EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Centenário da Assembleia de Deus no Brasil

Centenário da Assembleia de Deus do Pará: Igreja mãe do Brasil



Peça de teatro sobre a fundação da Igreja Assembleia de Deus no Pará

Escrita por Jere Pakulski Panizzon



PERSONAGENS

Narrador, Gunnar Vingren, Daniel Berg, Celina, Homem, Jornalista, Pr. Batista, Erik, Rapaz, Irmão e Natasha.

TEXTO

NARRADOR: Los Angeles, 1910, dois missionários suecos chamados Gunnar Vingren e Daniel Berg estavam ativamente envolvidos com a obra de Deus. Viviam revestidos do poder do Espírito Santo com o qual haviam sido batizados a alguns anos. Tinham um sentimento missionário extremamente latente em seus corações. Certa vez, Gunnar até acreditou que sua chamada era para ser missionário na China, mas o senhor mudou o seu coração. Assim como diz em Marcos 16.15 “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.” Em 19 de novembro de 1910, Gunnar e Daniel chegam ao Pará.

GUNNAR: I can’t believe... olhe meu amigo Daniel...esse país é bem bonito...eu ainda tenho dificuldades em falar essa língua...é muito complicada...mas eu creio no power of God...

DANIEL: Realy é muito difícil está língua.

GUNNAR: But, Deus nos chamou e precisamos pregar que JESUS SALVA, CURA E BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO. Now, vamos para um hotel barato. Amanhã, vamos até o Pr. metodista. Tivemos muitas provas que Deus queria que aqui estivéssemos. Conseguimos vir dos Estados Unidos com apenas 90 dólares. Glória a Deus!

DANIEL: Realmente foi uma luta. O barco era ruim e fomos com a pior classe que existe, mas mesmo assim Deus operou milagres. Muitos se converteram a Jesus no barco. Glória ao Senhor Jesus!

NARRADOR: Sentados em cadeiras eles esperam o tempo passar... Gunnar pega um jornal velho.

GUNNAR: Não posso acreditar... veja Daniel

DANIEL: O que é isso, friend?

GUNNAR: É o jornal do nosso amigo, que foi separado pela Igreja Batista para missões nesse país tropical. Amanhã iremos até esse endereço aqui...

DANIEL: Vamos sim, não custa tentar.

NARRADOR: Chegam ao local indicado e falam com Erik Nelson:

DANIEL: Good morning. Somos missionários suecos e viemos até o Brasil atendendo a um chamado do Senhor Deus.

ERIK: Bah, que coisa incrível... a peleja é dura para nós, missionários, mas um chamado de Deus é sempre uma ordem...vocês são suecos...mas que alegria...vocês não gostariam de cooperar em um trabalho conosco...

Daniel olha pra Gunnar e diz sorridente.
           
DANIEL: Mais é claro...

ERIK: Vamos até lá agora mesmo... estou impactado com a presença de vocês...sinto algo muito forte vindo de vocês. Se quiserem podem até se alojar no porão da Igreja...

NARRADOR: Eles saem rindo e vão até a Igreja. Num culto noturno eles pregam o evangelho poderosamente. Lá eles conhecem Celina Albuquerque e Maria Nazaré. Elas se aproximam dele.

CELINA: Estou realmente impactada com a palavra do Senhor. Em atos 2.39 diz que a promessa diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. Somos chamadas e desejamos o batismo com o Espírito Santo. Por isso, oraremos sem parar até que isso aconteça conosco.

GUNNAR: Glória a Deus... aleluia!

NARRADOR: No dia 2 de junho, Celina recebeu o batismo com o Espírito Santo. Assim como alguns outros crentes batistas. Isso gerou revolta.

Pr. BATISTA: Não queremos vocês aqui mais... fora... vão a outro local, vocês estão denegrindo a imagem da Igreja Batista.

CELINA: Vamos gente até a minha casa, e lá começaremos a fazer as nossas reuniões pentecostais.

DANIEL: Vamos e nossa igreja poderá se chamar Missão da fé.

CELINA: Sim... estou radiante.

NARRADOR: O tempo passa, e em 4 de janeiro de 1918 a igreja é registrada como Assembleia de Deus. E crescia em graça e obra. Mas logo começaram as perseguições... assim como acontecia com a Igreja Primitiva.

GUNNAR: Venha, Daniel... me ajude a pregar a placa. Está muito pesada!

DANIEL: Bah ficou linda. O sonho que Deus nos deu está se cumprindo. Lembra-se do nome muito estranho: Pará. Uldinl jamais lera ou ouvira tal palavra. Mas, entendeu tratar-se de um lugar. Entendemos a resposta de Deus às nossas muitas orações. No dia seguinte, fomos a uma biblioteca e achamos o Pará. A decisão se tornou irreversível.

GUNNAR: É verdade meu amigo! Vamos para o culto, então!

Eles sobem ao púlpito.

GUNNAR: Glória a Deus... vamos iniciar um culto maravilhoso...glorificamos a Deus pela sua poderosa mão. Vamos cantar: Trabalhai e orai... na seara e na vinha do senhor...meu desejo é orar e ocupado quero estar se na vinha do senhor.

