EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Narração dos alunos da escola de juniores


                                                                               Davi

                                                   Por: Cássia Lima da Silva (10 anos)

Davi era filho de Jessé, do povoado de Efrata que ficava perto de Belém de Judá. Jessé tinha oito filhos. No tempo em que Saul era rei, ele já estava bem idoso. Os seus três filhos mais velhos tinham ido com Saul para a guerra. Davi era o filho mais novo, enquanto seus irmãos estavam na guerra, Davi ia levar alimento para eles. Havia entre os filisteus um gigante chamado Golias. Que desafiava o exército de Israel dizendo:
- Existe alguém entre vós para lutar comigo?
Porém todos tinham medo, porque ele era um gigante. Então Davi disse:
- Quem é este filisteu para desafiar o exército do Deus vivo.
Então Davi pediu para deixá-lo lutar contra Golias, e o rei Saul permitiu. Porém a armadura era muito pesada. E disse ao rei Saul:
- Não consigo me mover com está amadura, então, tirou a armadura, pegou o seu bastão, escolheu cinco pedras lisas no ribeiro e pôs na sacola. Pegou também a sua funda e foi enfrentar Golias. Quando Davi chegou  na frente de Golias, o gigante começou a zombar dele e disse:
-Para que este bastão?
Você pensa que eu sou algum cão, vou dar a sua carne para as aves e os animais comerem. E Davi respondeu:
- Você vem contra mim com lança, porém eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos. Então, Davi pegou uma pedra, e com a funda atirou em Golias. A pedra entrou na testa do gigante, e Golias caiu morto no chão.
Como recompensa o rei Saul deu sua filha em casamento a Davi.


Samuel, um profeta de Deus


Por: Manoela Gomes (8 anos)




     Samuel quando era menino, foi entregue por Ana, sua mãe, ao profeta Eli, para aprender as coisas de Deus.
Certa noite, Samuel ouviu a voz de Deus a chamá-lo. O menino, não reconhecia aquela voz e pensou que era o Eli chamando. O profeta explicou a Samuel que era Deus que estava chamando, e que ele deveria responder ao Senhor. Quando Deus chamou Samuel novamente, ele estava pronto para ouvir o recado, e obedecer.
Samuel se tornou profeta de Deus e profetizou para o povo por alguns anos, orientando e convidando o povo para o arrependimento e obediência para com os mandamentos do Senhor. Ele respeitava muito a Deus e era Seu porta- voz, junto a nação de Israel. Era muito respeitado por suas profecias que alertava as pessoas para servirem a Deus.
Eu também escuto a voz de Deus me chamando, e sinto pessoas sendo usadas e me ensinando a obediência e o respeito para com todas as coisas de Deus. A cada dia, esta voz faz com que minha fé e o meu temor à Palavra de Deus cresça dentro de mim, em minha vida, pois é lá onde mora Deus: Ele tem meu coração!
Vejo Samuel como um modelo de menino e de homem obediente, temente a Deus e que guardava os seus mandamentos. Por isso, e por estar sempre “ligada” ao chamado de Deus na minha vida, que acho Samuel um dos mais importantes personagens da Bíblia. É um herói, e como ele, também sou obediente, respeito, escuto e amo a Deus.


Um homem segundo o coração de Deus: Davi

Por: João Pedro Gomes ( 9 anos)

Davi foi um exemplo de herói. Ele confiava em Deus, por isso conquistou grandes vitórias e um nome de destaque na Bíblia. Ele foi um homem temente a Deus e pastor de ovelhas. Além de poeta e músico, como salmista escreveu setenta e três, dos 150 salmos. Era o mais “escondidinho” dos oito filhos de Jessé, pois trabalhava no campo cuidando de ovelhas e não era lembrado por ninguém. Tinha, Davi, estatura baixa, era franzino, mas tinha grande coragem e defendia suas ovelhas dos lobos, ursos e leões.
Certo dia, o povo de Israel foi desafiado por um exército inimigo, e o rei Saul, temendo, procurou alguém para enfrentá-lo, mas não encontrou. Davi ficou sabendo e se ofereceu para enfrentar um determinado gigante, chamado Golias que media quase três metros de altura. O rei ao vê-lo, riu muito e não acreditou nele, mas Davi insistiu e pediu para enfrentar este gigante. Após muita insistência, o rei autorizou que Davi fosse para o combate, onde, já na frente de Golias, o pequeno guerreiro pediu que Deus estivesse com ele e declarou vitória para o povo israelita com o apoio de Deus. Naquele dia, Davi venceu Golias com uma “funda” e cinco pedras, com uma pedra certeira no meio da testa do gigante, sem estar protegido com qualquer tipo de armadura, pois ele era muito pequeno e a roupa não servia nele.
Sabemos, também, que Davi tocava harpa para o rei Saul, quando ele estava muito triste, acalmando sua alma perturbada. Depois de um tempo, Davi foi eleito rei de Israel, passando a lutar contra vários inimigos do povo, e com a ajuda de Deus, vencendo a todos e governou a nação de Israel, sempre cumprido a vontade de Deus.
Nos dias de hoje, o nosso Deus está procurando pessoas como Davi: obedientes, corajosas e que tenham a mesma fé e temor que tinha Davi. A bíblia conta grandes histórias, de grandes heróis como:Sansão, Josué, Moises, Noé, entre outros, porém, Davi é o meu herói e tem a minha admiração.



Noé um homem que confiou em Deus


Por: Abner Silva de Souza ( 9 anos)




          Há muito tempo atrás, muitas pessoas não confiavam em Deus. Mais uma pessoa ainda confiava, e o seu nome era Noé, um homem de Deus.
            Um dia Deus disse a Noé que construísse uma arca, porque ele iria destruir o mundo com um dilúvio. Nóe, confiante em Deus, obedeceu. Noé pegou madeiras, pregos, martelos etc. Ele não "deu bola", não desistiu, continuou...continuou a construir a arca, então o dia do dilúvio chegou. Deus pediu que os animais entrassem na arca.
          Depois Deus fechou a porta da arca. E então choveu. O mundo foi destruído. Mas Noé e sua família estavam salvos. Se passou muito tempo, mas Noé e sua família ainda estavam dentro da arca. Noé soltou uma pomba para ver se havia terra firme.
  No outro dia Noé soltou de novo a pomba, mas agora a pomba não voltou. No dia seguinte a pomba voltou com um ramo no bico, isso queria dizer que havia terra firme.
  A água secou e depois a arca bateu numa grande montanha que a fez parar. Deus abriu a porta e eles saíram da arca. E então Deus colocou um arco-íris no céu. Depois Noé fez um culto. Nóe confiava em Deus. Você confia em Deus? Aprendemos uma ótima lição, que sempre temos que confiar em Deus. E assim todos ficaram felizes. 


Davi

Por: Giovanna Pampanelli de Oliveira ( 9 anos)


      Davi era um homem muito especial para Deus. Quando o rei Saul morreu, Davi governou Israel. E Davi teve muitos filhos e esposas. Ele pecou contra Deus, mas se arrependeu, reconhecendo que não tinha outro além de Deus e por isso foi chamado “o homem segundo o coração de Deus”.

Um comentário:

  1. Que iniciativa linda!!! Acho incrível, quando as crianças tem a liberdade de expressar suas ideias e sentimentos... é quando percebemos suas identificações e seus posicionamentos.
    Fico feliz vendo meus filhos engajados nesta prática desafiadora!
    Parabéns aos professores e alunos!
    Que Deus continue vos abençoando grandiosamente!!!

    ResponderExcluir