EsCola BíBLica DoMinicAl

EsCola BíBLica DoMinicAl

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O que é ser professor?

Por: Jere Pakulski Panizzon

     Venho nesse dia falar sobre umas das profissões mais importantes, pois tudo o que existe no mundo: médicos, mecânicos, advogados...tudo teve seu início por esta profissão. O professor é quem dirige, ordena, guia, conduz, administra entre outras coisas. Ser professor é um dom de Deus. Lecionar em escola secular é uma tarefa que exige dedicação...mas em Escola Bíblica exige-se muito mais...exige uma vida de consagração a Deus, pois o docente precisa viver o que ensina e não apenas chegar na aula e passar o conteúdo. É preciso a presença do Espírito Santo na direção e que não seja o homem, mas Deus o guia da AULA!
     Segundo o dicionário de educação cristã de Marcos Tuler, o professor é aquele que se dispõe a orientar a aprendizagem de outra pessoa a fim de que seja útil a sociedade. Ensinar é semear para depois colher. Cada um atente para o chamado que Deus tem para si. Que não busque ser professor de uma classe a qual não tenha o dom. Se você foi chamado para cuidar dos pequeninhos permaneça nesta classe. Não tente ir aos adolescentes, pois você precisa amar os seus alunos, orar por cada um e ajudar no seu crescimento espiritual. A quem foi chamado a todos os tipos de alunos, mas isto não é a regra.
     Qual o maior presente de Deus que ver o seu aluninho vivendo no amor e pelo amor de Deus? Ver que a cada dia, mês e ano ele se entrega mais ao Senhor Jesus. A educação consiste na mutua relação entre o professor e o aluno. Deus, ao criar o homem e colocá-lo no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo, “...ordenou ao homem: ‘coma livremente de qualquer árvore do jardim’...” (Gn 2.16). Deus ensinou o homem...educar é ensinar...isso não quer dizer que o aluno fará o que o educador indica, mas ensinar é uma obrigação do crente. Jesus quando veio a Terra viveu no seguinte versículo de Mateus 4.23. “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” Todas as funções são importantes dentro da Igreja do Senhor Jesus...mas é preciso valorizar mais o ensino. Se não houver ensino, não há bons pregadores... e se a palavra do Senhor não for espalhada não há como existir salvação. Não HÁ salvação sem a palavra! "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10.17)
     Busque a Deus, querido professor e você aluno...seja bom e tente aprender tudo o que deseja...durante uma pregação não há espaço para questionamentos...mas na Escola Dominical sim...estude e siga o Senhor Jesus...ame a palavra e deixe o Espírito Santo agir em você!
     Reflita amor de Deus...e seja um exemplo de Cristo na Terra...fiquem com Deus. Rm 11.36
     “Porque Dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém.”
Referências
Bíblia Sagrada
TULER, Marcos. Dicionário de educação cristã. 2004. 1° ed. Rio de Janeiro: CPAD. 176p.

3 comentários:

  1. Parabens ao blog! td mtu baseado na palavra de Deus
    e nos gente de conhecimento!
    parabens mesmo a todos idealizadores deste blog!!!
    grande abraço e q Deus abençoe a todos....

    ResponderExcluir
  2. PORQUE OS CRENTES GRITAM?


    Você já deve ter ouvido essas frases: Porque os crentes gritam tanto! Será que Deus é surdo! Pois é, hoje quero neste artigo trazer uma reflexão sobre esse tema. Duas coisas são importantes salientar: Primeiro tem a ver com o sistema acústico de cada Igreja (templo) enquanto que para o visinho esta alta, para os que estão no templo não esta. Segundo é pela própria expressão de Alegria de cada ser humano, todo ser humano ao receber uma noticia ou ganhar um presente ou ainda encontrar algo valioso que estava perdido se expressa com gritos de alegrias, com pulos de alegria, com abraços, beijos, solta foguetes etc. Você pode fazer o teste,é simples: Quando seu time do coração esta jogando uma final de campeonato contra seu maior rival e em certo momento ele faz um gol no seu adversário, como você se expressa? Quietinho? Em silencio? Responda com sinceridade! Será que você não vai soltar um foguetinho em cima da casa do seu visinho que é do outro time? Seja sincero! Agora me deixa te dizer uma coisa, se você fez tanto barulho por causa de um gol imagina alguém que era viciado em droga, álcool, perdido no crime, desempregado, sem família, rejeitado pela família e sociedade, sem nenhuma perspectiva de vida, e que de repente encontra na Bíblia uma promessa de que através da morte de Jesus o filho de Deus os seus pecados serão perdoados a sua vida pregressa vai ser apagada e tudo vai se fazer novo, agora uma nova perspectiva de vida esta a sua frente, aquela família que o rejeitava agora esta com os braços abertos para lhe abraçar, aquela sociedade que o excluía agora o recebe como um cidadão de bem, há querido leitor se você chegasse diante Daquele que lhe proporcionou tudo isso, você conseguiria agradecer-lhe se expressando bem baixinho? Cabisbaixo? Em silêncio? Sou sincero eu não conseguiria sem duvida eu o abraçaria forte, gritaria seu nome, pularia no seu pescoço porque eu estou muito feliz e não tenho vergonha de expressar o que sinto. Essa é uma pequena, mas, verdadeira forma de explicar por que os crentes gritam, cantam, entoam hinos de Louvor a Deus, se você falar com algum crente por aí, pergunte a ele por que se expressa assim e sem duvida você vai ouvir testemunhos que o impressionarão e vai perceber que é melhor ouvir gritos de alegria do que de desespero, barulho de cânticos do que barulho de tiros e de dor, de ver jovens indo para Igreja orar, do que para as bocas de fumo se drogar e depois matar. Quero aqui encerrar esse artigo com um pensamento: “A violência, o preconceito, a soberba humana, o pecado, a falta de amor, de Paz, de perdão, a degradação da família e muitas outras mazelas que estão corroendo nossa sociedade têm soado tão alto aos ouvidos de Deus que os gritos que alguns fiéis fazem com suas orações, cânticos e pregações tem sido como um cochicho agradável para o Senhor”. Pense nisso!

    Um grande abraço fraterno a todos!





    Rudimar couto
    Pastor, Teólogo e Pedagogo

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo seu texto. Pr. Couto...vou colocá-lo em destaque no blog! Abraços...que Deus o abençoe

    ResponderExcluir