aqueles estúpidos...mas eu já sei o que fazer. Mandarei matar a todos os meninos que tenham menos de 2 anos de idade. Hahaha
(Herodes sai)
(José adormece e o anjo aparece)
ANJO: Levante-se, tome o menino e sua mãe e vá para a terra de Israel, pois estão mortos os que procuravam tirar a vida do menino.
JOSÉ: Oh,glória...maravilha...Maria, acorde, vamos voltar para Israel.
(José, Maria e o menino saem pela igreja. Publicano grita)
PUBLICANO: Agora o novo governante é Arquelau, filho de Herodes.
JOSÉ: Maria, acabei de escutar uma coisa.
MARIA: O que foi?
JOSÉ: Escutei que Arquelau está governando a Judeia no lugar de seu pai Herodes.
MARIA: E agora?
JOSÉ: Acho melhor irmos para Nazaré.
NARRADOR: Passam-se os anos...Jesus está com 12 anos.
JOSÉ: Estamos na Páscoa, precisamos subir a Jerusalém como de costume.
MARIA: Vamos Jesus...se apronte...
(Maria, Jesus e José vão ao templo. Jesus fica na multidão de fariseus. José e Maria vão embora)
MARIA: José, onde está Jesus?
JOSÉ: Vamos procurá-lo por este grupo.
MARIA e JOSÉ: Jesus, onde está você?
MARIA: Quem sabe ele não ficou para trás?
JOSÉ: Isso...vamos ver
MARIA: Jesus, não acredito...porque ficou aí...estávamos loucos a sua procura.
JESUS: Porque estavam me procurando? Não sabiam que eu deveria estar na casa de meu pai?
(Todos saem)
NARRADOR: Jesus ia crescendo em sabedoria , estatura e graça diante de Deus e dos homens.
(Entra João Batista)

JOÃO: Aproximem-se, irmãos. Arrependam-se, pois o Reino dos Céus está próximo. Assim como foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto. Preparem o caminho para o senhor, façam veredas retas para ele.” Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desamarrar as correias das suas sandálias. Arrependam-se e se batizem na água. Vejam bem...Eu os batizo com água, mas Ele os batizará com o Espírito Santo.
(Entra um fariseu)

FARISEU: Você é um louco. Alimenta-se de gafanhotos e mel silvestre.
JOÃO: Raça de víboras. Quem lhes deu a ideia de fugirem da ira que se aproxima? Deem fruto que mostre arrependimento e não pensem que vocês podem dizer de si mesmos.

PUBLICANO: O que devemos fazer?
JOÃO: Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma, e quem tem comida faça o mesmo. Não cobrem nada além do que lhes foi estipulado. Para os soldados, nunca pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente. Contentem-se com os seus salários.

(Fariseu e publicano saem e Jesus entra)

JESUS: Eu vim para ser batizado.
JOÃO: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim?
JESUS: Deixa por agora, pois assim nos convém cumprir toda a justiça.
JOÃO: Está bem, mestre.

NARRADOR: Foram até a água e João batizou Jesus. E em
Mateus 3.16-17 encontramos “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” 

(Todos entram e fazem uma oração a Deus. Músicos tocam bem alto uma música sobre natal)

FIM


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O AMOR QUE NOS CONSTRAGE!


Por: Débora Keizy Roland

      Nós, seres humanos, estamos tão acostumados a amar e sermos amados de forma condicional que, quando conhecemos o amor de Deus ficamos constrangidos, e, alguns de nós, acham que isso é bom demais para ser verdade e sendo assim, deixam de crer e receber esse grande e infalível amor! Amamos as pessoas porque elas nos fazem bem ou porque elas também nos amam? Amamos nossos amigos porque estão sempre conosco, amamos nossos parentes porque são nossa família, enfim, amamos por algum motivo? Alguns dizem que seriam capazes de morrer por um amigo, mas será que alguém de nós seria capaz de morrer por um INIMIGO? Será que eu seria capaz de morrer por amor à alguém que bate em minha face, cospe no meu rosto e me maltrata? Será que eu seria capaz de carregar a cruz de alguém que me coloca uma coroa de espinhos? Será que eu seria capaz de morrer pelos pecados de uma pessoa que está sempre me rejeitando?
Pois é! Foi exatamente isso que Jesus fez! Morreu por amor aos seus amigos e aos seus inimigos!
Morreu simplesmente por amor e compaixão a mim e a você! Ele,sendo Deus, não usou de seu poder para enfrentar a morte de cruz, pelo contrário, Ele sentiu tudo na pele,e foi como uma ovelha muda para o matadouro! Foi açoitado, humilhado, desprezado, rejeitado, sofreu, morreu, MAS ao terceiro dia depois de Sua morte, ELE RESSUSCITOU, tomou as chaves do inferno e da morte!
Libertou-nos das ataduras do inimigo e nos concedeu VIDA ETERNA! E HOJE ELE lhe chama,de braços abertos Ele lhe oferece o amor incondicional que só ELE tem. Se você desejar, HOJE a graça d'Ele lhe abraça e lhe oferece NOVA VIDA! Basta tão somente você acreditar e receber esse amor que não olha para sua posição social, nem para a condição que você se encontra, não olha para seus erros e falhas, pois tudo o que esse amor quer é lhe envolver e restaurar sua vida!
Não importa se você não tem nada a oferecer, basta tão somente querer! Não importa a situação em q você está, basta tão somente aceitar!Se você ainda não conhece esse grande amor, aceite com seu coração e confesse com seus lábios q você O aceita como ÚNICO e suficiente SALVADOR...
"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Rm. 10.9-10)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Frases para a reflexão

Por: Olga Mariana Paiva


“Não seja autossuficiente, deixa Deus fazer a obra completa, mesmo que tenha de renunciar a certas coisas, o senhor faz o melhor.”


“As almas estão perecendo, lá fora, saia para fora igreja do senhor jesus, seja um pescador de almas.”



sábado, 1 de dezembro de 2012

Retiro de casais

DEPARTAMENTO DA FAMÍLIA

Encarregado: Ev. Cidemar Lima










"That is why a man leaves his father and mother and clings to his wife, and the two of them become one body." Genesis 2.24