EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Véspera de Natal

ATIVIDADE 1:
Peça de Natal de autor desconhecido...
Sugestão :
JESUS, PAPAI NOEL e CRIANÇAS REPRESENTADAS POR NÚMEROS
Professor introduz a peça e finaliza falando do Senhor Jesus

DE QUEM É O NATAL?


(Jesus entra acompanhado de algumas crianças que proclamam o seu nome.)
(Algumas das crianças dizem (uma de cada vez):)
1 - É Jesus o nosso Salvador.

2 - Hoje é natal, dia do nascimento de Jesus.
3 - Ele é nosso Rei.

Narrador: Há alguns milênios atrás, numa noite de natal, nascia o menino Jesus, aquele a quem Deus fez descer do céu e se fazer homem para morrer pelos nosso pecados. Através do seu sacrifício na cruz do calvário nós temos a vida eterna.

4 - Jesus, filho de Davi. Jesus...
3- Nosso salvador
(Então entra o Papai Noel tocando seu sino:)
PAPAI NOEL - Ouhh Ouhh Ouhh...

(Um das crianças grita:)
1 - É o papai Noel, é o papai Noel!
(Então as crianças correm até o Papai Noel. Quando lá, uma das crianças diz:)

5- Mas Jesus é o papai do céu! (fala confusa)
PAPAI NOEL - Mas eu posso lhes dar presentes.
2 - Eu quero uma bicicleta.
PAPAI NOEL - Hoje é o meu dia crianças e de vocês são os meus presentes.
JESUS - Todos os dias são meus crianças e de vocês é o meu reino! (DISPUTA)
PAPAI NOEL ( sorridente ) - Crianças, eu posso lhes dar uma linda casa.
JESUS -E eu posso lhes abrigar debaixo das minhas asas.
PAPAI NOEL - Eu posso lhes dar uma televisão.
JESUS - E eu posso lhes mostrar coisas grandes e ocultas que não sabeis.

PAPAI NOEL - Eu posso lhes dar um lindo sofá.
JESUS - Mas só eu posso lhes dar o descanso.
PAPAI NOEL (vai se irritando ) - Eu posso lhes dar comidas gostosas!
JESUS - Mas eu sou o pão da vida.
PAPAI NOEL (cada vez mais irritado e olhando firme para Jesus) - Eu posso lhes dar uma piscina.
JESUS - Mas eu posso lhes fazer nadar pelo rio das águas que saem do trono de Deus.
PAPAI NOEL - Eu posso lhes dar diversos brinquedos.
JESUS - Mas somente eu posso dar a verdadeira alegria.
PAPAI NOEL - Eu viajei do Pólo Norte até aqui, só por causa de vocês. (Fala bravo porque percebe que as crianças estão se voltando para JESUS.)
JESUS - E eu apanhei, fui crucificado e morto pensando em vocês.

PAPAI NOEL (vai se entristecendo, no fundo reconhecendo que só Jesus é o Senhor ) -  Eu posso lhes dar a roupa de um super-herói
JESUS (cada vez que um deles fala as crianças se olham confusas sem saber com quem ficar) - E eu posso dar-lhes a armadura de Deus.

PAPAI NOEL (quase que chorando) - Mas eu posso levá-los para a Disney.
JESUS - Mas só através de mim vocês podem ir para o céu e ter a vida eterna.
6 -.Desculpe papai Noel mas eu preciso de Jesus ( então corre até Jesus )
7 - Eu também preciso dele, desculpe-me ( então corre até Jesus ).
6- Desculpe-me papai Noel, mas... (então todas vão até Jesus.)
JESUS - .Aquele que não for como uma criança, jamais herdará o Reino dos céus.
PAPAI NOEL diz para Jesus - Devo reconhecer que por mais que eu faça, jamais darei a qualquer criança, a alegria que tu podes dar. Posso ir contigo também ?
JESUS - Mas é claro!
(Então começam a se retirar e antes de sair o papai Noel diz para o público)
PAPAI NOEL: Natal não significa peru, presentes e nem árvores enfeitadas, natal quer dizer que nasceu aquele que pode nos dar a vida eterna.

(Então saem... todos felizes seguindo Jesus.)

Fim.


ATIVIDADE 2:  JOGRAL  _CADA_CRIANÇA_É_UMA_LETRA
Autor desconhecido


Feliz natal



Felizmente veio o dia de alegria, paz e luz, em que a gente comemora doce natal de Jesus.


Esperança para o mundo contam anjos no natal recordando o amor profundo que afasta todo o mal.


Lindo dia de natal em que meu Jesus nasceu para me livrar do mal e me levar para o céu.


Irmãozinho de todos nós parece Jesus menino humilde na manjedoura pobrezinho e pequenino.


Z que letra difícil quase que me atrapalhou, mas ela escreve feliz e feliz é o que eu sou.


Natal, festa de amor faz a gente dar as mãos porque o bom Jesus nasceu todos nós somos irmãos


Aleluia, Jesus veio para salvar toda a gente e por isso que cantamos assim tão alegremente


Tudo é tudo é amor dorme todos em redá em Belém Jesus nasceu rei de paz, da terra e céu nosso salvador e Jesus.


Aleluia Deus nos ama de maneira igual tanto que Jesus nasceu pequenino no natal.


Linda oportunidade para uma saudação feliz natal e alegria a todos que aqui estão.



Atividade 3: Teatro 

Autor desconhecido



TRAÇOS DE UNIÃO
Narrador: O relógio bateu soturno e tristemente 3 horas da manhã, febril e impaciente a menina gemeu e virou-se na cama, e a mãe que cochilava ao pé do leito chama.
Filha: Ó mãe,
Mãe: Que queres filha?
Filha: Eu quero ver papai, ele não vai voltar? Vai chamá-lo, não vai?
Mãe: Filha, ele não vem, desde que nos deixou nunca mais nos quis ver, nunca mais nos buscou, o pouco que ele nos dá não chega nem para o pão, nem para o aluguel de um quarto de pensão, as vaidades do mundo, o amor a outra mulher afasta-o de nós, e é isso que ele quer. Para quem se diverte ao alheio sofrimento, em vez de comover, causa aborrecimento. Amigo verdadeiro e único protetor, só temos um minha filha, é Deus nosso Senhor! Vamos durma meu bem.
Narrador: Mas a menina insiste...
Filha: Eu quero ver papai!!!
Narrador: E a mãe exausta e triste...
Mãe: Ele não nos quer ver... é mau e insensível... para que pois tentar uma coisa tão impossível?
Narrador: Disse a menina.
Filha: Então, me dê uma caneta e um papel, irei escrever uma carta ao bom Papai Noel, talvez por ser natal Papai Noel convença o meu saudoso papai de vir a nossa presença.
Narrador:  E com trêmula mão e letrinha ruim, uma carta escreveu, mais ou menos assim.
Filha: Papai Noel, você que anda pelo mundo inteiro, dando presente a uns, dando a outros dinheiro, traga outra vez papai para junto da gente... mamãe está tão triste e eu tão doente, quisera ser maior para poder dar a ela tudo o que precisa. Ela precisa de tudo... desde suas roupas e meus livros de estudo, mas desta vez não quero nada disso, nem brinquedo, nem pinheirinho... eu quero só papai para com seu carinho, consolar mamãe e comigo talvez comemorar meu ultimo natal.
Narrador: A mãe exausta e aflita esperou um momento, seu temperamento talvez não suportasse uma afronta mais forte, mas o anseio da filha as vésperas da morte, merecia de si aquela humilhação, por isso,  ela tomou a histórica decisão de ir procurar o pai para a filha querida.
Mãe: Deita, descansa filha, irei levar o teu pedido.
Narrador: Em face afirmação a garota sorria, e sorrindo dormiu, para sonhar depois com o lar renovado o pai, a mãe, os dois felizes a cantar em volta de um pinheirinho fulgurante de luz, branquejante de harmonia. E a luz da madrugada, aquela mãe aflita saiu para implorar a quem tinha o dever de dar a sua dor tristíssima e inaudita, a grata proteção para amar e viver. Chegou a um lugar espúrio, ficou indecisa, se havia de bater ou não, mas qual a brisa ouviu muito de leve a filha suplicar.
Filha: Mamãe, diga ao papai que eu quero lhe ver, que ele venha depressa aqui em nossa casa, não demore mamãe que esta febre me abrasa.
Narrador: Em nada mais pensou. Bateu nervosa a porta, a vigia se abriu... e uma voz quase morta perguntou lá de dentro.
Pai: Que queres senhora?
Mãe: Senhor!!! Sua filha doente anseia vê-lo agora, venha, venha depressa, ela está muito mal, foi só o que pediu neste Natal.
Narrador: E atrás da porta, aquela voz sem brilho respondeu.
Pai: Está bem, irei ver minha filha.
Narrador: E aquela mãe voltou depressa e aos trancos. Magra, de olhar cavo, de cabelos brancos, naquela casa ruim, naquela rua escura, era a cópia fiel da estátua da amargura. Acordando a menina em lágrimas, depara que tudo aquilo fora um sonho que se passara...... e pergunta a sua mãe.
Filha: Mamãe, diga pra mim... Papai Noel existe?
Mãe: Por que minha filha?
Filha: Porque eu lhe fiz um pedido para trazer de volta meu papai querido, e ele nem se importou, nem se lembrou de mim, porque será mamãe, que a sorte é tão injusta assim? Acho que do pobre do infeliz e do tristonho, Papai Noel mamãe, só recorda em sonhos.
Mãe: Minha filha, Deus é bom, e há de escutar tua prece.
Narrador: Nisto a porta do quarto seu pai aparece. A menina percebe e diz erguendo a mão.
Filha: Papai, papai, foi Deus que ouviu minha oração, porque o senhor papai, não veio mais nos ver? Estou tão doente, quase a morrer, veja que quarto escuro, e que Natal tão triste, a arvore de Natal murchou...já não existe. Noutro tempo papai, como era diferente, o senhor enfeitava um pinheirinho e a gente ia dormir mais cedo para Papai Noel nos trazer brinquedo, o senhor lembra papai? É um hino tão antigo, mas é tão bonito, ande cante comigo......
ó pinheirinho de Natal, que belos são teus...
Filha: Você chora papai? você também chora mamãe? papai sente-se aqui, você mamãe, apanhe aquele nosso retrato. Aqui ele, olhem, eu estou no meio pegando suas mãos. Papai, mamãe, creio poder fazer o mesmo agora, dá-me suas mãos, assim, assim. – Oh Deus que estás nos céus, somos todos cristãos, une-nos em teu excelso amor, para sempre Senhor, para sempre...Senhor...
Narrador: E num ultimo esforço, as duas mãos juntou, olhou sorrindo os dois...e plácida espirou.
Mãe: Senhor, por nossos pecados estávamos assim de Ti divorciados, mas um dia Jesus, Teu filho predileto, sofrendo a nossa dor movido pelo afeto, suportou a maldade indômita do mundo, subiu a rude cruz e quase morimbundo perdoou nossas faltas, uniu as nossas mãos a mão do eterno Pai, fazendo-nos irmãos num mesmo sentido, num mesmo ideal, para pregar o bem, para vencer o mal e desde aquele dia a tua paz celeste envolveu de harmonia o nosso coração, porque Jesus se fez sobre o calvário agreste, formando assim entre Deus e os homens o TRAÇO DE UNIÃO.

FELIZ NATAL A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário