EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Centenário da Assembleia de Deus no Brasil

Centenário da Assembleia de Deus do Pará: Igreja mãe do Brasil



Peça de teatro sobre a fundação da Igreja Assembleia de Deus no Pará

Escrita por Jere Pakulski Panizzon



PERSONAGENS

Narrador, Gunnar Vingren, Daniel Berg, Celina, Homem, Jornalista, Pr. Batista, Erik, Rapaz, Irmão e Natasha.

TEXTO

NARRADOR: Los Angeles, 1910, dois missionários suecos chamados Gunnar Vingren e Daniel Berg estavam ativamente envolvidos com a obra de Deus. Viviam revestidos do poder do Espírito Santo com o qual haviam sido batizados a alguns anos. Tinham um sentimento missionário extremamente latente em seus corações. Certa vez, Gunnar até acreditou que sua chamada era para ser missionário na China, mas o senhor mudou o seu coração. Assim como diz em Marcos 16.15 “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.” Em 19 de novembro de 1910, Gunnar e Daniel chegam ao Pará.

GUNNAR: I can’t believe... olhe meu amigo Daniel...esse país é bem bonito...eu ainda tenho dificuldades em falar essa língua...é muito complicada...mas eu creio no power of God...

DANIEL: Realy é muito difícil está língua.

GUNNAR: But, Deus nos chamou e precisamos pregar que JESUS SALVA, CURA E BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO. Now, vamos para um hotel barato. Amanhã, vamos até o Pr. metodista. Tivemos muitas provas que Deus queria que aqui estivéssemos. Conseguimos vir dos Estados Unidos com apenas 90 dólares. Glória a Deus!

DANIEL: Realmente foi uma luta. O barco era ruim e fomos com a pior classe que existe, mas mesmo assim Deus operou milagres. Muitos se converteram a Jesus no barco. Glória ao Senhor Jesus!

NARRADOR: Sentados em cadeiras eles esperam o tempo passar... Gunnar pega um jornal velho.

GUNNAR: Não posso acreditar... veja Daniel

DANIEL: O que é isso, friend?

GUNNAR: É o jornal do nosso amigo, que foi separado pela Igreja Batista para missões nesse país tropical. Amanhã iremos até esse endereço aqui...

DANIEL: Vamos sim, não custa tentar.

NARRADOR: Chegam ao local indicado e falam com Erik Nelson:

DANIEL: Good morning. Somos missionários suecos e viemos até o Brasil atendendo a um chamado do Senhor Deus.

ERIK: Bah, que coisa incrível... a peleja é dura para nós, missionários, mas um chamado de Deus é sempre uma ordem...vocês são suecos...mas que alegria...vocês não gostariam de cooperar em um trabalho conosco...

Daniel olha pra Gunnar e diz sorridente.
           
DANIEL: Mais é claro...

ERIK: Vamos até lá agora mesmo... estou impactado com a presença de vocês...sinto algo muito forte vindo de vocês. Se quiserem podem até se alojar no porão da Igreja...

NARRADOR: Eles saem rindo e vão até a Igreja. Num culto noturno eles pregam o evangelho poderosamente. Lá eles conhecem Celina Albuquerque e Maria Nazaré. Elas se aproximam dele.

CELINA: Estou realmente impactada com a palavra do Senhor. Em atos 2.39 diz que a promessa diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. Somos chamadas e desejamos o batismo com o Espírito Santo. Por isso, oraremos sem parar até que isso aconteça conosco.

GUNNAR: Glória a Deus... aleluia!

NARRADOR: No dia 2 de junho, Celina recebeu o batismo com o Espírito Santo. Assim como alguns outros crentes batistas. Isso gerou revolta.

Pr. BATISTA: Não queremos vocês aqui mais... fora... vão a outro local, vocês estão denegrindo a imagem da Igreja Batista.

CELINA: Vamos gente até a minha casa, e lá começaremos a fazer as nossas reuniões pentecostais.

DANIEL: Vamos e nossa igreja poderá se chamar Missão da fé.

CELINA: Sim... estou radiante.

NARRADOR: O tempo passa, e em 4 de janeiro de 1918 a igreja é registrada como Assembleia de Deus. E crescia em graça e obra. Mas logo começaram as perseguições... assim como acontecia com a Igreja Primitiva.

GUNNAR: Venha, Daniel... me ajude a pregar a placa. Está muito pesada!

DANIEL: Bah ficou linda. O sonho que Deus nos deu está se cumprindo. Lembra-se do nome muito estranho: Pará. Uldinl jamais lera ou ouvira tal palavra. Mas, entendeu tratar-se de um lugar. Entendemos a resposta de Deus às nossas muitas orações. No dia seguinte, fomos a uma biblioteca e achamos o Pará. A decisão se tornou irreversível.

GUNNAR: É verdade meu amigo! Vamos para o culto, então!

Eles sobem ao púlpito.

GUNNAR: Glória a Deus... vamos iniciar um culto maravilhoso...glorificamos a Deus pela sua poderosa mão. Vamos cantar: Trabalhai e orai... na seara e na vinha do senhor...meu desejo é orar e ocupado quero estar se na vinha do senhor.

Um homem e algumas pessoas entram fazendo um escândalo.

HOMEM: Pela moral e pelos bons costumes... devemos acabar com essa seita. Usar o nome de Deus em vão e é contra as sagradas doutrinas... é um desrespeito...desmoraliza a todos os verdadeiros cristão.

CELINA: O que estas a falar senhor? Não creio nisso... servimos a Deus como o senhor serve. O que há de errado conosco?

HOMEM: Fazem uso da palavra de modo irreal... são ridículos e não respeitam as normas. Vivemos em um país quase que 100% católico... essa sim é a verdadeira religião de Jesus...ele próprio passou a direção a Pedro...que consideramos o primeiro grande Papa da Igreja Católica Apostólica Romana.

CELINA: Cada pessoa tem a sua religião e creio não precisar escutar isso... saia daqui imediatamente... FORA! Se o querido Daniel não tivesse ido pregar no interior, com certeza esse senhor não se atreveria a agir desse modo. Daniel resolveria a situação.

Ele se retira. Mas encontra-se com um jornalista ao sair e entrega a ele um dinheiro.

HOMEM: Vamos desmoralizar esses idiotas! Aqui está metade do pagamento...vá num culto deles e depois escreva para o jornal desmoralizando esses devassos. Temos que honrar a fé cristã. Nada que venha desses imundos pode ser de Deus... seita maldita!

JORNALISTA: Assim o farei... veremos o que esses senhores fazem nessas reuniões tão estranhas.

HOMEM: Vamos mostrar a todos quem é essa Assembleia de Deus. HÁ, há, há, há!

Jornalista entra no culto. Gunnar está pregando.

GUNNAR: Creia no poder de Jesus... ele salva, cura e batiza com o Espírito Santo.

RAPAZ: Aleluia, glória a Deus e ao Senhor Jesus Cristo.

Mulher entra com um vestido sensual e senta ao lado do jornalista.

GUNNAR: Jesus salva, meus irmãos. Veja o exemplo da serva Maria Madalena. Ninguém pôde atirar uma pedra, pois Jesus morreu pela nossa salvação e ele já levou todas as nossas pisaduras na cruz do calvário. Louvado seja Deus.

NATASHA: Aleluia, eu aceito esse Senhor Jesus... quero ser tocada. Me perdoe, senhor...fui uma dançarina...me entreguei a muitos homens por amor e sucesso. Eu preciso de salvação! Eu creio que me Jesus me ama... me ajude.

Ela rasga um pedaço de seu vestido sensual.

JORNALISTA: Que palhaçada!

Gunnar vai até ela e ora.

GUNNAR: Poderoso Deus... sabemos do seu poder...e glorificamos o Seu nome...santo és tu...recebe essa senhora.

Ela chora compulsivamente. Irmão sobe e acaba com o culto.

IRMÃO: Deus tem agido poderosamente. Temos tido provas disso a cada minuto nas nossas reuniões em praças, casas de irmãos e agora nesse novo e humilde templo. Somos gratos a Deus pela conversão da conhecidíssima dançarina Natasha. Que muito usou do seu corpo para a desonra de Deus e hoje se coloca na Sua poderosa presença e inicia um novo passo de fé.

