EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Homem e Mulher

Por: Lettícia Soares


Mulher < Homem = Errado
Mulher > Homem = Errado
Mulher = Homem = Ideal

A desigualdade social e econômica entre gêneros e supervalorização moral de um ou de outro geram em nosso meio movimentos extremistas, que exaltam um sexo, enquanto o outro é inútil ou tem pouca valia. Podemos acompanhar através da história movimentos feministas que aderiram uma posição de defesa dos seus direitos políticos, combatendo assim a desvalorização da mulher perante a lei. Algumas mulheres dentro desse movimento de dividem, umas dizendo que só buscam igualdade perante a sociedade e algumas deturpando o sexo oposto. No outro polo vemos o chauvinistas, mais conhecidos como “machistas”, esses por sua vez defendem a inferioridade das mulheres, limitando-as a serviços domésticos.

Agora, se formos fazer uma análise perante a ótica bíblica, levando em conta meio histórico, social, econômico, político e moral, podemos notar várias divergências quanto ao papel de ambos os gêneros, exemplo: no Antigo Testamento (levando em consideração a sociedade secular) a mulher servia para serviços domésticos e reprodução, logo, se não tivesse filhos (de preferencia homens) era tratada como inútil, pois o objetivo era ter uma grande família para ter mais trabalhadores, se proteger de predadores e ataques de outras pessoas. Já no Novo Testamento, Paulo inspirado pelo Espírito Santo nos dá novas bases que podemos usar para estabelecer um nivelamento entre os sexos. Em 1 Co 7.3-5, o Apóstolo nos apresenta uma espécie de mutualidade entre marido e mulher, onde não há superioridade entre um ou outro, em Efésios 5.22-23, novamente Paulo, compara o casamento com o relacionamento de Cristo com a igreja, estabelecendo papeis para ambos, outro ponto interessante está em 1 Co 11.11-12, onde nos fala sobre a importância dos gêneros.

Absorvendo todas essas informações, vemos que diante da bíblia o ideal de Deus para qualquer relacionamento é a igualdade, porém com papeis diferentes, isso soa controverso, mas faz sentido se observarmos que fomos feitos iguais perante Deus, porém Ele instituiu ao homem a autoridade sobre a mulher, à mulher respeito ao homem e sobre eles está a autoridade de Cristo. Há outros papeis ocupados somente pelas mulheres e outros somente pelos homens, o que Jesus quer de nós é um equilíbrio amigável e esclarecido entre nossos relacionamentos com o sexo oposto, não instituindo um melhor do que outro e sim entendendo seus atributos.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário