EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

domingo, 26 de janeiro de 2014

Amor de Deus

João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para todo aquele que nele crer não pereça mas tenha vida eterna.”

AMOR AGÁPE = amor maior de Deus
Amar é ter afeição por alguém ou alguma coisa.
Esse amor é o mesmo de 1 Coríntios 13.1-13.
Características do amor... “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”
AMOR SEM INTERESSE: 2 Co12.15
AMOR EM FATOS CONCRETOS: ATITUDES DE JESUS EM VIDA
AMOR NÃO É ABSTRATO: É preciso compartilhar sentimentos.
Versículo de amor: 1 Pe 4.8 “Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.”
SUBLIME ATO DE ENTREGA, PORTANTO É O MAIOR PRESENTE DADO A ALGUÉM.
JESUS: Mil anos antes do seu nascimento já se ouvia falar dele. Isaías profetizou que o messias nasceria de uma linhagem real. Jesus ensinou sobre o amor e pelo seu sangue pudemos ser salvos.
Atitudes de Jesus:        Poder de transformar: João 2.6-11.
                                   Poder para saciar a fome: João 6.8-4
                                   Atende quem clama: Lucas 18.35.
                                   Não faz acepção de pessoas. Mulher samaritana.
                                   Tem poder sobre o pecado e as enfermidades. Marcos 2.10,11.
Quando Jesus foi crucificado pagou nossa dívida. Colossenses 2.14.
IMAGINA SÓ A DOR DELE...SOFRIMENTO...sem ter pecado algum...
Deus é amoroso e altruísta. Deus amou tanto a humanidade que escolheu para ser si mesmo seu filho unigênito e não algum anjo.
OFERTA VOLUNTÁRIA: João 10.18
Deus deu o seu melhor. Estamos dispostos a isso também?
Deus quer nos deixar esse exemplo...gerando, assim, uma mudança de vida. Sendo, então:

CHEIOS DA GRAÇA, PRUDENTES, CONHECENDO NOSSOS LIMITES E TENDO VISÃO ESPIRITUAL.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ageu

 “Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada.
Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:
Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?
Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.
Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.

Ageu 1:2-6

Deus queria um templo, visto que todos tinham a sua casa, mas Ele não a tinha. Eles começaram a construir, mas os inimigos do povo convenceram o rei Artaxerxes, rei da Pérsia, a decretar a parada da construção e assim o templo ficou por 3 anos sem ser construído. Por meio do profeta Ageu, Deus mostrou o pecado e resolveram construir novamente o templo. O profeta fala ao governador de Judá, Zorobabel, dizendo que era o tempo de reconstruir o templo, mas o povo afirmava que não. Eles plantavam muito e colhiam pouco. Povo temeu o Senhor e começaram a construir e o templo ficou lindo. Deus prometeu bênçãos a quem cumprir as suas normas. Naquele tempo a videira, romeira e oliveira ainda não haviam dado fruto

BOLSA FURADA:               Falta dinheiro para pagar as contas;
                                               Israelitas viviam com o céu fechado;
                                               O templo de Salomão tava destruído e eles ficaram no cativeiro por 70 anos devido a desobediência;
                              
DEVEMOS SEMPRE HONRAR A DEUS... ANTES DE TUDO...E ISSO NÃO ACONTECIA...
Devemos nos basear nesse exemplo e nunca cometer esse erro...

domingo, 12 de janeiro de 2014

Decorando as tribos de Israel

Nomes dos filhos de Leia: RUBÉN, SIMEÃO, LEVI, JUDÁ, ISSACAR e ZEBULON.

Nomes dos filhos de Raquel: JOSÉ e BENJAMIM

Nomes dos filhos de Zilpa (serva de Leia): ASER e GADE


Nomes dos filhos de Bila (serva de Raquel): NAFTALI e DÃ



Texto para leitura: Gênesis 37.1-8

E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã.Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.


Pintura: 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Homem e Mulher

Por: Lettícia Soares


Mulher < Homem = Errado
Mulher > Homem = Errado
Mulher = Homem = Ideal

A desigualdade social e econômica entre gêneros e supervalorização moral de um ou de outro geram em nosso meio movimentos extremistas, que exaltam um sexo, enquanto o outro é inútil ou tem pouca valia. Podemos acompanhar através da história movimentos feministas que aderiram uma posição de defesa dos seus direitos políticos, combatendo assim a desvalorização da mulher perante a lei. Algumas mulheres dentro desse movimento de dividem, umas dizendo que só buscam igualdade perante a sociedade e algumas deturpando o sexo oposto. No outro polo vemos o chauvinistas, mais conhecidos como “machistas”, esses por sua vez defendem a inferioridade das mulheres, limitando-as a serviços domésticos.

Agora, se formos fazer uma análise perante a ótica bíblica, levando em conta meio histórico, social, econômico, político e moral, podemos notar várias divergências quanto ao papel de ambos os gêneros, exemplo: no Antigo Testamento (levando em consideração a sociedade secular) a mulher servia para serviços domésticos e reprodução, logo, se não tivesse filhos (de preferencia homens) era tratada como inútil, pois o objetivo era ter uma grande família para ter mais trabalhadores, se proteger de predadores e ataques de outras pessoas. Já no Novo Testamento, Paulo inspirado pelo Espírito Santo nos dá novas bases que podemos usar para estabelecer um nivelamento entre os sexos. Em 1 Co 7.3-5, o Apóstolo nos apresenta uma espécie de mutualidade entre marido e mulher, onde não há superioridade entre um ou outro, em Efésios 5.22-23, novamente Paulo, compara o casamento com o relacionamento de Cristo com a igreja, estabelecendo papeis para ambos, outro ponto interessante está em 1 Co 11.11-12, onde nos fala sobre a importância dos gêneros.

Absorvendo todas essas informações, vemos que diante da bíblia o ideal de Deus para qualquer relacionamento é a igualdade, porém com papeis diferentes, isso soa controverso, mas faz sentido se observarmos que fomos feitos iguais perante Deus, porém Ele instituiu ao homem a autoridade sobre a mulher, à mulher respeito ao homem e sobre eles está a autoridade de Cristo. Há outros papeis ocupados somente pelas mulheres e outros somente pelos homens, o que Jesus quer de nós é um equilíbrio amigável e esclarecido entre nossos relacionamentos com o sexo oposto, não instituindo um melhor do que outro e sim entendendo seus atributos.

 


 

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

AGO e Vigília de ano novo

 Vigília de ano novo
 Assembleia Geral Ordinária