Um homem e algumas pessoas entram fazendo um escândalo.

HOMEM: Pela moral e pelos bons costumes... devemos acabar com essa seita. Usar o nome de Deus em vão e é contra as sagradas doutrinas... é um desrespeito...desmoraliza a todos os verdadeiros cristão.

CELINA: O que estas a falar senhor? Não creio nisso... servimos a Deus como o senhor serve. O que há de errado conosco?

HOMEM: Fazem uso da palavra de modo irreal... são ridículos e não respeitam as normas. Vivemos em um país quase que 100% católico... essa sim é a verdadeira religião de Jesus...ele próprio passou a direção a Pedro...que consideramos o primeiro grande Papa da Igreja Católica Apostólica Romana.

CELINA: Cada pessoa tem a sua religião e creio não precisar escutar isso... saia daqui imediatamente... FORA! Se o querido Daniel não tivesse ido pregar no interior, com certeza esse senhor não se atreveria a agir desse modo. Daniel resolveria a situação.

Ele se retira. Mas encontra-se com um jornalista ao sair e entrega a ele um dinheiro.

HOMEM: Vamos desmoralizar esses idiotas! Aqui está metade do pagamento...vá num culto deles e depois escreva para o jornal desmoralizando esses devassos. Temos que honrar a fé cristã. Nada que venha desses imundos pode ser de Deus... seita maldita!

JORNALISTA: Assim o farei... veremos o que esses senhores fazem nessas reuniões tão estranhas.

HOMEM: Vamos mostrar a todos quem é essa Assembleia de Deus. HÁ, há, há, há!

Jornalista entra no culto. Gunnar está pregando.

GUNNAR: Creia no poder de Jesus... ele salva, cura e batiza com o Espírito Santo.

RAPAZ: Aleluia, glória a Deus e ao Senhor Jesus Cristo.

Mulher entra com um vestido sensual e senta ao lado do jornalista.

GUNNAR: Jesus salva, meus irmãos. Veja o exemplo da serva Maria Madalena. Ninguém pôde atirar uma pedra, pois Jesus morreu pela nossa salvação e ele já levou todas as nossas pisaduras na cruz do calvário. Louvado seja Deus.

NATASHA: Aleluia, eu aceito esse Senhor Jesus... quero ser tocada. Me perdoe, senhor...fui uma dançarina...me entreguei a muitos homens por amor e sucesso. Eu preciso de salvação! Eu creio que me Jesus me ama... me ajude.

Ela rasga um pedaço de seu vestido sensual.

JORNALISTA: Que palhaçada!

Gunnar vai até ela e ora.

GUNNAR: Poderoso Deus... sabemos do seu poder...e glorificamos o Seu nome...santo és tu...recebe essa senhora.

Ela chora compulsivamente. Irmão sobe e acaba com o culto.

IRMÃO: Deus tem agido poderosamente. Temos tido provas disso a cada minuto nas nossas reuniões em praças, casas de irmãos e agora nesse novo e humilde templo. Somos gratos a Deus pela conversão da conhecidíssima dançarina Natasha. Que muito usou do seu corpo para a desonra de Deus e hoje se coloca na Sua poderosa presença e inicia um novo passo de fé.

Todos saem. Ficam apenas irmão, Gunnar e Natasha.

IRMÃO: Ficamos tão felizes com a decisão que tomou. Deus vai ajudá-la em sua nova caminhada.

NATASHA: Sim, mas eu preciso voltar ao cabaré. Não gostaria, mas é o meu sustento. Como o senhor disse. Sou a dama mais cortejada do estado. Sou amante de coronéis e dou ao mundo o prazer da minha dança. Mas isso não é certo. Não sou digna de Jesus.

IRMÃO: Dignos nenhum de nós somos. Só somos aceitos filhos de Deus pelo sangue do cordeiro. Assim, Ele nos deu salvação. Mas esqueça seu passado de imoralidades. Concentre-se em Jesus...ele tem um plano para a sua vida e ele quer restaurar seu corpo assim como restaurou seu coração.

NATASHA: Tens razão...

IRMÃO: Pare de chorar. Gunnar, o que acha de deixarmos ela um tempo na igreja cuidando da faxina?

GUNNAR: É uma boa ideia.

IRMÃO: Você toparia? Olha, é pouca coisa, mas podemos lhe dar comida e um canto pra viver. E depois quando se sentir melhor e firme com Deus pode ter certeza que o senhor lhe dará um marido e filhos. Assim, como diz na Bíblia, que devemos casar e formar família.

NATASHA: Eu casar? Misericórdia, nem tinha mais esse sonho... será possível?

IRMÃO: Para Deus nada é impossível. Lembre-se de Gênesis 18.14.

NATASHA: O que diz lá?

IRMÃO: Haveria alguma coisa impossível ao Senhor? Ao tempo determinado, tornarei a ti por esse tempo da vida, e Sara terá um filho. Mesmo idosa, Sara foi mãe. Você conhece essa passagem?