Todos saem. Ficam apenas irmão, Gunnar e Natasha.

IRMÃO: Ficamos tão felizes com a decisão que tomou. Deus vai ajudá-la em sua nova caminhada.

NATASHA: Sim, mas eu preciso voltar ao cabaré. Não gostaria, mas é o meu sustento. Como o senhor disse. Sou a dama mais cortejada do estado. Sou amante de coronéis e dou ao mundo o prazer da minha dança. Mas isso não é certo. Não sou digna de Jesus.

IRMÃO: Dignos nenhum de nós somos. Só somos aceitos filhos de Deus pelo sangue do cordeiro. Assim, Ele nos deu salvação. Mas esqueça seu passado de imoralidades. Concentre-se em Jesus...ele tem um plano para a sua vida e ele quer restaurar seu corpo assim como restaurou seu coração.

NATASHA: Tens razão...

IRMÃO: Pare de chorar. Gunnar, o que acha de deixarmos ela um tempo na igreja cuidando da faxina?

GUNNAR: É uma boa ideia.

IRMÃO: Você toparia? Olha, é pouca coisa, mas podemos lhe dar comida e um canto pra viver. E depois quando se sentir melhor e firme com Deus pode ter certeza que o senhor lhe dará um marido e filhos. Assim, como diz na Bíblia, que devemos casar e formar família.

NATASHA: Eu casar? Misericórdia, nem tinha mais esse sonho... será possível?

IRMÃO: Para Deus nada é impossível. Lembre-se de Gênesis 18.14.

NATASHA: O que diz lá?

IRMÃO: Haveria alguma coisa impossível ao Senhor? Ao tempo determinado, tornarei a ti por esse tempo da vida, e Sara terá um filho. Mesmo idosa, Sara foi mãe. Você conhece essa passagem?

NATASHA: Sim... eu me lembro dos tempos de catequese. Eu era a favorita, mas depois me encantei com o glamour e abandonei a religião.

IRMÃO: Viu... o senhor mudou a sua história.

NATASHA: Mas como farei. Preciso buscar minhas roupas, jóias no cabaré.

IRMÃO: Deixe tudo para trás. Deus suprirá as suas necessidades. Quanto a roupas, irmã Celina lhe dará algo. Apenas confie em Deus.

Todos saem. Jornalista se encontra com o homem.

JORNALISTA: Olá. Mas que coisa estranha aconteceu lá. Você conhece a cocote Natasha?

HOMEM: Sim. O que tem ela?

JORNALISTA: Se converteu a seita. De um modo muito sobrenatural.

HOMEM: Ela deveria estar sob efeito de alguma substância alucinógena ou enfeitiçada... como eu desejo que esse Gunnar seja devorado por um onça selvagem.

JORNALISTA: Não diga besteiras. Isso seria maldade.

HOMEM: Maldade! Faz me rir... aquilo ali é um bando de cobra. Merecem sofrer. Que morte mais digna pra esse homem que a boca de uma onça. Há, há, há...

JORNALISTA: Bem, isso eu não acho, mas farei como pediu. A folha do Norte terá uma matéria muito sensacionalista.

HOMEM: Assim espero.

Homem e Jornalista saem. Gunnar, Natasha, Celina e irmão entram com o jornal nas mãos.

GUNNAR: Não acredito que tenham escrito essa sujeira sobre nós. Olha como descreveram a sua conversão, Natasha?

NATASHA: Não acredito... essa matéria é sensacionalista. Está totalmente distorcida. Precisamos resolver isso. Fui amante de um jornalista na Folha do Norte. Ele me deve favores. Vou até ele agora e pedir uma retratação.

GUNNAR: Deixe, Deus vai resolver isso!

NATASHA: Como queira.

Homem entra.

HOMEM: Gostaram da matéria? Há, há, há!

CELINA: Foi o senhor que mandou fazerem isso. O que ganha desse jeito?