NATASHA: Sim... eu me lembro dos tempos de catequese. Eu era a favorita, mas depois me encantei com o glamour e abandonei a religião.

IRMÃO: Viu... o senhor mudou a sua história.

NATASHA: Mas como farei. Preciso buscar minhas roupas, jóias no cabaré.

IRMÃO: Deixe tudo para trás. Deus suprirá as suas necessidades. Quanto a roupas, irmã Celina lhe dará algo. Apenas confie em Deus.

Todos saem. Jornalista se encontra com o homem.

JORNALISTA: Olá. Mas que coisa estranha aconteceu lá. Você conhece a cocote Natasha?

HOMEM: Sim. O que tem ela?

JORNALISTA: Se converteu a seita. De um modo muito sobrenatural.

HOMEM: Ela deveria estar sob efeito de alguma substância alucinógena ou enfeitiçada... como eu desejo que esse Gunnar seja devorado por um onça selvagem.

JORNALISTA: Não diga besteiras. Isso seria maldade.

HOMEM: Maldade! Faz me rir... aquilo ali é um bando de cobra. Merecem sofrer. Que morte mais digna pra esse homem que a boca de uma onça. Há, há, há...

JORNALISTA: Bem, isso eu não acho, mas farei como pediu. A folha do Norte terá uma matéria muito sensacionalista.

HOMEM: Assim espero.

Homem e Jornalista saem. Gunnar, Natasha, Celina e irmão entram com o jornal nas mãos.

GUNNAR: Não acredito que tenham escrito essa sujeira sobre nós. Olha como descreveram a sua conversão, Natasha?

NATASHA: Não acredito... essa matéria é sensacionalista. Está totalmente distorcida. Precisamos resolver isso. Fui amante de um jornalista na Folha do Norte. Ele me deve favores. Vou até ele agora e pedir uma retratação.

GUNNAR: Deixe, Deus vai resolver isso!

NATASHA: Como queira.

Homem entra.

HOMEM: Gostaram da matéria? Há, há, há!

CELINA: Foi o senhor que mandou fazerem isso. O que ganha desse jeito?

HOMEM: A moral será limpa. Isso é bom. Deus é justo. E o meu Deus vai jogar sua ira sobre os pecadores. Gunnar será devorado por uma onça. Eu creio no Deus de vingança.

GUNNAR: Eu creio na justiça de Deus, mas Deus não é vingança. Ele é misericórdia. Ponha-se daqui para fora.

Homem sai e todos continuam como um culto. Fingem tocar e pregar.

NARRADOR: Nessa mesma noite uma onça entrou no vilarejo e arrastou o homem para a mata. O que ele desejava aconteceu, mas não com Gunnar e sim com ele. A matéria do jornal não surtiu efeito negativo. Trouxe mais curiosos à igreja e assim aumentou a popularidade. A igreja estava crescendo a olhos vistos. Tanto, que o jornalista resolveu escrever novamente outra matéria contando como eram realmente os cultos.

Param de fingir um culto e saem todos apenas fica o irmão e o jornalista entra.

JORNALISTA: Perdoe-me. Já corrigi o meu erro. Não devo brincar com Deus e jornalistas devem ser imparciais. Agi com leviandade.

IRMÃO: Está bem... vem cá e me dá um abraço. Jesus te ama, meu querido!

Eles vão saindo. Natasha entra limpando a igreja. Uma passeata começa a acontecer.

PASSEATA: FORA, FORA, FORA! JACAMIM, JACAMIM, JACAMIM!

Natasha olha pela janela e grita a todos os outros. Começam a apedrejar a Igreja.

NATASHA: Senhor Jesus! Venham rápido!

PASSEATA: VIGARISTAS, VIGARISTAS, VIGARISTAS! JACAMIM, JACAMIM, JACAMIM!

Todos olham apavorados. Oram e clamam a Deus de joelhos.

GUNNAR: Senhor Deus, assim como diz em Lucas 24.48 “edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” e em Marcos 16.18 “Bem-aventurados sois, quando por minha causa, vos injuriarem, vos perseguirem, e, mentindo disserem todo o mal contra vós. 


NARRADOR: Assim surgiu a Assembleia de Deus. Uma das maiores igrejas do mundo. Por meio de dois missionários suecos Gunnar e Daniel a vontade de Deus aconteceu e ela se tornou o que é hoje. Muitas lágrimas, muita oração e jejum fizeram e ainda fazem parte da nossa igreja. Glorificamos a Deus por sua imensa bondade. E assim permanecemos crescendo na fé, buscando graça e esperando a volta do Senhor Jesus! Sempre pregando o evangelho. Missões... somos fruto de missões. Por isso amamos tanto as missões... vamos fazer o que diz em Marcos 16.15“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura . Deus os abençoe!

Fim!

Cantar o hino da harpa cristã número 144 “Vem à Assembleia de Deus” em 3 idiomas (dando vazão a obra missionária)

Nenhum comentário:

Postar um comentário