HOMEM: A moral será limpa. Isso é bom. Deus é justo. E o meu Deus vai jogar sua ira sobre os pecadores. Gunnar será devorado por uma onça. Eu creio no Deus de vingança.

GUNNAR: Eu creio na justiça de Deus, mas Deus não é vingança. Ele é misericórdia. Ponha-se daqui para fora.

Homem sai e todos continuam como um culto. Fingem tocar e pregar.

NARRADOR: Nessa mesma noite uma onça entrou no vilarejo e arrastou o homem para a mata. O que ele desejava aconteceu, mas não com Gunnar e sim com ele. A matéria do jornal não surtiu efeito negativo. Trouxe mais curiosos à igreja e assim aumentou a popularidade. A igreja estava crescendo a olhos vistos. Tanto, que o jornalista resolveu escrever novamente outra matéria contando como eram realmente os cultos.

Param de fingir um culto e saem todos apenas fica o irmão e o jornalista entra.

JORNALISTA: Perdoe-me. Já corrigi o meu erro. Não devo brincar com Deus e jornalistas devem ser imparciais. Agi com leviandade.

IRMÃO: Está bem... vem cá e me dá um abraço. Jesus te ama, meu querido!

Eles vão saindo. Natasha entra limpando a igreja. Uma passeata começa a acontecer.

PASSEATA: FORA, FORA, FORA! JACAMIM, JACAMIM, JACAMIM!

Natasha olha pela janela e grita a todos os outros. Começam a apedrejar a Igreja.

NATASHA: Senhor Jesus! Venham rápido!

PASSEATA: VIGARISTAS, VIGARISTAS, VIGARISTAS! JACAMIM, JACAMIM, JACAMIM!

Todos olham apavorados. Oram e clamam a Deus de joelhos.

GUNNAR: Senhor Deus, assim como diz em Lucas 24.48 “edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” e em Marcos 16.18 “Bem-aventurados sois, quando por minha causa, vos injuriarem, vos perseguirem, e, mentindo disserem todo o mal contra vós. 


NARRADOR: Assim surgiu a Assembleia de Deus. Uma das maiores igrejas do mundo. Por meio de dois missionários suecos Gunnar e Daniel a vontade de Deus aconteceu e ela se tornou o que é hoje. Muitas lágrimas, muita oração e jejum fizeram e ainda fazem parte da nossa igreja. Glorificamos a Deus por sua imensa bondade. E assim permanecemos crescendo na fé, buscando graça e esperando a volta do Senhor Jesus! Sempre pregando o evangelho. Missões... somos fruto de missões. Por isso amamos tanto as missões... vamos fazer o que diz em Marcos 16.15“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura . Deus os abençoe!

Fim!

Cantar o hino da harpa cristã número 144 “Vem à Assembleia de Deus” em 3 idiomas (dando vazão a obra missionária)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

How can I repay the Lord for all the goodness to me? Psalms 116:12.

By: Cleuza Regina Ribeiro


 I am Cleuza. I´m a Lord´s server. I´m a very happy person, I´ve met my Jesus as a savior, since I was about 7 years old. I believe that this is the greatest inheritance that parents can leave for their children: The love of Jesus.
 Jesus has been so good to me; during all my life he has supplied all my needs.   That’s why I always have in my heart the psalms 116 vs 12. God owns me and I could never pay back all his goodness for me.
Love is a strong word which I’ve never heard another like it. That word comes directly from Jesus, because Jesus is love. He is the focus of everything. When Jesus is in our heart there is no place for hate or bad feelings which hurt you, not the person who you’re supposed to hate.
Let only the love of Jesus comes out of your heart and I´m sure you will feel better than never before. Try to say this: “Please Jesus, come to my heart” this way you will love everybody and that’s what the Bible tells us to do.  


terça-feira, 7 de junho de 2011

Desenhos para as crianças pintarem nas escolinhas

Figura 1:

Figura 2:

Figura 3:

Figura 4:

Figura 5:


Figura 6:
Figura 7:


Deus os abençoe!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Testemunho de Sarah Sheeva

Parte 1:



Parte 2:



Parte 3:



Fonte: www.youtube.com